Questões de Sociologia - Teoria Sociológica - Émile Durkheim
129 Questões
Questão 44 11684346
UNIMONTES - Especifica Manhã - Biológicas 2024Os ideais e os sentimentos que constituem a herança cultural dos membros de uma sociedade são impessoais, isto é, desenvolvem-se socialmente, e não são o fruto e nem a propriedade de indivíduos específicos. Como exemplo, tem-se a língua que todos falam em uma sociedade. A língua como fato social desempenha um papel crucial na coesão social e na construção da consciência coletiva.
Considerando esse pensamento, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Questão 25 11680707
UNIMONTES - Especifica Manhã - Exatas 2024Os ideais e os sentimentos que constituem a herança cultural dos membros de uma sociedade são impessoais, isto é, desenvolvem-se socialmente, e não são o fruto e nem a propriedade de indivíduos específicos. Como exemplo, tem-se a língua que todos falam em uma sociedade. A língua como fato social desempenha um papel crucial na coesão social e na construção da consciência coletiva.
Considerando esse pensamento, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Questão 25 11438569
UNIMONTES - Especifica Manhã - Humanas 2024Os ideais e os sentimentos que constituem a herança cultural dos membros de uma sociedade são impessoais, isto é, desenvolvem-se socialmente, e não são o fruto e nem a propriedade de indivíduos específicos. Como exemplo, tem-se a língua que todos falam em uma sociedade. A língua como fato social desempenha um papel crucial na coesão social e na construção da consciência coletiva.
Considerando esse pensamento, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
Questão 74 8457368
UECE 1ª Fase 2023/1Em um estudo de pesquisa sociológica dos mais importantes na história das Ciências Sociais, Émile Durkheim analisou os índices de suicídio em diferentes segmentos da população na Europa do século XIX. Para ele, a soma total de suicídios em uma dada sociedade e em dado período de tempo é um fato social ou um fenômeno sociológico, e não psicológico. De outra forma, existem causas sociais para esse trágico ato humano, e tais causas estão, assim, na sociedade, e não no indivíduo. Durkheim, nesse estudo, demonstrou que o envolvimento dos indivíduos nos meios sociais a que pertencem ou o nível de integração moral em que estão com a sociedade afeta a variação desse índice. No mundo moderno, Durkheim classificou dois tipos de suicídio mais comuns: o Egoísta e o Anômico. O primeiro se caracteriza pelo isolamento social dos indivíduos, e o segundo, pela crescente ausência de referências morais para as pessoas.
Acerca das causas sociológicas que contribuem para a manutenção da taxa de suicídios, é correto afirmar que
Questão 51 9554065
UEG 2022/1A Sociologia é uma ciência que surgiu a partir da necessidade de compreender as questões sociais no processo de passagem da sociedade feudal para a sociedade capitalista. Neste processo, diversos pensadores desenvolveram ideias que foram se desdobrando até que no século XIX a Sociologia se consolidou como ciência. Dois dos autores clássicos da Sociologia são considerados os principais responsáveis pela institucionalização desta ciência em seus países, ao estabelecerem um objeto de estudo próprio, ou seja, um tema de estudos que particularizava a Sociologia em relação às demais ciências existentes na época.
Esses pensadores, seus países e o objeto de estudos próprio da Sociologia foram respectivamente:
Questão 9 9055816
UEM/CVU Sociologia 2022Acerca da relação entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.
01) Para Norbert Elias não há dicotomia entre indivíduo e sociedade.
02) Sobre a discussão da relação entre indivíduo e sociedade a sociologia elaborou três matrizes consideradas clássicas: durkheimiana, marxista e weberiana.
04) O modelo clássico durkheimiano de análise da relação entre indivíduo e sociedade propõe que a sociedade determina os indivíduos.
08) Para Max Weber a sociedade é compreendida como resultado da ação social dos indivíduos.
16) Karl Marx dispensou a compreensão dos elementos materiais e históricos que ligam o indivíduo à sociedade para analisar essa relação.
Pastas
06