Questões de Sociologia - Trabalho e Estratificação Social -
122 Questões
Questão 48 14087056
CESMAC Medicina 1º dia 2025.1Disponível em: https://www.fecomercio.com.br/upload/editor/pdfs/regras_sobre_a_vestimenta_do_trabalhador-01.jpg. Acesso em: 30 out. 2024. (Adaptada).
Em muitos ambientes de trabalho, é comum a imposição de vestimentas específicas aos funcionários, decorrente de uma percepção na qual
Questão 52 14525125
UPE 3ª Fase 2º Dia SSA 2024Leia o texto a seguir.
A posição econômica dos agentes sociais desempenha um papel principal na determinação das classes sociais. Mas não se deve deduzir daí que essa posição seja totalmente suficiente para a determinação das classes sociais. Com efeito, para o marxismo, o econômico desempenha efetivamente o papel determinante numa sociedade dividida em classes; mas o político e o ideológico, em suma, a superestrutura, desempenham igualmente um papel importante.
POULANTZAS, Nico. As classes sociais. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/88762/mod_resource/content/1/As%20Classes%20Sociais Acesso em: 30/05/2023.
As classes sociais também podem ser definidas no mundo capitalista como um conjunto de práticas sociais mais bem compreendidas pelo conceito de
Questão 63 13448882
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023O trabalhador pode até saber que sua fábrica produz aviões ou medicamentos, mas a sua parcela de atividade está totalmente subordinada a uma estrutura abstrata, diluída numa massa de atividades conexas, em muitos casos dividida em diversos continentes e em proprietários não visíveis. Ele não se reconhece na materialidade final do seu trabalho, que se lhe afigura como obra da “empresa”, e sua subordinação parece ser ao “sistema”.
FONTES, V. Capitalismo em tempo de uberização: do emprego ao trabalho. Disponível em: www.niepmarx.blog.br. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Segundo o texto, a razão para a dificuldade do trabalhador em reconhecer o seu labor é a
Questão 30 11327045
FAMEMA 2023/2Em todo o planeta, observam-se as mesmas paisagens urbanas. Por toda parte, estabelecem-se as mesmas franquias comerciais, homogeneizando os modelos dos shoppings centers, dos loteamentos, cadeias de hotéis, rodoviárias, bairros residenciais, balneários, aeroportos: de leste a oeste, de norte a sul, tem-se a sensação de que aqui é como em qualquer outro lugar.
(Gilles Lipovetsky e Jean Serroy. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista, 2015. Adaptado.)
O excerto descreve um fenômeno da história contemporânea, caracterizado
Questão 85 9715511
UFU 1º fase 2023/2Francisca Dantas Mendes, professora do curso de Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Sustentabilidade na Cadeia Têxtil, explica que o Fast Fashion é um modelo em que os produtos são produzidos, consumidos e literalmente descartados em um curto período de tempo, tanto pela má qualidade das roupas quanto pelas constantes mudanças de tendências de moda. [...] Do ponto de vista social, “como não há garantia de volume de produção de roupas, as empresas prestadoras desse tipo de serviço mantêm um número reduzido de funcionários contratados e, quando a demanda pela produção aumenta, ocorre a quarteirização e até a quinteirização do serviço, sendo que, nestes dois últimos casos, o processo ocorre de forma informal e com preços ainda mais reduzidos”, explica a professora. Nesse ambiente de exploração do trabalho, a mão de obra análoga à escravidão prolifera.
ZANFER, Gustavo. O modelo Fast Fashion de produção de vestuário causa danos ambientais e trabalho escravo. Disponível em: https://jornal.usp.br/. Acesso em: 20 abr. 2023. (Fragmento adaptado).
A melhoria das condições de trabalho nesta situação necessita do(a)
Questão 78 9113964
UFPR 2023Considere o texto a seguir:
Os sociólogos franceses Luc Boltanski e Ève Chiapello, em sua obra intitulada O novo espírito do capitalismo (2009), afirmam que a nova política de contratação e as novas organizações da estrutura empresarial (que é global) permitem que o empregador, ao subcontratar a mão de obra, possa ocultar que é o empregador. É o caso de grandes empresas norte-americanas de celulares que transferiram sua produção para empresas fornecedoras na China. [...] Ou seja, levam a alterações contratuais de trabalho que, ao facilitarem os trâmites e a burocracia para a demissão de empregados, como é o caso dos chamados temporários, aumentam a sensação de insegurança dos trabalhadores.
(ARAÚJO, Silvia Maria de Araújo; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia. São Paulo: Scipione, 2016. p. 152.)
Sobre os problemas relativos à transformação no mundo do trabalho no século XXI, é corretor afirmar:
Pastas
06