
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Sociologia - Teoria Sociológica
Questão 70 6748120
UECE 2° Fase 2° Dia 2022A Sociologia Ambiental, não restrita às discussões sobre a questão do meio ambiente e o engajamento político a favor da preservação da natureza, se caracteriza por ser um ramo de estudos que investiga os valores culturais e as crenças que motivam as pessoas a “usarem o meio ambiente num sentido particular” (BUTTEL, 1992) e cuida de explicar e entender as eventuais implicações para os consensos, as divergências e os conflitos sociais em torno de tal temática importante para o desenvolvimento sustentável das sociedades contemporâneas. De forma sintética, esta especificidade sociológica possui o foco na compreensão e explicação dos fenômenos sociais envoltos na busca pelo equilíbrio entre sociedades humanas e natureza.
BUTTEL, Frederick H. A sociologia e o meio ambiente: um caminho tortuoso rumo à ecologia humana. Perspectivas, São Paulo, nº. 15, p. 69-94. 1992.
No que diz respeito à Sociologia ambiental, assinale a afirmação verdadeira.
Questão 77 6752145
UECE 2° Fase 2° Dia 2022Zygmunt Bauman (1925-2017), sociólogo autor de debates teóricos sobre a pós-modernidade ou, como ele denomina, a modernidade líquida, faz uma análise crítica ao que ele chamou de “amizade Facebook”, própria desses tempos de redes sociaisvirtuais e das novas tecnologias de comunicação e informação. Em entrevista concedida ao projeto Fronteiras do Pensamento no ano de 2011, que é parte da programação do Café Filosófico CPFL – tal entrevista de Bauman é facilmente encontrada no site de compartilhamentos de vídeos Youtube –, este sociólogo conta que um “viciado em Facebook” se gabou que tinha feito em um dia, apenas, 500 novas amizades, nesta referida rede social-virtual. Bauman retrucou, no entanto, dizendo que ele, na época com 86 anos, não tinha conseguido ter tantos amigos durante toda a sua vida. Porém, Bauman afirma que, provavelmente, os significados de “amigo” que ele e o referido “viciado em Facebook” possuem não são os mesmos, mas são, na verdade, bem diferentes.
Sobre os significados dessa “amizade Facebook” e da concepção de “amigo” que Bauman aponta ser diferente, é correto dizer que
Questão 34 5945631
PUC-GO Medicina 2021/1Leia o fragmento:
Quando o mal-estar com o mundo atual surge na mesa de bar, pode contar: alguém vai sacar a palavra “líquido”. Mas o papo vai além do chope: em uma das maiores livrarias da Zona Sul do Rio, todos os clientes abordados pelo GLOBO disseram conhecer bem o termo. As interpretações variam, mas são sempre associadas a mudanças bruscas, vida acelerada, afetos passageiros... O tal cotidiano pós-moderno.
— Tenho uma amiga que usa “líquido” direto. Para falar de rolos, emprego... Tudo é líquido — conta Victor Furtado, de 22 anos, atingido pelo “liquidez” na faculdade de Psicologia.
[...]
Amor líquido (BAUMAN, 2004), por exemplo, trata da afetividade de um tempo em que tudo é passageiro, conceito ideal para a era de aplicativos como o Tinder
(Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/ tudo-liquido-como-um-termo-filosofico-se-torna-parte- -do-vocabulario-das-pessoas-23438519. Acesso em: 24 jan. 2020.)
No Brasil, o termo liquidez chegou por meio das ideias do pensador polonês Zygmunt Bauman (1925- 2017). Ele trouxe algumas palavras-chave, tais como: “Modernidade líquida”, “Amor líquido”, “Vida líquida”... até “Mal líquido”.
A respeito dessa temática, analise as assertivas a seguir:
I - No que se refere ao “Amorlíquido”, Bauman propõe a diferenciação entre parentesco e afinidade. O primeiro seria o laço irredutível: o laço de sangue; já o segundo é eletivo e escolhido. Bauman afirma que as relações de parentesco como a de afinidade, por causa de suas definições, não adentram no universo de “Amor líquido”. Portanto, a ideia de “Amor líquido” só é possível nas relações virtuais.
II - O diferencial de Bauman são as metáforas com as quais o público facilmente se identifica. Por exemplo, ele propõe uma correlação entre a relação social e a chamada conexão. Em suas pesquisas, Bauman observa os sites de relacionamento e percebe que a facilidade de esquecer o outro, de se desconectar, é o que agrada ao usuário desses sites de encontros.
III - Segundo Bauman, a sociedade não está consciente da liquidez do mundo, por conseguinte é uma questão de “abrir os olhos”. A sociedade precisa entender as urgências do mundo, tais como: o aquecimento global, os recursos planetários incapazes de sustentar a filosofia e a prática de crescimento econômico e de consumo infinito. Portanto, é preciso romper com a modernidade (velhas ideias) e adentrar na pós-modernidade, enxergando as urgências do mundo.
IV - Bauman propõe uma crítica às relações, pois essas se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que as pessoas envolvidas estão a fim de ter. Nas relações atuais, o homem não se arrisca a amar sinceramente (entregar-se). O autor leva isso até para o campo político: é na falta do verdadeiro amor que a militância se perde. Não há amor pela causa, não há tentativa de manter um relacionamento com o programa de um coletivo, de um partido ou de um movimento.
Em relação às assertivas analisadas, assinale a única alternativa que apresenta todos os itens corretos:
Questão 65 6103268
ENEM 1° Dia 2021Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, a rapidamente conclui que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.
ENGELS, F. À situação da classe trabalhadora na ingisterra São Paulo Botempo, 2010
No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)
Questão 71 6411604
ENEM 1° Dia Reaplicação 2021A antiga condição de emprego construía, por assim dizer, a vida humana, que podia ser planejada. Tanto os trabalhadores como os donos de fábrica sabiam muito bem que iriam se encontrar novamente amanhã, no ano seguinte, pois os dois lados dependiam um do outro. E porque todos sabiam disso podiam brigar uns com os outros, mas no final tendiam a concordar com um modus vivendi. Bem, nada disso existe hoje. A maioria das pessoas não pode planejar seu futuro muito tempo adiante.
PALLARES-BURKE, M. L. G. Entrevista com Zygmunt Bauman. Tempo Soc., n. 1, 2004 (adaptado).
No trecho da entrevista, o sociólogo Zygmunt Bauman analisa as modificações no mundo do trabalho e suas repercussões no que se refere à
Questão 22 6847152
Unioeste Tarde 2021Em A Sociologia de Anthony Giddens, (Rio de Janeiro: Vozes, 2016), Jean Nizet afirma que uma das principais contribuições do sociólogo inglês Anthony Giddens, autor de A Constituição da Sociedade (1984) e As Consequências da Modernidade (1991), foi romper as barreiras entre as diversas disciplinas (história, geografia, filosofia, sociologia, economia, linguística, etc). Os seus primeiros trabalhos são conhecidos por revisar as bases teóricas clássicas da tradição sociológica, lançando um novo olhar sobre as bases fundantes da Sociologia, que viria acompanhado de um novo quadro metodológico. Uma das principais críticas feitas por Giddens aos autores clássicos é o legado negativo dos dualismos presentes na produção teórica da Sociologia.
Sobre os estudos de Giddens sobre a teoria social clássica e sua “teoria da estruturação”, é CORRETO afirmar.