Questões de Sociologia - Temática
819 Questões
Questão 22 13275635
FMJ 2024Leia o tuíte publicado pelo Fantástico em 11.06.2023, sobre a síndrome do celibato no Japão, a qual consiste na falta de interesse em sexo pela população.
(https://twitter.com. Adaptado.)
A síndrome do celibato japonesa representa um posicionamento da sociedade que tem contribuído para
Questão 74 13224668
UFPR 2024“Desenvolver uma reflexão sociológica sobre a participação de mulheres no desenvolvimento da Sociologia implica incluir, tanto as ideias daquelas que produziram em ambientes legitimados, quanto daquelas que atuaram nas margens e que, por circunstância de classe, raça ou nacionalidade foram relegadas ao esquecimento [...]. Ao frisarmos a importância de lermos e estudarmos suas obras, não o fazemos simplesmente com base no argumento de que é preciso incluir mulheres no cânone, mas pela constatação que por meio de suas obras podemos trazer para a órbita da Sociologia clássica uma série de temas e perspectivas que não estão contempladas atualmente: vida privada, cotidiano, intimidade, família, casamento, sexualidade e divisão sexual do trabalho são alguns dos temas mais evidentes nas suas obras”.
DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro [org.]. Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói: EdUFF, 2022. p. 18-19.
Considerando a reflexão apresentada pelas autoras sobre mulheres sociólogas, é correto afirmar que:
Questão 49 12644206
UNIFOR Demais Cursos 2024/2Após a leitura, analise as afirmativas.
I . Apresenta uma crítica ao processo de urbanização, marcado pela desigualdade social.
II . Mostra o interesse dos políticos em priorizar grandes obras que atendam a todas as classes sociais.
III . Apresenta uma solução para o problema de moradia urbana.
IV . Afala da personagem expressa o conformismo por sua condição social.
É correto apenas o que se afirma em
Questão 113 12597871
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2Atente para o seguinte enunciado sobre um processo antropológico: Há neste processo sempre uma sobredeterminação ou uma falta, mas nunca um ajuste completo, uma totalidade em si. Este processo obedece à lógica do “mais-que-um” e envolve além de um trabalho discursivo, o fechamento e a marcação de fronteiras simbólicas; ele produz fronteiras. No fim, para se consolidar, este processo requer aquilo que é “deixado de fora”, o exterior que o constitui.
O enunciado acima se refere teoricamente
Questão 111 12597856
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A antropóloga norte-americana Margaret Mead (1901-1978) demonstrou a partir de suas pesquisas com nativos da Papua-Nova Guiné nos anos 1930 que as definições e as normas de gênero variam amplamente entre as sociedades e não são determinadas por condições biológicas. Mead investigou as normas de socialização entre os Arapesh, os Mundugumor e os Tchambuli, e constatou que os modos de concepção sobre o gênero, como homens e mulheres se comportam, por exemplo, eram bastante diferentes da concepção norte-americana e/ou ocidental. Entre os Tchambuli, os homens eram educados a serem sensíveis e preocupados com a aparência, e as mulheres para serem extrovertidas e detentoras do poder econômico.
Assim, considerando essa compreensão, é correto afirmar que
Questão 39 12579148
UECE 2ª Fase 1º Dia 2024/2Sabendo que se são n números reais, a média aritmética entre esses números é dada por considere a seguinte situação: As turmas e do Colégio S. Gabriel têm juntas alunos dentre os quais exatamente estão na turma Na prova de Sociologia, a média aritmética das notas das turmas e (juntas) foi e a média aritmética das notas somente dos alunos da turma foi
Nessas condições, é correto afirmar que a média aritmética entre as notas dos alunos da turma foi
Pastas
06