Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimentos Quilombolas
11 Questões
Questão 84 6104158
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021O torém dependia de organização familiar, sendo brincado por pessoas com vínculos de parentesco e afinidade que viviam no local. Era visto como uma brincadeira, um entretenimento feito para os próprios participantes e seus conhecidos. O tempo do caju era o pretexto para sua realização, sendo chamadas várias pessoas da região a fim de tomar mocororó, bebida fermentada do caju.
VALLE, C G O. TorêmTora tradições é invenção no quadro de muttiplicidado trinca do Ceará contemporâneo. in: GRUNEWALD RA (Org ) Torê regime encantado dos indios do Nordeste. Recs Funda-Massangana, 2005
O ritual mencionado no texto atribui à manifestação cultural de grupos indígenas do Nordeste brasileiro a função de
Questão 92 6313113
ENCCEJA 2020Os quilombolas permanecem na terra de seus antepassados e, por isso, o tempo não apagou sua memória histórica. Lá encontramos as formas tradicionais do uso da terra, seus costumes, manifestações culturais e religiosas. Acontece que em algumas regiões continua a haver ameaças de invasão, por fazendeiros, que se dizem “donos das terras”, mesmo após a garantia de posse aos quilombolas dada pela Constituição Brasileira de 1988.
BRASIL/SEDH. Direitos humanos para os quilombolas — consciência e atitude. Brasília: Ibrap, [s.d.] (adaptado).
Os fazendeiros que atuam da maneira descrita no texto prejudicam a manutenção da identidade e memória histórica dos quilombolas, porque
Questão 90 1254206
ENEM 1° Dia (Amarela) 2019A comunidade de Mumbuca, em Minas Gerais, tem uma organização coletiva de tal forma expressiva que coopera para o abastecimento de mantimentos da cidade do Jequitinhonha, o que pode ser atestado pela feira aos sábados. Em Campinho da Independência, no Rio de Janeiro, o artesanato local encanta os frequentadores do litoral sul do estado, além do restaurante quilombola que atende aos turistas.
ALMEIDA, A. W.B. (Org). Cadernos de debates nova cartografia soctal: Territórios quilombolas e conflitos. Manaus: Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia; UEA Edições, 2010 (adaptado).
No texto, as estratégias territoriais dos grupos de remanescentes de quilombo visam garantir:
Questão 13 12146800
EBMSP Medicina 2023/2Os povos e comunidades tradicionais são definidos como grupos culturalmente diferenciados que têm suas próprias formas de organização social. Os territórios e recursos naturais pertencentes a esses povos são necessários “para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovação e práticas gerados e transmitidos pela tradição”. Dentre esses povos etnicamente diferenciados estão os indígenas e os quilombolas, cujos dados foram levantados pelo Censo 2022. É apenas por meio desse estudo, que faz uma varredura completa do território nacional, que é possível ter uma captura mais completa e detalhada desses grupos.
Disponível em: https://censo2022.ibge.gov.br/sobre/povos-e-comunidades-tradicionais.html. Acesso em: maio 2023. Adaptado.
A luta contra a violência perpetrada pelas comunidades quilombolas no Brasil na busca por reconhecimento e por acesso aos bens e serviços oferecidos pelo Estado, são alguns dos desafios enfrentados, atualmente, por essas comunidades que reivindicam, também, direitos essenciais e qualidade de vida nos territórios.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, analise as proposições:
I) Quilombolas são grupos sociais não definidos em setores censitários específicos, dificultando com isso ações desencadeadas pelo Estado para solucionar os diversos problemas socioeconômicos que atingem essa comunidade, como demarcação de terras e garantia legal à direitos jurídicos.
II) De acordo com o IBGE, define-se quilombola como agrupamentos étnicos, segundo critérios de auto atribuição, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra, relacionada com a resistência à opressão historicamente sofrida pelo seu povo.
III) A Lei de Terras de 1850, foi a primeira política pública de inserção dos quilombolas na sociedade, através de demarcações de terras, garantida juridicamente pelo Estado, que passou a reconhecer os quilombos como uma forma de organização social dotada de características próprias em razão dos seus costumes e tradições.
IV) Para as comunidades quilombolas, a efetivação de políticas públicas opera como dispositivo contra o racismo, fenômeno histórico pautado no conceito de raça/cor, que promove distinções, preferências, exclusões e restrições entre os sujeitos, diferenciando, hierarquizando e subjugando grupos sociais considerados ideologicamente inferiores.
V) Mesmo com as disposições legais conquistadas nos últimos anos, a realidade atual dos quilombolas ainda é de vulnerabilidade e invisibilidade social, intensificada, por vezes, pelas longas distâncias a grandes centros urbanos, criando dificuldade no acesso à saúde, ao saneamento básico e à proteção do poder público contra a violência do seu povo.
Identifique a alternativa correta:
Questão 22 10445208
UFMS Digital 2023As sociedades quilombolas contemporâneas preservam o conjunto de saberes e fazeres comunitários ancestrais e, dessa forma, impõem ao Estado e às instituições uma ampliação das noções de humanidade e de cidadania.
(Maíra Vida. “Um quilombo político possível”. https://ffolha.uol.com.br, 20.09.2022. Adaptado.)
O excerto reforça uma característica histórica dos quilombos brasileiros mantida atualmente, que é a potencialidade de
Questão 34 6645194
UFGD 2021Os movimentos sociais no campo e na cidade são atores fundamentais da sociedade civil organizada, desempenhando papel importante para a estabilidade da democracia.
Sobre a relação dos movimentos sociais com o Estado e com os poderes instituídos, assinale a alternativa correta.
Pastas
06