Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimento Operário e Sindical
36 Questões
Questão 63 13448882
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023O trabalhador pode até saber que sua fábrica produz aviões ou medicamentos, mas a sua parcela de atividade está totalmente subordinada a uma estrutura abstrata, diluída numa massa de atividades conexas, em muitos casos dividida em diversos continentes e em proprietários não visíveis. Ele não se reconhece na materialidade final do seu trabalho, que se lhe afigura como obra da “empresa”, e sua subordinação parece ser ao “sistema”.
FONTES, V. Capitalismo em tempo de uberização: do emprego ao trabalho. Disponível em: www.niepmarx.blog.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Segundo o texto, a razão para a dificuldade do trabalhador em reconhecer o seu labor é a
Questão 55 7353178
UPE 3ª Fase 2º Dia SSA 2022Leia o texto a seguir:
BOGOTÁ (Reuters) – [...].
Os atos, que começaram no final de abril, pressionaram o governo e parlamentares a arquivarem as reformas tributária e de saúde e levaram à saída do ministro das Finanças.
As demandas dos manifestantes se expandiram para incluir uma renda básica, oportunidades para jovens [...].
O comitê nacional de greve – formado por sindicatos, grupos de estudantes e outros – exige avanços no que chama de petições de emergência.
As petições abrangentes incluem o fortalecimento dos direitos das mulheres, uma moratória nos pagamentos de hipotecas e serviços públicos por quatro meses e a revogação das medidas de emergência que os líderes dos protestos dizem ter piorado as condições de trabalho durante a pandemia.
No texto, as transformações propostas pela manifestação da população colombiana podem favorecer uma mudança social baseada numa atitude
Questão 100 6313127
ENCCEJA 2020A Promotoria de Habitação e Urbanismo tem acompanhado os diversos movimentos de luta por moradia que atuam em São Paulo. Esses movimentos assumem um papel relevante na busca de implementação de políticas habitacionais. Eles dão voz a famílias vulneráveis que, caso contrário, não teriam condições de serem ouvidas, organizarem-se e buscarem alternativas ao enfrentamento de questões que não devem ficar restritas à esfera individual.
SILVEIRA, C. M. M. et al. Déficit habitacional e ocupações: desafios à sociedade e ao Ministério Público. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2019 (adaptado).
O texto revela a importância desses movimentos para um
Questão 78 903622
ENEM PPL 1° Dia 2018Torna-se importante, portanto, salientar que as pautas econômicas dominantes não se incompatibilizavam com demandas políticas ou por garantia de direitos contra as decisões da própria Justiça do Trabalho. Pelo contrário, muitas greves incluíam várias demandas de natureza distinta, e mesmo em demandas primariamente econômicas, colocava-se muitas vezes a dimensão do enfrentamento político. Em todos esses casos, confirma-se a hipótese de que direitos instituídos ou garantias das convenções coletivas, respaldadas pela Justiça do Trabalho, não significavam conquistas materiais às quais os trabalhadores tivessem acesso líquido e certo. Era preciso muitas vezes recorrer às greves para garantir direitos conquistados.
MATTOS, M. B. Greves, sindicatos e repressão policial no Rio de Janeiro (1954-1964). Revista Brasileira de História, n. 47, 2004 (adaptado).
De acordo com o texto, um dos problemas com os quais as organizações sindicais de trabalhadores se defrontavam, de 1954 a 1964, era o descompasso entre
Questão 42 6314180
ENCCEJA 2017Em junho de 1917, uma greve geral paralisou totalmente a cidade de São Paulo por oito dias. As principais reivindicações eram o aumento de salários, a redução de jornada — trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias —, o fim da exploração de menores e mulheres, e a transformação das condições gerais de trabalho. Vitorioso, o movimento assustou as elites.
IPEA. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 24 ago. 2013.
À iniciativa que viabilizou a conquista dos direitos mencionados no texto partiu dos
Questão 30 493456
IFPR 2016Desde a década de 1990, os movimentos sociais e as Organizações não Governamentais (ONGs), grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, têm se destacado pelo mundo todo por práticas democráticas e de solidariedade, no campo das políticas públicas, em diferentes segmentos como a educação e a profissionalização, saúde, crianças e adolescentes, meio ambiente, direitos humanos, povos indígenas, relações de gênero, combate ao racismo, arte e cultura, ecumenismo, entre outros. Em comum têm o objetivo de:
Pastas
06