Questões de Sociologia - Trabalho e Estratificação Social - Modelos de Produção
166 Questões
Questão 92 13249484
UNICENTRO 2024É uma atividade econômica controlada por empresas que operam através de plataformas digitais. Nessa atividade, direitos trabalhistas são flexibilizados ou eliminados por completo, riscos e custos são transferidos para os trabalhadores e a remuneração se dá por produção.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, esse fenômeno.
Questão 27 11036142
UTFPR Verão 2024O fordismo-taylorismo, enquanto sistema de produção e de administração identificado no século XX, foi o ápice de um processo em que o trabalho humano pode ser reduzido a um conjunto de gestos simples, observáveis, previsíveis e repetitivos que permitiram em muitos casos a sua realização por máquinas. Essa percepção fez com que se difundisse a crença e, muitas vezes o temor, de que o ser humano fosse substituído por robôs.
Assinale a alternativa que denomina o processo de substituição por máquinas do trabalho do ser humano, incluindo as diversas habilidades, no âmbito da produção:
Questão 47 8564040
ENEM PPL 1° Dia 2022Há quinze anos, a média de cana cortada era de seis toneladas por trabalhador por dia. Hoje, os trabalhadores cortam dez toneladas. Intensificou-se o ritmo da jornada de trabalho para que o trabalhador seja competitivo. A referência dele passou a ser a máquina. As usinas, para terem um trabalhador com esse perfil, não podem tratar- -lhes como os migrantes de antigamente. Ele precisa de uma comida especial. Então, melhorou o padrão de alimentação. Precisa de descanso especial, por isso os alojamentos foram melhorados.
O paradoxo no mundo do trabalho. Disponível em: http://amaivos.uol.com.br. Acesso em: 19 maio 2013 (adaptado).
Na perspectiva apresentada no texto, as melhorias das condições de vida do trabalhador são explicadas pelo(a)
Questão 64 6748065
UECE 2ª Fase 2° Dia 2022/1É central, na teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx, a relação entre capital e trabalho. Nesta perspectiva teórica, a referida relação é fundada na contradição e na exploração do capital sobre o trabalho. E é nesta relação de exploração que se explica a dominação de uma classe – a que é detentora dos meios produtivos – sobre as outras, nas sociedades modeladas, pelo sistema econômico capitalista.
Sobre a relação capital e trabalho, na teoria marxiana, é correto dizer que
Questão 38 6325535
CESMAC Medicina 1° Dia 2022/1Para essa corrente demográfica, haveria uma total incompatibilidade entre a capacidade de reprodução humana e a possibilidade de produção dos meios de subsistência, uma vez que a população, quando não controlada, tende a crescer em progressão geométrica, enquanto os meios de subsistência aumentam em progressão aritmética (Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH • São Paulo, julho 2011).
O texto está referindo-se à seguinte corrente da demografia:
Questão 18 6305506
UFT Tarde 2022/1Com a Revolução Industrial emergem novas formas de organização do trabalho e essas se modificam no decorrer do desenvolvimento da sociedade capitalista. A organização do trabalho que se consolidou durante o século XX, se caracteriza pela “[...] produção em massa, através da linha de montagem e de produtos mais homogêneos; através do controle dos tempos e movimentos pelo cronômetro taylorista e da produção em série [...]; pela existência do trabalho parcelar e pela fragmentação das funções; pela separação entre elaboração e execução no processo de trabalho; pela existência de unidades fabris concentradas e verticalizadas e pela constituição\consolidação do operário-mas-as, do trabalhador coletivo fabril, entre outras dimensões”.
Fonte: ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2011.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essa forma de organização do trabalho.
Pastas
06