
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Teoria Sociológica
Questão 13 8850242
UFT Tarde 2023/1Karl Marx (1818-1881): “E vossa educação, não é ela também determinada pela sociedade? Não é determinada pelas relações sociais nas quais educais vossos filhos, pela ingerência mais ou menos direta ou indireta da sociedade através das escolas, etc.? Os comunistas não inventaram a influência da sociedade sobre a educação; procuraram apenas transformar o seu caráter, arrancando a educação da influência da classe dominante. A fraseologia burguesa sobre a família e a educação, sobre os afetuosos vínculos entre criança e pais, torna-se tanto mais repugnante quanto mais a grande indústria rompe todos os laços familiares dos proletários e transforma suas crianças em simples artigos de comércio e em simples instrumentos de trabalho.”
(MARX, K. Manifesto do partido comunista. 6ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 83-84).
Conforme o texto é CORRETO afirmar:
Questão 20 8850528
UFT Tarde 2023/1Para Karl Marx a sociedade capitalista se constitui, e se desenvolve, pela exploração da mão de obra do proletariado pela classe burguesa, que detém os meios de produção. E, para ele, “a história de todas as sociedades até hoje existentes é a história da luta de classes [...] a sociedade divide-se cada vez mais em dois campos opostos, em duas grandes classes em confronto direto; a burguesia e o proletariado.” Essa dominação ocorre também pela ideologia.
(MARX, K. Manifesto do partido comunista. 6ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 1996.).
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de Ideologia para Karl Marx.
Questão 73 6747054
UECE 1ª Fase 2022Karl Marx (1818-1883), em sua obra, explica as lógicas históricas e sociais que fundamentam o sistema da economia capitalista. E, para ele, dentre as razões lógicas que servem para a manutenção deste sistema econômico está o fato de que as relações sociais de produção são alienadas para a classe trabalhadora. Mas o que isto significa, mesmo? O certo é que, para Marx, a alienação no modo de produção capitalista possui um significado bem preciso.
Partindo da perspectiva marxiana sobre a alienação no capitalismo, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 64 6748065
UECE 2° Fase 2° Dia 2022É central, na teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx, a relação entre capital e trabalho. Nesta perspectiva teórica, a referida relação é fundada na contradição e na exploração do capital sobre o trabalho. E é nesta relação de exploração que se explica a dominação de uma classe – a que é detentora dos meios produtivos – sobre as outras, nas sociedades modeladas, pelo sistema econômico capitalista.
Sobre a relação capital e trabalho, na teoria marxiana, é correto dizer que
Questão 67 6748086
UECE 2° Fase 2° Dia 2022As crises capitalistas têm sido comuns na história desse sistema de produção econômico pelo mundo, como a gerada pela Quebra da Bolsa de Valores de Nova York de 1929, a que se origina com a Crise do Petróleo em 1973 e, mais recentemente, as chamadas hipotecas subprime norte-americanas que estiveram na origem da crise mundial ocorrida entre 2008 e 2009. Essas hipotecas, de forma simples, concediam créditos a quem não podia pagar e, assim, transformaram em devedores indivíduos sem os requisitos necessários à concessão de um empréstimo. Para complementar, a especulação imobiliária nos EUA instigou o aumento dessas hipotecas subprime de modo artificial inflando preços na vã esperança de que esses indivíduos, sem as devidas condições financeiras, pagassem juros regularmente. Em resumo, isto acarretou uma bolha especulativa que desembocou na depressão e na mais recente crise econômica do sistema capitalista mundial com a falência de empresas e o desemprego em massa em muitos países.
Considerando o entendimento das teorias clássicas das ciências sociais acerca do fenômeno das crises no capitalismo, atente para as seguintes proposições:
I. A teoria crítica marxiana aponta como essas crises econômicas são inerentes aos processos lógicos do capitalismo e não apenas, por exemplo, à falta de gerência técnica na área da economia.
II. Durkheim adianta que nas sociedades modernas organizadas pela interdependência entre funções laborais e instituições existe o contínuo risco de anomia jurídica e moral da vida econômica.
III. A defasagem entre o poder de compra e a venda das mercadorias, como no caso das hipotecas subprime, refletem um momento normal do que Weber denominou de ética protestante do capitalismo.
IV. A Quebra da Bolsa de Nova York, a Crise do Petróleo e a bolha especulativa das hipotecas subprime nos EUA demonstram o que Durkheim e Marx teorizaram sobre a jaula de ferro das burocracias.
É correto o que se afirma somente em
Questão 9 9055816
UEM/CVU Sociologia 2022Acerca da relação entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.
01) Para Norbert Elias não há dicotomia entre indivíduo e sociedade.
02) Sobre a discussão da relação entre indivíduo e sociedade a sociologia elaborou três matrizes consideradas clássicas: durkheimiana, marxista e weberiana.
04) O modelo clássico durkheimiano de análise da relação entre indivíduo e sociedade propõe que a sociedade determina os indivíduos.
08) Para Max Weber a sociedade é compreendida como resultado da ação social dos indivíduos.
16) Karl Marx dispensou a compreensão dos elementos materiais e históricos que ligam o indivíduo à sociedade para analisar essa relação.