Questões de Sociologia - Cultura - Cultura e Sociedade - Cultura Popular
57 Questões
Questão 48 10735005
ETEC 2024Há milênios, os seres humanos utilizam os corpos celestes como ferramenta para marcação da passagem do tempo. Embora sob o mesmo céu, povos diferentes o experienciaram de formas variadas e, para identificar os movimentos celestes, criaram regiões que eram, basicamente, desenhos formados pela união de estrelas, como em um jogo de ligar os pontos. Dessa forma, as mesmas estrelas compuseram diversas constelações ao longo da História e estiveram associadas a diferentes significados e simbologias.
No Egito Antigo, a constelação de Escorpião marcava o período das secas na região do Nilo, por conta da posição que essa constelação ocupava no céu nesse período. Já para os Tukanos, grupos indígenas localizados na região do noroeste amazônico, as estrelas que compõem Escorpião fazem parte da maior constelação da cultura Tukano, a constelação da Jararaca, cuja posição ocupada no céu está relacionada ao início do ciclo anual para esses povos. Nessa época do ano, acontecem chuvas intensas, o nível dos rios se eleva e ocorrem as primeiras reproduções dos peixes.
Podemos partir do exemplo citado para inferir corretamente que a interpretação dos fenômenos da natureza
Questão 143 13437998
ENEM PPL 2º Dia (Amarelo – Reaplicação) 2023O Torcidômetro é uma ferramenta para se entender a dinâmica do crescimento ou encolhimento das torcidas dos times de futebol no país. O gráfico mostra a variação percentual, entre 1993 e 2007, das torcidas de cinco times numerados em: I, II, III, IV e V
Disponível em: www.netvasco.com.br. Acesso em: 25 fev. 2009.
Os dados exibidos no gráfico indicam que a torcida que apenas cresceu, entre fevereiro de 2006 e agosto de 2007, foi a torcida do time
Questão 8 8484568
UNICAMP 1° Fase 2023Conheço um povo sem poligamia: o povo macua. Este povo deixou as suas raízes e apoligamou-se por influência da religião. Islamizou-se. (...) Conheço um povo de tradição poligâmica: o meu, do sul do meu país. Inspirado no papa, nos padres e nos santos, disse não à poligamia. Cristianizou-se. Jurou deixar os costumes bárbaros de casar com muitas mulheres para tornar-se monógamo ou celibatário. (...) Um dia dizem não aos costumes, sim ao cristianismo e à lei. No momento seguinte, dizem não onde disseram sim, ou sim onde disseram não.
(CHIZIANE, Paulina. Niketche. Uma história de poligamia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 92.)
Baseando-se no excerto e na leitura da obra, é correto afirmar que
Questão 43 8345574
FUVEST (USP) 2023I.
“É indispensável romper com todas as diplomacias nocivas, mandar pro diabo qualquer forma de hipocrisia, suprimir as políticas literárias e conquistar uma profunda sinceridade pra com os outros e pra consigo mesmo. A convicção dessa urgência foi pra mim a melhor conquista até hoje do movimento que chamam de ‘modernismo’. Foi ela que nos permitiu a intuição de que carecemos, sob pena de morte, de procurar uma arte de expressão nacional”.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O lado oposto e outros lados, 1926.
II.
“Trazendo de países distantes nossas formas de convívio, nossas instituições, nossas ideias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente muitas vezes desfavorável e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra”.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil, 1936.
Os dois excertos do historiador e crítico literário Sérgio Buarque de Holanda salientam que a cultura brasileira somente completará a sua formação quando
Questão 94 9361293
UNICENTRO 2022Sobre o conceito de cultura, relacione os conceitos e as expressões, na coluna da esquerda, com sua respectiva caracterização, na coluna da direita.
(A) Caracteriza-se pela tendência em considerar as formas de pensar, agir e sentir que identificam uma determinada cultura a partir de seu contexto sóciohistórico e sua lógica própria.
(B) Expressão que identifica as produções culturais selecionadas, adaptadas e produzidas pela Indústria Cultural.
(C) Caracteriza-se pela tendência em julgar formas de agir, pensar e sentir de culturas diferentes da sua própria cultura como inferiores, exóticas, primitivas ou selvagens.
(D) Identifica bens e expressões culturais tradicionais. É, geralmente, associada a expressões folclóricas.
(E) Identifica costumes e saberes que são socialmente valorizados. É, geralmente, direcionada à elite.
(I) Etnocentrismo
(II) Relativismo
(III) Cultura de massa
(IV) Cultura erudita
(V) Cultura popular
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 47 8077067
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022O povo Kambeba é o povo das águas. Os mais velhos costumam contar que o povo nasceu de uma gota-d'água que caiu do céu em uma grande chuva. Nessa gota estavam duas gotículas: o homem e a mulher. “Por essa narrativa e cosmologia indígena de que nós somos o povo das águas é que o rio nos tem fundamental importância”, diz Márcia Wayna Kambeba, mestre em Geografia e escritora. Todos os dias, ela ia com o pai observar o rio. lá em silêncio e, antes que tomasse para si a palavra, era interrompida. “Ouça o rio”, o pai dizia. Depois de cerca de duas horas a ouvir as águas do Solimões, ela mergulhava. “Confie no rio e aprenda com ele”, “Fui entender mais tarde, com meus estudos e vivências, que meu pai estava me apresentando à sabedoria milenar do rio”.
Rios amazônicos influenciam no agro e em reservatórios do Sudeste.
Disponível em www.uo com.br Acesso em 14 out. 2021.
Pelo descrito no texto, o povo Kambeba tem o rio como um(a)
Pastas
06