Questões de Sociologia - Cultura - Diversidade Cultural / Antropologia - Identidade
285 Questões
Questão 65 13479143
ENEM 1º Dia (Azul) 2024Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais policêntricas, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
De acordo com o texto, o processo apresentado contribui para
Questão 113 12597871
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2Atente para o seguinte enunciado sobre um processo antropológico: Há neste processo sempre uma sobredeterminação ou uma falta, mas nunca um ajuste completo, uma totalidade em si. Este processo obedece à lógica do “mais-que-um” e envolve além de um trabalho discursivo, o fechamento e a marcação de fronteiras simbólicas; ele produz fronteiras. No fim, para se consolidar, este processo requer aquilo que é “deixado de fora”, o exterior que o constitui.
O enunciado acima se refere teoricamente
Questão 34 10583588
UNESP 2024/1O espaço urbano é onde proliferavam a pobreza e certa autonomia dos desqualificados sociais, bastante incômoda para as autoridades. Era justamente este o espaço social das mulheres pobres, livres, forras e escravizadas. Circulavam pelas fontes públicas, tanques, lavadouros, pontes, ruas e praças da cidade, onde era jogado o lixo das casas e o mato crescia a ponto de ocultar escravizados fugidos: o seu espaço social era justamente o ponto de interseção onde se alternavam e se sobrepunham as áreas de convívio das vizinhanças e dos forasteiros; a do fisco municipal e a do pequeno comércio clandestino; as margens da escravidão e do trabalho livre, o espaço do trabalho doméstico e o de sua extensão ou comercialização pelas ruas…
(Maria Odila Leite da Silva Dias. “Mulheres sem história”. In: Revista de História, 1983. Adaptado.)
Ao tratar de São Paulo do século XVIII, o excerto estabelece um paralelo entre a condição das mulheres no espaço urbano e
Questão 28 11463673
UEMA 60+ 2023Hagar, o Horrível, é uma personagem de quadrinhos, criada em 1973 por Dik Browne. Analise a tira a seguir que retrata um diálogo entre dois personagens acerca da humanidade.
No segundo quadrinho, ao ser questionado sobre quem iria dizer para as pessoas o que é bom para elas, o personagem 2 responde: “Eu”.
Ao analisar a fala do personagem, de uma perspectiva sociológica, afirma-se que a postura apresentada configura-se etnocêntrica, pois
Questão 54 10324545
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023A torcida do Fluminense inicia um movimento para mudar a letra de uma das músicas mais populares das arquibancadas tricolores. Grupos pedem a remoção do termo “mulambo imundo”, em uma provocação direta ao Flamengo. Mulambo é um termo que surgiu em Angola, na época da escravatura, e eles eram chamados de mulambos pelos senhores de engenho, os patrões das fazendas.
Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 23 nov. 2021.
Qual mudança no comportamento social a proposta reportada no texto reflete?
Questão 9 10151253
URCA 2º Dia 2023/1No livro Memórias da Plantação, da artista e pesquisadora angolana Grada Kilomba, ela escreve sobre a presença do colonialismo no tempo presente, transcendendo os idos dos séculos XVI ao XIX. Segundo a artista, as memórias deste passado estão vivas, enterradas em nossa mente, e elas estão sempre prontas para serem contadas e recontadas. Para o linguista neerlandês, Teun A. van Dijk, no livro Discurso e Poder o racismo transpõe os atos de xingamentos e se manifesta na prática discursiva do cotidiano, nos roteiros, imagens e no audiovisual da mídia publicitária e nos discursos oficiais. Em 2008, uma pesquisa de opinião global sobre ações governamentais para prevenir a discriminação racial entrevistou pessoas de 16 países. A China ficou em segundo lugar - 90% dos chineses disseram que igualdade racial é importante. Observe o conjunto de figuras abaixo:
Figura 1. A figura Chlorinol e uma gravura do final do século XIX usada como publicidade de promoção do sabão alvejante de mesmo nome, publicada em jornal inglés do ano de 1907. A tradução da legenda: "Nós iremos usar Chlorinol e ficar como o negro branco."
Figura 2. O anúncio da Devassa Tropical Dark, veiculado entre 2010 e 2011, trazia uma ilustração de uma mulher negra, em pose sensual e com um vestido de gala com as costas abertas, junto à mensagem: é pelo corpo que se conhece a verdadeira negra.
Figura 3. Anúncio do sabão Qiaobi veiculado na China em 2016. Quadro à quadro, na propaganda há uma jovem chinesa lavando roupas. Um homem negro de cabelos crespos, com marcas claras no rosto, surge em cena. Após ambos se olharem sugestivamente, ela insere um tablete de sabão Qiaobi na boca dele. Em seguida, a jovem empurra o homem para dentro de uma máquina de lavar. Após instantes, o homem negro reaparece transformado em um chinês de pele clara e cabelos lisos. A jovem parece estar encantada com o resultado.
Após a leitura das imagens e suas respectivas legendas, marque a alternativa CORRESPONDENTE:
I. Historicamente as expansões marítimas e o imperialismo europeu sobre os territórios africano, asiático e da Oceania provocou dizimação, o empobrecimento cultural, material e moral desses povos não europeus.
II. O colonialismo é compreendido como um sistema sociopolítico, cultural, econômico e ideológico que sistematizou o racismo contra povos não europeus, e suas práticas culturais. O colonialismo se impõe, a partir do poder econômico até os dias atuais, seja no discurso do cotidiano, na publicidade ou nos discursos oficiais da economia e das instituições públicas e privadas.
III. A primeira figura apresenta uma forma de discriminação racial comum na publicidade comercial do século XIX. Na segunda figura têm-se uma representação que valoriza o corpo da mulher negra, sendo exaltada por suas verdadeiras qualidades. Na terceira figura, há uma representação que reforça o ideal racista das propagandas comerciais do século XIX.
IV. Na década de 1960 houve uma nova fase para as mulheres que lutavam pelo fortalecimento do movimento feminista, incluindo a emancipação dos seus corpos, autonomia, liberdade e igualdade de direitos; neste contexto os negros nos Estados Unidos protestavam contra a brutalidade policial, a segregação, a discriminação e pela conquista de direitos civis.
Pastas
06