
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Socialização e Instituições Sociais
Questão 7 6644036
UFGD 2021Leia os excertos a seguir.
Mais uma conquista de Eva... o futebol. Há cerca de uns três meses um grupo de moças dos mais conceituados clubes esportivos dos subúrbios da nossa Capital (Rio de Janeiro) iniciou a prática do futebol feminino entre nós. Organizaram quadros e, de acordo com as regras oficiais do “Foot-ball Association”, tem as nossas patrícias disputado várias partidas entre vários clubes. [...] E as partidas repetiram-se animadas e concorridas, violentas e movimentadas, com todas as características do jogo masculino, sem mesmo lhes faltar esse complemento que parece imprescindível no famoso esporte bretão – as agressões e os socos […]. A propósito desse sensacional acontecimento esportivo, inúmeras têm sido as consultas a nós endereçadas sobre esse tema: Pode a mulher praticar o futebol?.
LOYOLA, H. Pode a mulher praticar o futebol. Revista Educação Physica, Rio de Janeiro, v.46, p. 41-5, 1940.
Mesmo não sendo homogêneos os discursos direcionados para a interdição das mulheres em algumas modalidades esportivas, vale lembrar que os documentos oficiais que operam nesse sentido expressam as representações normatizadas de feminilidade […]. Não raras vezes as jogadoras de futebol são questionadas acerca de sua sexualidade, parecendo ser “natural” essa inspeção […].
Transgressoras ou não, as mulheres há muito estão presentes no futebol. Vão aos estádios, assistem campeonatos, acompanham o noticiário, treinam, fazem comentários, divulgam notícias, arbitram jogos, são técnicas, compõem equipes dirigentes […], enfim, participam do universo futebolístico e isso não há como negar. Certamente algumas destas mulheres transgridem ao que convencionalmente se designou como sendo próprio de seu corpo e de seu comportamento, questionam a hegemonia esportiva masculina historicamente construída e culturalmente assimilada e enfrentam os preconceitos e também as estratégias de poder que estão subjacentes a eles. [...] No entanto, ainda é precária a estruturação da modalidade no país, pois são escassos os campeonatos, as contratações das atletas são efêmeras e, praticamente, inexistem políticas privadas e públicas direcionadas para o incentivo às mulheres que desejam fazer sua carreira dentro desse esporte o que me leva a afirmar, que, na “Pátria das Chuteiras”, as mulheres não têm vez. Estão nas zonas de sombra ainda que há muito protagonizem histórias que construíram e estruturaram o futebol desse país.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Na “Pátria das chuteiras” as mulheres não tem vez. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 7. Florianópolis, UFSC, 2006, p. 1-4.
Os excertos referenciam uma das manifestações da cultura corporal que possui ampla visibilidade no imaginário do povo brasileiro: o futebol. No entanto, principalmente na mídia esportiva, a modalidade não é igualmente valorizada – ainda hoje – se considerarmos a sua prática por mulheres. Ao destacar o futebol como uma conquista das mulheres, Loyola (1940) enfatiza o questionamento que fez parte da história da categoria feminina do esporte: “Pode a mulher praticar futebol?”. Alguns estudiosos do campo da Educação Física, a exemplo de Silvana Vilodre Goellner (2006), demonstram o caminho percorrido historicamente pelas mulheres para a sua inserção nessa modalidade esportiva, repleta de argumentos que justificaram e ainda justificam a falta de incentivo e visibilidade das atletas no esporte.
Sendo assim, quanto aos argumentos recrutados durante décadas para explicar a pouca visibilidade conferida às mulheres no futebol brasileiro, assinale a afirmativa correta.
Questão 72 6320006
UNICENTRO 2020Considerando-se que o movimento é uma das principais características da Educação Física, pode-se afirmar que fazem parte dessa prática os seguintes temas:
Questão 75 6320009
UNICENTRO 2020A importância do jogo na Educação Física consiste, primordialmente,
Questão 38 123351
ENEM PPL 2° Dia 2015Organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: “O importante não é competir, e sim, celebrar". A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os kaiowá, guarani, bororo, pataxó e yanomami. A última edição ocorreu em 2009, e foi a décima vez que o torneio foi realizado. A periodicidade dos jogos é anual, com exceção do intervalo ocorrido em 1997, 1998, 2006 e 2008, quando não houve edições.
RONDINELLI, P. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 15 ago. 2013.
Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas assemelham-se aos Jogos Olímpicos em relação à
Questão 70 104234
UnB 1° Dia 2010/2O que é VIDA?
Não existe uma definição definitiva do que seja a vida. Para a ciência, um ser vivo é algo que atende ao conjunto das definições abaixo.
A definição fisiológica
Um ser vivo é um ser capaz de realizar algumas funções básicas, como comer, metabolizar, excretar, respirar, mover-se, crescer, reproduzir-se e reagir a estímulos externos.
A definição metabólica
Um ser vivo é um objeto finito que troca matéria continuamente com o que lhe circunda, mas sem alterar suas propriedades gerais.
A definição bioquímica (ou biomolecular)
Seres vivos são seres que contêm informação hereditária reproduzível codificada em moléculas de ácidos nucleicos e que controlam a velocidade de reações de metabolização pelo uso de catálise com proteínas especiais denominadas enzimas.
A definição genética
Um sistema vivo é um sistema capaz de evolução por seleção natural. Um parafraseamento moderno da teoria de Darwin teria a seguinte forma: a informação hereditária é transportada por grandes moléculas conhecidas como genes. Genes diferentes são responsáveis por características diferentes do organismo. Na reprodução, esse código genético é passado para o organismo gerado. Ocasionalmente, pequenas “falhas” ocorrem na replicação do código, e surgem indivíduos com pequenas variações — ou mutações.
A definição termodinâmica
Um organismo vivo é um sistema aberto, que troca massa e energia com as vizinhanças e no qual a ordem parece aumentar.
A definição cibernética
O matemático John H. Conway inventou o jogo da vida em cujo algoritmo as vidas artificiais do mundo virtual não representam nem simulam o real e existem somente no espaço virtual. Essas formas podem crescer, reproduzir-se ou morrer, conforme seu ambiente, isto é, reagem diante da presença, ou não, de outras vidas. Somente duas regras são adotadas: a primeira estabelece que uma célula ativa cercada por células ativas se torna ativa, e a segunda estabelece que uma célula ativa morre caso possua duas ou mais células vizinhas ativas. As regras traduzem, de modo simples, a autopreservação de uma espécie e as condições de autoconservação do ser vivo.
Revista eletrônica do Departamento de Química da UFSC. Internet: (com adaptações).
Considerando o texto acima, julgue o item.
Sabendo-se que os jogos representaram e ainda representam a cultura dos povos e que o conceito de cibernética é estendido ao jogo, é correto afirmar que, quando o jogo é realizado na Internet, ele pode colaborar com o surgimento de novas relações e atitudes comunicacionais.
Questão 64 6319998
UNICENTRO 2020A Educação Física deve valorizar a coletividade, a solidariedade e o respeito.
Ela encontra referência em práticas educativas histórico-sociais e trata os temas ginástica, dança, esporte, jogo e lutas como