Questões de Sociologia - Temática - Outras Ciências Sociais - Antropologia Urbana
5 Questões
Questão 36 8494175
UNESP 2023/2A expressão “Educação Ambiental” passou a ser usada como termo genérico para algo que se aproximaria de tudo o que pudesse ser acolhido sob o guarda-chuva das “boas práticas ambientais” ou ainda dos “bons comportamentos ambientais”. Mas, mesmo assim, restaria saber: que critérios definiriam as tais boas práticas? Do ponto de vista de quem são boas? [...]) Com base em que concepção de meio ambiente certas práticas sociais estariam sendo classificadas como ambientalmente adequadas ou inadequadas?
(Isabel C. de M. Carvalho. Educação ambiental, 2012.)
A expressão “Educação Ambiental” envolve outros aspectos importantes, tais como:
Questão 24 10758012
Unisinos Medicina 2022/1O século XXI se vê envolvido em questões políticas que se pensava superadas desde a segunda metade do século XX, dentre elas a (re) emergência de movimentos que se convencionaram chamar de "novas direitas". Entre as características governamentais da atualidade e alas ligadas, estão:
I - O retardamento e sabotagem de medidas como distanciamento social, não investimento em vacinas e discurso negacionista no combate à Covid 19, com o consequente elevado número de mortos.
II - Misoginia, machismo, racismo, uso das redes sociais para espalhar fake News contra adversários políticos, menosprezo sociais e instituições de estado, emprego do Soft Power.
III - Controle de armas, com aumento de normas de controle e fiscalização sobre a compra, venda e uso.
Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que
Questão 55 109973
UERJ 2015/1O movimento e a avenida
Em vista da importância do Exército para as classes dominantes, não é de admirar que o tráfego militar fosse o fator determinante do planejamento das cidades, exemplificado pelo traçado das avenidas de Paris, proposto pelo prefeito Haussmann entre 1853 e 1870.
Adaptado de MUNFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Topografia da Maré facilita ocupação pelo Exército
Ao adotar no Complexo da Maré estratégia semelhante à utilizada para ocupar os Complexos do Alemão e da Penha, o Exército vai encontrar mais vantagens do que desvantagens, apesar de a nova região ser maior e mais populosa. A topografia da área a ser pacificada é plana, e as ruas são mais largas, fatores que acabam facilitando a distribuição do efetivo e as manobras dos veículos militares.
Adaptado de extra.globo.com, 02/04/2014.
Apesar das muitas diferenças existentes entre Paris no século XIX e Rio de Janeiro no século XXI, os textos apontam para manifestações do exercício do poder militar em ambas as cidades.
Nos dois contextos, é reconhecível a seguinte relação estratégica entre o espaço da cidade e a ação do Estado:
Questão 73 112080
UEMA PAES 2011Na literatura sociológica, a importância dos autores clássicos pode ser equiparada a dos deuses da mitologia grega.
Os pensadores de primeira hora da Sociologia são considerados clássicos porque o seu pensamento ainda tem poder explicativo, sua vitalidade interpretativa alcança a era contemporânea, embora apresente limitações. Assim como os deuses gregos, excepcionais e heterogêneos, os clássicos não explicam tudo, mas fazem avançar o pensamento; afinal, ciência e realidade social são fenômenos conjugados, históricos e em constante mutação.
ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: um olhar crítico. São Paulo: Contexto, 2009. p.14.
A partir dessas informações, indique em qual opção constam os conceitos clássicos fundamentais da Sociologia.
Questão 28 8514051
UNITAU Verão Medicina 1ª Fase 2022O espaço é hoje um sistema de objetos cada vez mais artificiais, povoado por sistemas de ações igualmente imbuídos de artificialidade, e cada vez mais tendentes a fins estranhos ao lugar e a seus habitantes. Os objetos não têm realidade filosófica, isto é, não nos permitem o conhecimento, se os vemos separados dos sistemas de ações. Os sistemas de ações também não se dão sem os sistemas de objetos. Sistemas de objetos e sistemas de ações interagem. De um lado, os sistemas de objetos condicionam a forma como se dão as ações e, de outro lado, o sistema de ações leva à criação de objetos novos ou se realiza sobre objetos preexistentes. É assim que o espaço encontra a sua dinâmica e se transforma.
SANTOS, Milton, A natureza do espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Edusp, 2006, p. 39.
A partir do texto acima, quando tratamos do espaço urbano, deve ser levado em consideração que
Pastas
06