Questões de Sociologia - Socialização e Instituições Sociais - Esporte e Lazer
28 Questões
Questão 41 13177068
ENEM PPL 1º dia 2023“Ganhei 25 medalhas em mundiais, sete em Jogos Olímpicos, e sou uma sobrevivente de abuso sexual.” Foi assim que Simone Biles se apresentou ao comitê do Senado norte-americano que investiga as supostas falhas do FBI no caso Larry Nassar. Biles e outras três atletas, vítimas dos abusos do ex-médico da equipe de ginástica feminina dos EUA, exigiram que os agentes da investigação sejam processados por falta de ação prévia contra Nassar, agora preso. Biles esclareceu que culpa Larry Nassar e “todo o sistema que o permitiu e o perpetrou”, acusando a Federação de Ginástica e o Comitê Olímpico dos Estados Unidos de saberem “muito antes” que ela havia sofrido abusos. A melhor ginasta do mundo é um ícone. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, uma lesão psicológica a impediu de competir como previa. No entanto, ela chegou ao topo como uma líder no trabalho de acabar com o preconceito com os problemas de saúde mental. “Não quero que nenhum outro atleta olímpico sofra o horror que eu e outras centenas suportamos e continuamos suportando até hoje”, afirmou.
Disponível em: https://brasil.elpais.com. Acesso em: 31 out. 2021 (adaptado).
O fato relatado na notícia chama a atenção acerca da necessidade de reflexão sobre a relação entre o esporte e
Questão 63 11135315
UECE 1ª Fase 2023/2A Secretaria do Esporte e Juventude (SEJUV) elegeu o município de Aratuba para sediar a décima edição dos Jogos Indígenas do Ceará em 2022. Além das manifestações culturais, aconteceram disputas em oito modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida de Tora, Futebol, Queda-de-braço, Canoagem e Triathlon Revezado. A realização dos Jogos Indígenas possui diversos objetivos.
Assinale a opção que NÃO corresponde a um desses objetivos.
Questão 64 6746886
UECE 1ª Fase 2022/1A série Cobra Kai, transmitida na NETFLIX, mostra uma visão peculiar da filosofia do Karate. Com o lema “Acerte primeiro, bata com força, sem piedade” os alunos de um Dojo (local de treino) evidenciam a influência de um sensei (professor) em impor o seu ponto de vista a respeito da modalidade.
Considerando as boas práticas das Artes Marciais, é correto afirmar que um professor deve
Questão 7 6644036
UFGD 2021Leia os excertos a seguir.
Mais uma conquista de Eva... o futebol. Há cerca de uns três meses um grupo de moças dos mais conceituados clubes esportivos dos subúrbios da nossa Capital (Rio de Janeiro) iniciou a prática do futebol feminino entre nós. Organizaram quadros e, de acordo com as regras oficiais do “Foot-ball Association”, tem as nossas patrícias disputado várias partidas entre vários clubes. [...] E as partidas repetiram-se animadas e concorridas, violentas e movimentadas, com todas as características do jogo masculino, sem mesmo lhes faltar esse complemento que parece imprescindível no famoso esporte bretão – as agressões e os socos […]. A propósito desse sensacional acontecimento esportivo, inúmeras têm sido as consultas a nós endereçadas sobre esse tema: Pode a mulher praticar o futebol?.
LOYOLA, H. Pode a mulher praticar o futebol. Revista Educação Physica, Rio de Janeiro, v.46, p. 41-5, 1940.
Mesmo não sendo homogêneos os discursos direcionados para a interdição das mulheres em algumas modalidades esportivas, vale lembrar que os documentos oficiais que operam nesse sentido expressam as representações normatizadas de feminilidade […]. Não raras vezes as jogadoras de futebol são questionadas acerca de sua sexualidade, parecendo ser “natural” essa inspeção […].
Transgressoras ou não, as mulheres há muito estão presentes no futebol. Vão aos estádios, assistem campeonatos, acompanham o noticiário, treinam, fazem comentários, divulgam notícias, arbitram jogos, são técnicas, compõem equipes dirigentes […], enfim, participam do universo futebolístico e isso não há como negar. Certamente algumas destas mulheres transgridem ao que convencionalmente se designou como sendo próprio de seu corpo e de seu comportamento, questionam a hegemonia esportiva masculina historicamente construída e culturalmente assimilada e enfrentam os preconceitos e também as estratégias de poder que estão subjacentes a eles. [...] No entanto, ainda é precária a estruturação da modalidade no país, pois são escassos os campeonatos, as contratações das atletas são efêmeras e, praticamente, inexistem políticas privadas e públicas direcionadas para o incentivo às mulheres que desejam fazer sua carreira dentro desse esporte o que me leva a afirmar, que, na “Pátria das Chuteiras”, as mulheres não têm vez. Estão nas zonas de sombra ainda que há muito protagonizem histórias que construíram e estruturaram o futebol desse país.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Na “Pátria das chuteiras” as mulheres não tem vez. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 7. Florianópolis, UFSC, 2006, p. 1-4.
Os excertos referenciam uma das manifestações da cultura corporal que possui ampla visibilidade no imaginário do povo brasileiro: o futebol. No entanto, principalmente na mídia esportiva, a modalidade não é igualmente valorizada – ainda hoje – se considerarmos a sua prática por mulheres. Ao destacar o futebol como uma conquista das mulheres, Loyola (1940) enfatiza o questionamento que fez parte da história da categoria feminina do esporte: “Pode a mulher praticar futebol?”. Alguns estudiosos do campo da Educação Física, a exemplo de Silvana Vilodre Goellner (2006), demonstram o caminho percorrido historicamente pelas mulheres para a sua inserção nessa modalidade esportiva, repleta de argumentos que justificaram e ainda justificam a falta de incentivo e visibilidade das atletas no esporte.
Sendo assim, quanto aos argumentos recrutados durante décadas para explicar a pouca visibilidade conferida às mulheres no futebol brasileiro, assinale a afirmativa correta.
Questão 6 8730776
UEM/CVU Ed. Física 2020Assinale o que for correto em relação a corpo, esporte e mídia.
01) A sociedade de consumo busca, por meio da mídia, promover a conscientização das pessoas acerca da real necessidade de aquisição de produtos, incluindo os relacionados à prática esportiva.
02) Muitos atletas de futebol são convidados a associarem sua imagem a produtos oferecidos em campanhas publicitárias.
04) Diferentemente do que ocorre em grande parte das campanhas publicitárias que utilizam modelos brancos como protagonistas, anúncios relacionados ao futebol exploram, também, a imagem de jogadores negros.
08) A espetacularização esportiva, entendida como meio rentável para empresas e a mídia, independe da criação de ídolos e de atletas de destaque.
16) O corpo, em sua relação com a marca promovida pelo anúncio, pode gerar repulsa ou atração.
Questão 75 6320009
UNICENTRO 2020A importância do jogo na Educação Física consiste, primordialmente,
Pastas
06