Questões de Sociologia - Temática - Sociologia da Cultura, da Educação e da Religião
159 Questões
Questão 1 8416261
UNISC Medicina Verão 2023Narcotráfico e milícias
Se pensarmos a experiência do Rio de Janeiro, uma das características mais instigantes da sociabilidade carioca contemporânea está nos efeitos da criminalidade e da violência na organização e segmentação do espaço da cidade. Parte considerável da vida urbana é controlada por grupos armados que detêm domínio territorial de difícil erradicação.
O tema das relações – de oposição, cooperação e complementaridade – entre narcotráfico e milícias, tão evidente nas representações que fazemos da cidade, mais do que revelar os termos de uma ‘guerra’, indica a presença de um padrão de controle territorial fundado no uso da violência e do terror.
Traficantes e milicianos são modalidades de uma forma sociológica comum: grupos armados com domínio territorial. Domínio associado ao controle de uma atividade econômica com diversos ‘ramos’: drogas, serviços de segurança, transporte coletivo, gás em bujões, televisão a cabo etc.
O produto agregado desse ‘quarto setor’ – o da economia ilegal – não é desprezível, em seu volume de riqueza e em sua capacidade de incorporar ‘trabalhadores’. É o que atestam as legiões de jovens que compõem o exército de reserva do tráfico e a ‘imparável’ fonte de milicianos, advindos das supostas forças da ordem (polícias e corpo de bombeiros).
O cenário sociológico dessa ocupação territorial, para além da criminalidade, pode bem ser revelado por expressão cunhada pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) e em boa hora exumada pelo francês, também sociólogo, Loic Wacquant, a de ‘capitalismo de pilhagem’. São dinâmicas capitalistas à margem da lei, o que não as impede de contar com representantes, ou ao menos simpatizantes, nas esferas legais, inclusive da política e nas instituições.
O domínio territorial exercido por esses grupos transforma vastos espaços da cidade em campos de pilhagem e predação. Implica desafio ao Estado, supostamente o detentor do monopólio do uso legítimo da força, e ainda inscreve no horizonte de possibilidades da cidade uma imagem apocalíptica, a da territorialidade rígida e segmentada, controlada pelos detentores do monopólio do uso de fato da força, sobre cada uma das parcelas da vida urbana sob seu império.
Mais do que uma questão de segurança pública, a desarticulação dos grupos armados é uma exigência para a viabilidade da cidade democrática.
LESSA, Renato. Crime, violência e territorialidade. Ciência Hoje, ed. 288, jul. 2009. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/ revista-ch/revista-ch-2009/261/crime-violencia-e-territorialidade
De acordo com o primeiro parágrafo do texto, podemos dizer que a
I – sociabilidade é uma marca da cidade do Rio de Janeiro.
II – vida em sociedade, no Rio de Janeiro, está marcada pelos efeitos da violência e da criminalidade na forma de ocupação do espaço urbano.
III – ação de grupos armados mostra-se de forma intensa em determinados espaços da vida urbana, denunciando uma mazela de difícil solução.
Assinale a alternativa correta.
Questão 38 9706465
UNICID Medicina 2022/1Liberdade
A história desse conceito perpassa os estudos de épocas e pensadores diversos e registra a interpretação de doutrinas sociais bastante variadas. [...] No sentido político, a liberdade civil ou individual é o exercício de sua cidadania dentro dos limites da lei e respeitando os direitos dos outros. "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro" (Spencer). Em um sentido ético, trata-se do direito de escolha pelo indivíduo de seu modo de agir, independentemente de qualquer determinação externa. (A HISTÓRIA, 2021).
A compreensão do exercício da liberdade entre os membros das sociedades humanas está sujeita a parâmetros estabelecidos pela própria sociedade.
Nesse sentido,
Questão 14 6431738
UEA - SIS 1° Etapa 2022Desejando ver o rosto da moça, Aladim se escondeu atrás da porta dos banhos. Quando a filha do sultão chegou perto da porta, tirou o véu, e Aladim pôde ver seu rosto através de uma fresta. Era a primeira vez em sua vida que Aladim via uma mulher sem véu que não sua mãe. Ficou encantado com aquela visão.
(Paulo Sérgio de Vasconcellos. As mil e uma noites: contos selecionados.)
O excerto retrata um dos costumes mais conhecidos no ocidente em relação às mulheres muçulmanas: o uso do véu.
A recomendação deste preceito, de acordo com a cultura muçulmana, relaciona-se
Questão 32 7350705
Fepese Administração Escolar 2021Os Administradores Escolares devem integrar a Equipe Pedagógica da escola em conjunto com os demais profissionais como os Orientadores Educacionais e os Supervisores Educacionais.
Na especificidade do seu trabalho, os Administradores respondem pela organização administrativa da escola, em especial, articulando a dinamização:
Questão 27 7350685
Fepese Administração Escolar 2021Ao se considerar as escolas como espaços democráticos, o que inviabilizaria um Projeto Político-Pedagógico na atualidade?
Questão 83 6104122
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021No seio de diversos povos africanos, nomeadamente no antigo Reino do Congo, existem testemunhos gráficos de que a escrita tomava várias formas. Exemplo disso são as tampas de panela esculpidas em baixo-relevo do povo Woyo (região de Cabinda), com cenas e provérbios do cotidiano, desenhos na terra ou areia, imagens gravadas ou inscritas nos bastões de chefe ou em pedras sagradas, mas, sobretudo, movimentos do corpo humano inscritos num gestual familiar. Entre os Woyo existia o costume de os pais oferecerem aos filhos testos ou tampas de panelas entalhados, transmitindo uma espécie de recado, com signos codificados que traduziam orientações para conseguir uma boa relação conjugal, ter sensatez na escolha do cônjuge e estar alerta para as dificuldades do casamento.
ROORIGUES.M R A MM. TAVARES A C P Senquiandades MusociÓgcas de uma tábua com esculturas em diálogo do alambamento 80 casamento em Cabinda (Angola). Anais do Museu Paulista n 2. mao-sgo 2017 (adaptado).
Para o povo Woyo, os artefatos culturais mencionados no texto cumprem a função de uma
Pastas
06