
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Teoria Sociológica
Questão 46 6325558
CESMAC Medicina 1° Dia 2022A Sociologia como ciência tem muita importância nos currículos acadêmicos, pois:
Questão 47 5268357
CESMAC 1° Dia 2021.2Sendo a sociabilidade um constitutivo essencial do ser humano, existe a necessidade de uma Ciência específica que nos ajude a melhor compreender o homem, no seu agir social.
O nome desta Ciência específica é:
Questão 18 6847085
Unioeste Tarde 2021Como as instituições políticas que o precederam historicamente, o Estado é uma relação de homens dominando homens, relação mantida por meio da violência legítima (isto é, considerada como legítima). Para que o Estado exista, os dominados devem obedecer à autoridade alegada pelos detentores do poder.
WEBER, Max. “A Política como vocação” in: Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982
A fórmula contemporânea segundo a qual o Estado é a entidade que exerce o monopólio da violência legítima em um território é devida a Max Weber. A relação entre o emprego justificado da coerção e a origem do Estado, no entanto, é comum a um conjunto de filosofias políticas, difundidas na modernidade, designadas “contratualistas”, que desenvolveram uma ordenação racional e laica do tema do poder cabível ao soberano e que apregoavam o direito igualitário dos cidadãos.
Consoante ao acima exposto, qual é a alternativa que enuncia CORRETAMENTE, na tradição contratualista, a posição segundo a qual o Estado deve exercer o monopólio da violência legítima?
Questão 25 6847178
Unioeste Tarde 2021A respeito dos autores clássicos das ciências sociais é INCORRETO afirmar.
Questão 37 3249094
EsPCEx 2° Dia 2020Na Inglaterra do final do século XVIII, com relação à divisão social do trabalho, as mudanças advindas da Revolução Industrial nos meios de produção foram analisadas e publicadas sob o título “A Riqueza das Nações”, cujo autor foi
Questão 11 5694092
Unit-AL Medicina 2° Dia 2020O Liberalismo é uma ideologia que pode ser definida como um conjunto de ideias políticas e econômicas cuja premissa é a liberdade e a defesa, em que a sociedade e o Estado devem ter suas bases e justificativas nesse ideal. Esse pensamento evoluiu muito desde o seu surgimento até os dias atuais e se tornou um movimento que discute o papel do Estado, as liberdades políticas e a economia dos indivíduos. O pensamento liberal rejeita toda e qualquer poder absoluto, tanto que combateu o Antigo Regime, os Regimes Totalitários e as Ditaduras. Pode-se pensar também no Liberalismo, tanto no campo político como no econômico.
Entre os principais pensadores do Liberalismo, podem ser citados