Questões de Sociologia - Socialização e Instituições Sociais - Educação e Instituição Escolar
90 Questões
Questão 112 12597867
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2As sociedades contemporâneas constroem uma série de imagens sobre os jovens, atribuem-lhes papéis, tratam de impor-lhes regras e valores e, às vezes, constatam com angústia alguns elementos de desagregação que são associados a esse período da vida. Período que, de fato, promove mudanças e concede elementos de conflito e resistências aos jovens que estão inseridos, inevitavelmente, nos processos de integração e/ou exclusão à sociedade. Porém, uma sociologia da juventude demonstra que esta fase da vida passa por processos variados de construção sociocultural. E cada sociedade constrói olhares diferentes e modos de tratamento diversos aos jovens, que são representados socialmente de acordo com condicionalidades como a classe social, o gênero, a raça-etnia, os estilos e gostos.
Considerando essa compreensão, é correto afirmar que
Questão 83 13449630
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023Nas Antilhas, o jovem negro que, na escola, não para de repetir “nossos pais, os gauleses”, identifica-se com o explorador, com o civilizador, com o branco que traz a verdade aos selvagens, uma verdade toda branca. Há identificação, isto é, o jovem negro adota subjetivamente uma atitude de branco. Ele carrega o herói, que é branco, com toda a sua agressividade — a qual, nessa idade, assemelha-se estreitamente a uma dádiva: uma dádiva carregada de sadismo.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: Edufba, 2008
A reflexão do autor sobre o processo de socialização apresentado no texto expõe qual elemento constituidor das relações sociais?
Questão 13 10870163
APMBB 2023A prevenção da violência contra a mulher será incluída nos currículos da educação básica. É o que determina a Lei 14164/21, que cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher em instituições de ensino básico. A semana promoverá o conhecimento da legislação, a fim de abordar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência, as medidas protetivas e os meios para o registro de denúncias.
(“Nova lei inclui combate à violência contra a mulher no currículo escolar”. www12.senado.leg.br, 11.06.2021. Adaptado.)
A aprovação da lei abordada no excerto expressa
Questão 4 9764552
IMEPAC Araguari 2023/2Contrários ao Novo Ensino Médio, estudantes de São Paulo fazem um ato na manhã desta quarta-feira (15) na avenida Paulista, na região central de São Paulo, para cobrar do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a revogação do modelo atual.
PALHARES, Isabela. Estudantes protestam contra o Novo Ensino Médio e pedem revogação do modelo. Folha de S. Paulo. Educação, 15 mar. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ educacao/2023/03/estudantes-protestam-contra-o-novoensino-medio-e-pedem-revogacao-do-modelo.shtml. Acesso em: 17 mar. 2023. [Fragmento]
Pela leitura do texto, é possível inferir que
Questão 11 10931041
APMBB 2022No tabuleiro da aprendizagem, o aluno que estava no terceiro ano do ensino fundamental em 2019 avançou uma casa em 2020, mas deu de cara com o coronavírus, que o afastou das aulas presenciais. Mesmo com dificuldade, esse estudante foi para o quinto ano em 2021, mas outra vez foi retirado da escola por causa da pandemia.
O diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, diz que a defasagem dos alunos não vai ser superada de uma hora para outra, mas enxerga aí uma oportunidade: “Os alunos vão estar, certamente, muito sedentos do contato com os colegas. O professor pode utilizar isso desenvolvendo, por exemplo, atividades em grupo, atividades colaborativas, que os façam interagir”.
(www.g1.globo.com. “Pesquisa inédita mede o impacto da pandemia na educação em SP”, 26.04.2021. Adaptado.)
O excerto, analisado sob a ótica das teorias sociológicas, evidencia
Questão 57 7353184
UPE 3ª Fase 2º Dia SSA 2022Leia o texto a seguir:
Outro saber de que não posso duvidar um momento sequer na minha prática educativo-crítica é o de que, como experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo. Intervenção que, além do conhecimento dos conteúdos bem ou mal ensinados e/ou aprendidos, implica tanto o esforço de reprodução da ideologia dominante quanto o seu desmascaramento. Dialética e contraditória, não poderia ser a educação só uma ou só a outra dessas coisas. Nem apenas reprodutora nem apenas desmacaradora da ideologia dominante.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 98. Adaptado.
Nessa perspectiva, a educação deve apresentar uma postura
Pastas
06