Questões de Sociologia - Trabalho e Estratificação Social - Desigualdades Sociais
109 Questões
Questão 32 13476457
UFU 1ª Fase 2024/2Considere a charge abaixo.
Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-aumento-da-populacao-de-rua/. Acesso em: 25 nov. 2023.
Assinale a alternativa que constitui o problema social urbano representado na charge acima.
Questão 45 11684352
UNIMONTES - Especifica Manhã - Biológicas 2024Uma das áreas temáticas mais discutidas pela Sociologia, na atualidade, considera as disparidades entre as pessoas, que podem decorrer de bases econômicas, políticas e sociais. Ela trata da distinção ou diferenciação entre pessoas de uma mesma sociedade, por causa do acesso à renda, ao trabalho e, consequentemente, ao dinheiro. Nesse campo, discute-se, por exemplo, como as pessoas de níveis de renda diferentes são afetados pelo desemprego, pelas condições de moradia e trabalho, pelo acesso aos serviços públicos, acesso à cultura e, finalmente, às instâncias políticas e de poder.
Essa área de estudos aborda, essencialmente, a
Questão 26 11680724
UNIMONTES - Especifica Manhã - Exatas 2024Uma das áreas temáticas mais discutidas pela Sociologia, na atualidade, considera as disparidades entre as pessoas, que podem decorrer de bases econômicas, políticas e sociais. Ela trata da distinção ou diferenciação entre pessoas de uma mesma sociedade, por causa do acesso à renda, ao trabalho e, consequentemente, ao dinheiro. Nesse campo, discute-se, por exemplo, como as pessoas de níveis de renda diferentes são afetados pelo desemprego, pelas condições de moradia e trabalho, pelo acesso aos serviços públicos, acesso à cultura e, finalmente, às instâncias políticas e de poder.
Essa área de estudos aborda, essencialmente, a
Questão 26 11438575
UNIMONTES - Especifica Manhã - Humanas 2024Uma das áreas temáticas mais discutidas pela Sociologia, na atualidade, considera as disparidades entre as pessoas, que podem decorrer de bases econômicas, políticas e sociais. Ela trata da distinção ou diferenciação entre pessoas de uma mesma sociedade, por causa do acesso à renda, ao trabalho e, consequentemente, ao dinheiro. Nesse campo, discute-se, por exemplo, como as pessoas de níveis de renda diferentes são afetados pelo desemprego, pelas condições de moradia e trabalho, pelo acesso aos serviços públicos, acesso à cultura e, finalmente, às instâncias políticas e de poder.
Essa área de estudos aborda, essencialmente, a
Questão 74 11149521
UECE 1ª Fase 2024/1Charles Wright Mills, sociólogo norte-americano que produziu sua obra entre os anos 1940 e 1950, buscava estudar, a partir dos conceitos de classe social e status, os processos, estratégias e mecanismos de dominação em uma sociedade. Mills em suas pesquisas demonstrava as lógicas sociais das estruturas de poder e como estas eram mantidas pelas elites norte-americanas para a manutenção da sociedade que lhes favorecia.
Considerando essa perspectiva de Mills, avalie as seguintes proposições sociológicas:
I. As elites são compostas por pessoas cujas posições de classe social lhes permitem influenciar e tomar decisões que afetam toda a sociedade.
II. As elites do poder não são solitárias e necessitam de conselheiros, políticos e formadores de opinião para capitanearem seus interesses e escolhas.
III. O status social das elites tem uma íntima relação com a posição na estrutura social e com o reconhecimento de que são uma classe superior na sociedade.
IV. Os estratos sociais dominantes conseguem se manter como elite do poder porque buscam uniões matrimoniais com todas as outras classes sociais.
É correto o que se afirma em
Questão 17 10790088
UFT Tarde 2024/1Mesmo com o avanço da remuneração média em 2022, a desigualdade de renda aumentou nas regiões metropolitanas do Brasil. É o que mostra a 12ª edição do boletim “Desigualdade nas Metrópoles”. De acordo com o estudo que considera a realidade de três grupos de renda – 40% mais pobres, 50% intermediários e 10% mais ricos –, os mais ricos encerraram 2022 ganhando 31 vezes o salário dos mais pobres nas regiões metropolitanas do país.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/04/13/ aumento-da-desigualdade-10percent-mais-ricos-ganham-31-vezes-o-salario-dos-mais-pobres-nasregioes-metropolitanas-diz-estudo.ghtml. (Adaptado)
Sobre a desigualdade socioeconômica no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.
Pastas
06