Questões de Sociologia - Poder, Estado e Política - Formação e Desenvolvimento do Estado Moderno
75 Questões
Questão 32 5275094
UEL 2021Considerando as fronteiras entre religião e política, com base nos conhecimentos sobre Estado Moderno, assinale a alternativa correta.
Questão 26 5235433
CESMAC 1° Dia 2021/1Após suas independências, os novos países americanos se organizaram politicamente por meio de Constituições.
Neste período, as ideias e os princípios que permearam os textos constitucionais foram de orientação:
Questão 112 12538726
UECE 2ª Fase - 2º Dia 2020/1O papel do Estado nas sociedades modernas é compreendido por visões diferentes entre os fundadores da Sociologia. Os chamados clássicos da Sociologia, Karl Marx (1818-1883) e Émile Durkheim (1858-1917), possuem entendimentos diversos sobre as finalidades e funções do Estado moderno. Para Marx, teórico crítico das lógicas fundantes das sociedades capitalistas, o Estado moderno é “tãosomente um comitê que administra os negócios comuns de toda a classe burguesa”. Já para Durkheim, um dos primeiros elaboradores da ciência sociológica, o Estado é “um órgão especial encarregado de elaborar certas representações que valem para a coletividade”.
MARX, Karl. O manifesto do partido comunista. Porto Alegre: L&PM, 2010; DURKHEIM, Émile. Lições de Sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Considerando os entendimentos de Marx e Durkheim sobre o papel do Estado nas sociedades modernas, analise as seguintes proposições:
I. Na perspectiva marxiana, o Estado trata, de modo imparcial, os conflitos entre as classes sociais do capitalismo.
II. Para Emile Durkheim, o Estado é a entidade social mais importante a serviço das classes dominantes.
III. Karl Marx explica o Estado como um órgão a serviço dos interesses dominantes no capitalismo.
IV. Émile Durkheim explica a funcionalidade do Estado moderno para a manutenção da sociedade.
Está correto somente o que se afirma em
Questão 60 7522538
UFMS PASSE - 1ª Etapa 2020-2022“Tal como a evolução das ciências naturais permitiu o controle do homem sobre natureza, a sociologia surgiu com o propósito de conceder aos homens o controle das suas próprias formas de organizar-se. Com intenção de conhecer a sociedade usando metodologia científica, foi possível decifrar pontos importantes nos padrões de comportamento social. Esses ideais advêm das reflexões do filósofo francês Auguste Comte, o qual compreendeu que a população europeia passava, com o ápice na primeira metade do século XIX, por uma grande quantidade de transformações, as quais, se fossem mal administradas, poderiam causar grandes desastres na vida em sociedade.”
BETONI, Camila. História da Sociologia. InfoEscola. Disponível em: https://www.infoescola.com/ sociologia/historia-dasociologia/. Acesso em 13 de dez. de 2020. (adaptado).
Ao evidenciar essas transformações, revolucionárias para a época, Comte referia-se à:
Questão 27 6460232
CUSC Medicina 1° Semestre 2020Discípulos de Hipócrates, defensores do ar puro, os médicos do século XIX acreditam nas virtudes do “ar livre”, nos danos do “ar mefítico”, viciado pelas grandes densidades populacionais. Atribuem à promiscuidade das multidões urbanas, aos amontoamentos dos cortiços (palavra dominante nos anos 1880) a propagação de doenças difundidas por contato, por “contágio”: epidemias, e logo a tuberculose.
(Michelle Perrot. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros, 2017.)
Na Europa, essa “promiscuidade” e os “amontoamentos” decorreram
Questão 20 6310265
UVA 2020/1A Era Moderna caracteriza-se sobretudo pelo nascimento e consolidação do capitalismo, que pode ser conceituado como:
Pastas
06