Questões de Sociologia - Trabalho e Estratificação Social - Teorias de Estratificação Social
43 Questões
Questão 105 6926773
UnB 1° Dia 2022Crianças são as principais vítimas da crise
Mais de 17 milhões de brasileiros até 14 anos de idade sobreviveram em 2020 abaixo da linha de pobreza, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse contingente equivalente a 38,6% da população nessa faixa etária , 3,9 milhões estavam em situação extrema, a de miséria. Além dos mais jovens, a pobreza atinge com mais força as pessoas de cor preta ou parda. São quase três vezes mais negros do que brancos na extrema pobreza. Cerca de 8,8 milhões abaixo da linha de miséria são pretos ou pardos, o que representa quase 75% do total de pessoas nessa condição. Os brancos na miséria, em 2020, totalizavam 3,2 milhões. Entre os brasileiros abaixo da linha de pobreza, 36,8 milhões eram negros, enquanto os brancos somavam quase 13,6 milhões.
Internet: economia.uol.com.br (com adaptações).
Programas sociais que priorizem o combate à exclusão social da população negra não se justificam, na medida em que há também brancos em situação de exclusão.
Questão 35 6901904
EBMSP Medicina 2022/1Enquanto na sociedade primitiva a organização entre os homens se fundamentava na propriedade coletiva e nos laços de sangue, na sociedade que começou a se dividir em classes, a propriedade passou a ser privada, e os laços de sangue retrocederam diante do novo vínculo que a escravidão estabeleceu. Neste sentido, as transformações ocorridas no modo de produção e nas relações de trabalho têm importância fundamental para a compreensão da dinâmica econômica, bem como das relações sociais no mundo contemporâneo.
DALLAGO, C. S. T. Relações de trabalho e modo de produção capitalista. Sem. de Saúde do Trabalhador de Franca, set. 2010. Disponível em: http://www.proceedings. scielo.br> Acesso em: nov. 2021. Adaptado.
Com base na leitura do texto, é correto afirmar que a evolução do trabalho para os moldes capitalistas possibilitou
Questão 6 6431008
UEA-Específico Humanas 2022Enquanto a desigualdade de renda atingia o seu ponto mais alto na América Latina, seguida pela África, ela era em geral baixa em vários países asiáticos, onde uma reforma agrária bastante radical fora imposta pelas forças de ocupação americanas: Japão, Coreia do Sul e Taiwan. Observadores dos triunfos industrializantes desses países têm se perguntado se eles foram favorecidos pelas vantagens sociais ou econômicas dessa situação. Em compensação, observadores do avanço da economia brasileira têm-se perguntado até onde ele tem sido refreado pela espetacular desigualdade de sua distribuição de renda.
(Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX, 1998. Adaptado.)
O texto compara os desenvolvimentos industriais dos países asiáticos com o do Brasil, empregando como critério de análise
Questão 25 6325498
CESMAC Medicina 1° Dia 2022/1O marxismo tem importantes observações feitas ao capitalismo. Entre elas, deve ser destacada:
Questão 47 6091255
ENEM 1° Dia (Prova Azul) 2021Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que à economia como um todo. Sob essas condições. é quase inevitável que a riqueza herdada supere à riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que à concentração do capital atinja níveis muito altos.
PIXETTY, T O copitai no século Xx1 Ro de Janeiro intrinseca. 2014 (adaptado)
Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)
Questão 25 5104763
UEMA 1° Dia PAES 2021Analise a seguinte imagem sobre desigualdade de gênero e mercado de trabalho.
O problema social evidenciado na charge é explicado pelo conceito sociológico de
Pastas
06