Questões de Sociologia - Teoria Sociológica - Max Weber
133 Questões
Questão 90 9356354
UNICENTRO 2022Em relação aos tipos de dominação formulados por Max Weber, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) No tipo de dominação carismática, a autoridade do líder carismático tem por base a devoção afetiva dos dominados e sua obediência por conta das qualidades pessoais atribuídas ao líder.
( ) Weber aponta a burocracia como o tipo mais puro da dominação carismática. O líder carismático institui leis que são seguidas por seus discípulos.
( ) No tipo de dominação tradicional, a autoridade do governante é estabelecida pela tradição. A obediência relaciona-se ao respeito por quem domina e pela fidelidade de súditos ou governados.
( ) Weber aponta o patriarcalismo como o tipo mais puro da dominação carismática. A autoridade do patriarca é estabelecida pelo afeto.
( ) No tipo de dominação racional-legal, a obediência não é dirigida a uma pessoa, mas às regras dispostas em um estatuto. É a regra que estabelece quem domina e quem são os dominados.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Questão 9 9055816
UEM/CVU Sociologia 2022Acerca da relação entre indivíduo e sociedade, assinale o que for correto.
01) Para Norbert Elias não há dicotomia entre indivíduo e sociedade.
02) Sobre a discussão da relação entre indivíduo e sociedade a sociologia elaborou três matrizes consideradas clássicas: durkheimiana, marxista e weberiana.
04) O modelo clássico durkheimiano de análise da relação entre indivíduo e sociedade propõe que a sociedade determina os indivíduos.
08) Para Max Weber a sociedade é compreendida como resultado da ação social dos indivíduos.
16) Karl Marx dispensou a compreensão dos elementos materiais e históricos que ligam o indivíduo à sociedade para analisar essa relação.
Questão 63 6748057
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1O poder do Estado moderno, para Max Weber (1864-1920), está fundado em uma estrutura típica de dominação legítima que é racional-legal e, em seus princípios, tem a possibilidade de encontrar obediência dos governados através de uma organização idealmente burocrática, normativa e impessoal. Segundo este teórico, a burocracia do Estado é fruto próprio do processo de racionalização que embasa todas as dimensões da vida na modernidade e, justamente, identifica e estrutura as formas de dominação racional-legal de nossa época.
Considerando o tipo de dominação racional-legal do Estado moderno, segundo Weber, avalie as seguintes afirmações:
I. A existência de regulamentações administrativas e normas jurídico-legais regem a organização das sociedades pelos Estados.
II. A dominação racional que estrutura, por exemplo, órgãos do Estado ocorre pela eleição de pessoas carismáticas em suas funções.
III. A obediência dos cidadãos aos ordenamentos estatais é gestada por uma condução pessoal da benevolência dos governantes.
IV. Para que exista legitimidade da dominação burocrático-racional do Estado, é preciso o consentimento por parte daqueles que obedecem.
Está correto o que se afirma somente em
Questão 106 12401906
UECE 2ª Fase - 2º Dia 2021/1O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos.
Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que
Questão 25 6847178
Unioeste Tarde 2021A respeito dos autores clássicos das ciências sociais é INCORRETO afirmar.
Questão 18 6847085
Unioeste Tarde 2021Como as instituições políticas que o precederam historicamente, o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Para que o Estado exista, os dominados devem obedecer à autoridade alegada pelos detentores do poder.
WEBER, Max. “A Política como vocação” in: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982
A fórmula contemporânea segundo a qual o Estado é a entidade que exerce o monopólio da violência legítima em um território é devida a Max Weber. A relação entre o emprego justificado da coerção e a origem do Estado, no entanto, é comum a um conjunto de filosofias políticas, difundidas na modernidade, designadas “contratualistas”, que desenvolveram uma ordenação racional e laica do tema do poder cabível ao soberano e que apregoavam o direito igualitário dos cidadãos.
Consoante ao acima exposto, qual é a alternativa que enuncia CORRETAMENTE, na tradição contratualista, a posição segundo a qual o Estado deve exercer o monopólio da violência legítima?
Pastas
06