Questões de Sociologia - Cultura - Cultura e Sociedade - Gerações X, Y e Z
13 Questões
Questão 34 5945631
PUC-GO Medicina 2021/1Leia o fragmento:
Quando o mal-estar com o mundo atual surge na mesa de bar, pode contar: alguém vai sacar a palavra “líquido”. Mas o papo vai além do chope: em uma das maiores livrarias da Zona Sul do Rio, todos os clientes abordados pelo GLOBO disseram conhecer bem o termo. As interpretações variam, mas são sempre associadas a mudanças bruscas, vida acelerada, afetos passageiros... O tal cotidiano pós-moderno.
— Tenho uma amiga que usa “líquido” direto. Para falar de rolos, emprego... Tudo é líquido — conta Victor Furtado, de 22 anos, atingido pelo “liquidez” na faculdade de Psicologia.
[...]
Amor líquido (BAUMAN, 2004), por exemplo, trata da afetividade de um tempo em que tudo é passageiro, conceito ideal para a era de aplicativos como o Tinder
(Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/livros/ tudo-liquido-como-um-termo-filosofico-se-torna-parte- -do-vocabulario-das-pessoas-23438519. Acesso em: 24 jan. 2020.)
No Brasil, o termo liquidez chegou por meio das ideias do pensador polonês Zygmunt Bauman (1925- 2017). Ele trouxe algumas palavras-chave, tais como: “Modernidade líquida”, “Amor líquido”, “Vida líquida”... até “Mal líquido”.
A respeito dessa temática, analise as assertivas a seguir:
I - No que se refere ao “Amorlíquido”, Bauman propõe a diferenciação entre parentesco e afinidade. O primeiro seria o laço irredutível: o laço de sangue; já o segundo é eletivo e escolhido. Bauman afirma que as relações de parentesco como a de afinidade, por causa de suas definições, não adentram no universo de “Amor líquido”. Portanto, a ideia de “Amor líquido” só é possível nas relações virtuais.
II - O diferencial de Bauman são as metáforas com as quais o público facilmente se identifica. Por exemplo, ele propõe uma correlação entre a relação social e a chamada conexão. Em suas pesquisas, Bauman observa os sites de relacionamento e percebe que a facilidade de esquecer o outro, de se desconectar, é o que agrada ao usuário desses sites de encontros.
III - Segundo Bauman, a sociedade não está consciente da liquidez do mundo, por conseguinte é uma questão de “abrir os olhos”. A sociedade precisa entender as urgências do mundo, tais como: o aquecimento global, os recursos planetários incapazes de sustentar a filosofia e a prática de crescimento econômico e de consumo infinito. Portanto, é preciso romper com a modernidade (velhas ideias) e adentrar na pós-modernidade, enxergando as urgências do mundo.
IV - Bauman propõe uma crítica às relações, pois essas se desenvolvem com aquilo que já se tem, não com aquilo que as pessoas envolvidas estão a fim de ter. Nas relações atuais, o homem não se arrisca a amar sinceramente (entregar-se). O autor leva isso até para o campo político: é na falta do verdadeiro amor que a militância se perde. Não há amor pela causa, não há tentativa de manter um relacionamento com o programa de um coletivo, de um partido ou de um movimento.
Em relação às assertivas analisadas, assinale a única alternativa que apresenta todos os itens corretos:
Questão 47 1519180
CESMAC Medicina 1° Dia 2020/1Quando falamos em herança social, estamos nos referindo:
Questão 55 2572046
UPE 3ª Fase 2° Dia SSA 2019Observe a foto a seguir:
Sobre a causa de mudança social nela referida, é CORRETO afirmar que
Questão 47 331094
CESMAC Medicina 1° Dia 2018/2Podemos conceituar Herança Social como sendo:
Questão 62 328943
CESMAC Demais Cursos 2015/2A humanidade tem, ao longo da história, seu desenvolvimento promovido, sobretudo pela ‘herança social’:
Questão 33 278253
FACASPER 2015Mafalda é uma personagem do artista argentino Quino. Suas críticas sociais são sempre contundentes, permeadas por humor ácido. Apesar da origem argentina do autor, a HQ a seguir pode ser interpretada considerando o contexto latino-americano. O diálogo travado na charge explicita a
Pastas
06