Questões de Sociologia - Cultura - Diversidade Cultural / Antropologia - Escola de Frankfurt / Indústria cultural
28 Questões
Questão 24 10445290
UFMS Digital 2023Analise o trecho da canção “Admirável chip novo”, interpretada por Pitty, e a tirinha do cartunista Quino.
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
[...]
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
(https://vagalume.com.br)
(Toda Mafalda, 2010.)
A temática da canção e da tirinha exprime o conceito de
Questão 76 10324583
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023A diversão é o prolongamento do trabalho sob o capitalismo tardio. Ela é procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado para se pôr de novo em condições de enfrentá-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanização atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre a sua felicidade, ela determina tão profundamente a fabricação das mercadorias destinadas à diversão que essa pessoa não pode mais perceber outra coisa senão as cópias que reproduzem o próprio processo de trabalho.
ADORNO, T.;: HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
No texto, o tempo livre é concebido como
Questão 23 8533779
Unioeste Tarde 2023Em 1937, o sociólogo alemão Max Horkheimer publicou a obra Teoria Tradicional e Teoria Crítica, que é considerada o manifesto da Escola de Frankfurt. Dez anos depois, Adorno e Horkheimer publicariam a obra Dialética do Iluminismo, e desenvolveram o conceito de Indústria Cultural no ensaio A Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas, estabelecendo uma proximidade com a teoria social do conhecimento. A expressão indústria cultural, nas palavras dos dois pensadores, apontava para uma sociedade marcada pelo princípio da indiferença e pela equivalência de homens e coisas como valor de troca de mercado.
A partir do exposto sobre o conceito de Indústria Cultural, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 39 8340792
UEMA PAES 2023As imagens I e II retratam situação-problema concernente às relações sociais e ao consumismo na era pósmoderna
Leia o texto sobre a série britânica Black Mirror, que retrata a influência das redes sociais nas atitudes cotidianas das pessoas.
A série britânica Black Mirror (Espelho preto) retrata, no episódio Nosedive [Queda livre], uma cidade futurista onde as pessoas avaliam e são avaliadas o tempo todo por suas postagens e atitudes diárias. O resultado dessa avaliação ocorre por meio da quantidade de likes (curtidas) que as pessoas recebem e, assim determina-se, por exemplo, que tipo de carro as pessoas podem alugar, que tipo de casa podem comprar e até mesmo que tipo de evento podem frequentar, ou seja, as notas geradas pelo número de likes, determinam o status social das pessoas.
As imagens I e II ilustram dois momentos distintos da personagem principal, Lacie, que encara o processo com destrutiva obsessão por likes e aprovação alheia. Na imagem I, a personagem (com roupão e toalha na cabeça) sorri numa self de apresentação que mostra sua nota de avaliação positiva nas redes sociais. Na imagem II, Lacie aparece com aspecto sujo, cabelos desarrumados e com maquiagem borrada, forçando um sorriso na tentativa de mostrar que continua a mesma pessoa, ainda que tenha recebido avaliação negativa. Com o rebaixamento de suas notas e, consequentemente, sua marginalização social a personagem demonstra seu desespero em meio à falta de aprovação social. Além dessa representação sobre as relações e as conexões entre os indivíduos nas redes sociais, o episódio Nodivide traz também uma reflexão sobre a ideia de conquistar a felicidade, a partir do consumismo orientado socialmente.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11/episodi HYPERLINK "https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11 (adaptado)
O conceito de modernidade líquida, apresentado por Zygmunt Bauman, pode ser referência para a análise do texto, pois a situação-problema retratada traduz
Questão 20 6307331
UNITINS Tarde 2020/1Observando as ideias dos pensadores da Escola de Frankfurt, a indústria cultural tem como único objetivo a dependência e a alienação dos homens. Ao deixar transparecer o mundo nos anúncios que divulga, ela seduz as massas para o consumo das mercadorias culturais, a fim de que se esqueçam da exploração que sofrem nas relações sociais de produção.
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. A indústria cultural – o iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002(adaptado)
Considerando o texto anterior, e segundo os pensadores da Escola de Frankfurt, é correto afirmar que:vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.
I. A indústria cultural utiliza padrões que se repetem com o propósito de formar uma estética voltada ao consumismo e à alienação.
II. A indústria cultural promove nos indivíduos uma pseudo satisfação que impede o desenvolvimento de visão crítica.
III. A indústria cultural faz dos indivíduos seu objeto, distanciando-os de uma autonomia consciente.
IV. A indústria cultural cria necessidades próprias do sistema
vigente, levando os indivíduos a praticar o consumo incessante.
É correto o que se afirma em.
Questão 40 4469550
Unichristus 1° Dia 2020/2A Escola de Frankfurt acreditava que a teoria crítica social deveria ser abrangente e direcionada para a totalidade da sociedade. Ela devia melhorar nosso entendimento sobre a organização social, ao integrar todos os principais estudos da Ciência Social. A teoria crítica procura entender as diversas formas por meio das quais vários grupos sociais são oprimidos.
Disponível em: https://www.educabras.com. Acesso em: 12 mar. 2020 (adaptado).
A partir desse trecho, pode-se inferir que a teoria crítica
Pastas
06