
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Poder, Estado e Política
Questão 29 7623664
UNICID Medicina 2021/1O hijab, o véu islâmico, chama atenção de muitas pessoas, especialmente nos países onde muçulmanos são a minoria da população. Sua utilização costuma ser vista, por muitos, como uma forma de opressão feminina e acaba sendo questionada por pessoas que não compreendem a verdadeira razão das mulheres se cobrirem. Alguns questionamentos em torno do uso do hijab também fazem parte da comunidade muçulmana que, de maneira geral, busca absorver os ensinamentos da melhor forma, a fim de assimilar a prática correta dos mandamentos da religião.
Esse uso e costume, quanto à situação da mulher na sociedade ocidental contemporânea, exemplifica
Questão 128 6323857
UNICENTRO 2020Nessa era de globalismo, com seu elevado senso de diversidade étnica e cultural, é fundamental, portanto, que os ocidentais se tornem sensíveis às histórias e tradições de todas as culturas e extirpem para sempre todas as ideias racistas, sexistas e irracionais que envenenaram gravemente as percepções e a história do Ocidente. (PERRY, 2019).
Em relação à essência do texto apresentado, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.
( ) Prioriza a utilização indiscriminada da tecnologia militar na solução dos conflitos interétnicos.
( ) Confirma a heterogeneidade cultural e a necessidade de preservá-la como fonte de conhecimento.
( ) Considera a era do globalismo como um fenômeno social em defesa das tradições culturais de cada povo.
( ) Defende o respeito às minorias e aos “excluídos da história”, a exemplo dos negros, dos gays e das mulheres.
( ) Enfatiza a responsabilidade dos ocidentais na busca pela convivência pacífica entre culturas diversas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questão 48 7156882
UNIMONTES 3° Etapa Humanas 2020Xavier, Chagas e Reis defendem que, “na atual sociedade globalizada, globalizante e interconectada real e virtualmente, a disseminação e a produção da violência criminal evoluíram numa escala crescente, em que tudo é válido em nome do poder, do capital expropriador e do bem material, a despeito da degradação e da banalização da vida e dos valores humanos. A busca insana pelo poder, riqueza e fama é uma real característica de uma sociedade que se tornou volátil, sem valores fixos, efêmera e alienada por prazeres carnais concretos que satisfaçam o ego ou a visão. [...] Pelo visto, faz-se mister reinventar a política, partindo de uma nova dialética entre democracia formal e democracia social, cuja síntese produtiva signifique novas formas de organização, participação e submersão da sociedade para o âmago da política”.
Fonte: XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Direito positivo, miséria social e violência no capitalismo globalizado. Serviço Social & Sociedade [online]. 2019, n. 134, p. 107-123. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0101-6628.168. Acesso em: 1 nov. 2021. Adaptado.
Sobre esse assunto, analise as proposições a seguir.
I - É imprescindível valorizar as liberdades individuais, as práticas patriarcais, assistencialistas e clientelistas, especialmente através dos meios institucionais e estatais.
II - Faz-se necessário o fortalecimento de relações pacíficas de convívio e da organização de uma sociedade civil capaz de fortalecer as relações sociais internas.
III - Torna-se imperativo que reformas políticas democráticas dos Estados em todo o mundo busquem o respeito dos fundamentos contratuais da soberania do povo.
IV - É importante a adoção de uma pedagogia cívica, ética e moral, que promova a democracia como crença e valor político em toda a sociedade.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Questão 88 1254165
ENEM 1° Dia 2019A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988.
RIZZOTO,M.L.F.et at. Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate, n. 16, jan-mar. 2018 (adaptado).
Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:
Questão 30 1283757
UECE 1° fase 2019Sobre o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) no final do século XX, é correto afirmar que
Questão 43 1307307
EBMSP Medicina 2019/1O art. 7o do Tribunal Penal Internacional define como Crime contra a Humanidade as seguintes condutas:
a) homicídio;
b) extermínio;
c) escravidão;
d) deportação ou transferência forçada de populações;
e) encarceramento ou outra provação grave da liberdade física, em violação às normas fundamentais do direito internacional;
f) tortura;
g) estupro, escravidão sexual, prostituição forçada, gravidez forçada, esterilização forçada ou outros abusos sexuais de gravidade comparável;
h) perseguição de um grupo ou coletividade com identidade própria, fundada em motivos políticos, raciais, nacionais, étnicos, culturais, religiosos, de gênero, como definido no parágrafo 3o , ou outros motivos universalmente reconhecidos como inaceitáveis conforme o direito internacional, em conexão com qualquer ato mencionado no presente parágrafo ou com qualquer crime da jurisdição deste Tribunal;
i) desaparecimento forçado de pessoas;
j) o crime de "apartheid";
k) outros atos desumanos de caráter similar que causem intencionalmente grande sofrimento ou atentem gravemente contra a integridade física ou a saúde mental ou física, desde que praticados "no quadro de um ataque, generalizado ou sistemático, contra qualquer população civil, havendo conhecimento desse ataque".
TAQUARY, Eneida Orbage de Britto; TAQUARY, Catharina Orbage de Britto. Crimes contra a Humanidade: o olhar da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Disponível em: . Acesso em: set. 2018. Adaptado
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações internacionais, a partir do II pós-Guerra, é caracterizado como crime contra a humanidade, atualmente,