Questões de Sociologia - Movimentos Sociais - Movimento Operário e Sindical
35 Questões
A Promotoria de Habitação e Urbanismo tem acompanhado os diversos movimentos de luta por moradia que atuam em São Paulo. Esses movimentos assumem um papel relevante na busca de implementação de políticas habitacionais. Eles dão voz a famílias vulneráveis que, caso contrário, não teriam condições de serem ouvidas, organizarem-se e buscarem alternativas ao enfrentamento de questões que não devem ficar restritas à esfera individual.
SILVEIRA, C. M. M. et al. Déficit habitacional e ocupações: desafios à sociedade e ao Ministério Público. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 set. 2019 (adaptado).
O texto revela a importância desses movimentos para um
Torna-se importante, portanto, salientar que as pautas econômicas dominantes não se incompatibilizavam com demandas políticas ou por garantia de direitos contra as decisões da própria Justiça do Trabalho. Pelo contrário, muitas greves incluíam várias demandas de natureza distinta, e mesmo em demandas primariamente econômicas, colocava-se muitas vezes a dimensão do enfrentamento político. Em todos esses casos, confirma-se a hipótese de que direitos instituídos ou garantias das convenções coletivas, respaldadas pela Justiça do Trabalho, não significavam conquistas materiais às quais os trabalhadores tivessem acesso líquido e certo. Era preciso muitas vezes recorrer às greves para garantir direitos conquistados.
MATTOS, M. B. Greves, sindicatos e repressão policial no Rio de Janeiro (1954-1964). Revista Brasileira de História, n. 47, 2004 (adaptado).
De acordo com o texto, um dos problemas com os quais as organizações sindicais de trabalhadores se defrontavam, de 1954 a 1964, era o descompasso entre
Em junho de 1917, uma greve geral paralisou totalmente a cidade de São Paulo por oito dias. As principais reivindicações eram o aumento de salários, a redução de jornada — trabalhava-se de 12 a 16 horas diárias —, o fim da exploração de menores e mulheres, e a transformação das condições gerais de trabalho. Vitorioso, o movimento assustou as elites.
IPEA. Disponível em: www.ipea.gov.br. Acesso em: 24 ago. 2013.
À iniciativa que viabilizou a conquista dos direitos mencionados no texto partiu dos
Desde a década de 1990, os movimentos sociais e as Organizações não Governamentais (ONGs), grupos sociais organizados, sem fins lucrativos, têm se destacado pelo mundo todo por práticas democráticas e de solidariedade, no campo das políticas públicas, em diferentes segmentos como a educação e a profissionalização, saúde, crianças e adolescentes, meio ambiente, direitos humanos, povos indígenas, relações de gênero, combate ao racismo, arte e cultura, ecumenismo, entre outros. Em comum têm o objetivo de:
Os momentos revolucionários são mágicos, contagiantes e belos. O povo egípcio mereceu. Foram longos 18 dias de persistência que hipnotizaram o mundo. Nada o deteve: nem o longo tempo, nem a violência da repressão, nem as manobras do ditador. A Praça Tahir mudou o Egito, mas mudou também Washington. Agora, começa o perigoso momento seguinte.
Míriam Leitão. A praça venceu. In: O Globo, 12/2/2011, p. 34 (com adaptações).
Relativamente ao tema a que o texto se reporta e a contextos revolucionários ao longo da História, julgue o item.
As recentes manifestações em países do norte da África e do Oriente Médio encontram justificativa nas características comuns aos países onde ocorreram, tais como: insuficiente desempenho econômico, dependência da exportação de matérias-primas, desemprego da população mais jovem, contínua repressão política e falta de liberdade nas organizações sindicais e partidárias.
Leia o texto abaixo com atenção.
Frágil e soberana, abnegada e vigilante, um novo modelo normativo de mulher, elaborado desde meados do século XIX, prega novas formas de comportamento e etiqueta, inicialmente às moças das famílias mais abastadas e paulatinamente às das classes trabalhadoras, exaltando as virtudes burguesas da laboriosidade, da castidade e do esforço individual. [...]
O movimento operário, por sua vez, liderado por homens, embora a classe operária do começo do século XX fosse constituída em grande parte por mulheres e crianças, atuou no sentido de fortalecer a intenção disciplinadora de deslocamento da mulher da esfera pública do trabalho e da vida social para o espaço privado do lar.
Fonte: RAGO, Margareth. Do cabaré ao lar. 4ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014, p. 88-89.
A partir da leitura do texto é CORRETO afirmar que:
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: