Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimento Feminista, LGBT e Negro
139 Questões
Questão 17 14436092
UFT Tarde 2025/1O Código Penal Brasileiro define, no artigo 216-A, o crime de assédio sexual como o ato de: “constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”. Somente na metade do ano de 2023, o Ministério do Trabalho registrou o dobro de denúncias de assédio comparado ao ano inteiro de 2022.
Fonte:https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/08/16/denuncias-por assedio-moral-e-sexual-disparam-no-brasil-em-2023.ghtml (Adaptado).
De acordo com os dados apresentados, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 32 14366017
UNICAMP Conhecimento Gerais 2025Texto 1
No final do século XIX, a escritora Charlotte Perkins Gilman observava a necessidade de reformas urbanas e habitacionais que combinassem a privacidade da família com a vida em coletivo. Ela defendia que grandes cidades fossem equipadas com conjuntos amplos de apartamentos que contariam com cozinhas comuns e com pessoas contratadas coletivamente pelas famílias para serviços domésticos. A atenção às crianças seria garantida por cuidadores profissionais e professores dentro das creches.
(Adaptado de GILMAN, C.P. Mulheres e economia. In: DAFLON, V.; SORJ, B. Clássicos do pensamento social. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, p.129-130, 2021.)
Texto 2
Quase um século depois, em 1996, o então presidente dos EUA Bill Clinton implementou reformas nas políticas de proteção social daquele país. Entre as mudanças, o Estado deixou de prover auxílio financeiro a mães pobres que criam os filhos sozinhas e essa responsabilidade passou para o pai biológico da criança. Essa reforma acentuou um vínculo social entre mulheres e homens, vinculo esse que elas não necessariamente gostariam de manter. A reforma tornou sobretudo dependentes economicamente deles.
(Adaptado de COOPER, M. Family values: between neoliberalism and the new social conservatism. New York: Zone Books, p. 67-68, 2017)
Considerando os textos 1 e 2, é correto afirmar que os efeitos, para as relações sociais, das reformas neles descritas
Questão 30 14440815
ENEM PPL 1° Dia (Amarelo) 2024Pesquisas mostram que o preconceito se faz presente em nossa sociedade e existe mesmo nas comunidades mais desenvolvidas. No esporte, que também reflete os valores de uma sociedade, a situação se mostra parecida. Entre outros tipos de preconceito, podemos citar aquele contra as mulheres, no sentido de elas não serem capazes de realizar atividades físicas semelhantes e/ou até mesmo iguais às dos homens. No contexto do rugby, que é a segunda modalidade esportiva mais praticada no mundo e que cresce significativamente no Brasil, os comentários mais comuns ainda são de que essa é uma prática violenta de/para homens, e que as mulheres não deveriam praticar. Por esse motivo, aquelas atletas inseridas na modalidade são consideradas homossexuais e/ou masculinizadas. Contudo, o rugby busca a adesão de mulheres ao seu universo.
MOURA, G. X. et al. Mulher e esporte: o preconceito com as atletas de rugby da cidade de Maringá (PR). Motrivivência, n. 50, maio 2017 (adaptado).
Ao abordar os preconceitos presentes no rugby, o texto denuncia o(a)
Questão 86 13493916
UFU 1ª Fase 2024/2[...] no Rio de Janeiro, os negros correspondem a 68% das pessoas abordadas andando a pé na rua ou na praia, enquanto apenas 25% dos brancos são parados pela polícia nas mesmas circunstâncias. [...]. Na maioria dos casos, os abordados são homens, negros, de até 40 anos, moradores de favelas e da periferia, com renda até três salários-mínimos, segundo a pesquisa.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 15 Fev. 2022.
A partir do texto acima, é correto afirmar que as abordagens aos negros
Questão 72 13479187
ENEM 1º Dia (Azul) 2024A pessoa com deficiência de qualquer modalidade — seja visual, auditiva, física ou mental — encontra-se em uma posição de grande vulnerabilidade em relação às pessoas sem deficiência, sendo frequentemente marcada a assimetria das relações de poder na interação entre ambas. Tal assimetria de relação hierárquica é multiplicada conforme a severidade de cada caso, sendo ampliada se a pessoa com necessidades especiais pertence a um outro grupo de risco, por exemplo, ao ser do gênero feminino.
PASIÁN, M. A negligência parental e a relação com a deficiência: o que mostra a pesquisa nacional. Revista Educação Especial, n. 53, set./dez. 2015 (adaptado).
A realidade abordada no texto indica a necessidade de se promover uma prática interpessoal centrada no
Questão 69 13479184
ENEM 1º Dia (Azul) 2024Atribuo a causa desse florescimento estéril a um sistema de educação falso, extraído de livros sobre o assunto escrito por homens que, ao considerar as mulheres mais como fêmeas do que como criaturas humanas, estão mais ansiosos em torná-las damas sedutoras do que esposas afetuosas e mães racionais. O entendimento do sexo feminino tem sido tão distorcido por essa homenagem ilusória de que as mulheres civilizadas de nosso século, com raras exceções, anseiam apenas inspirar amor, quando deveriam nutrir uma ambição mais nobre e exigir respeito por suas capacidades e virtudes.
WOLLSTONECRAFT, M. Reivindicação dos direitos da mulher. São Paulo: Boitempo, 2016.
Nesse texto, escrito no século XVIII, a autora reivindica para as mulheres a
Pastas
06