Questões de Sociologia - Cultura - Diversidade Cultural / Antropologia - Cultura Popular, Erudita, Mídia e Indústria Cultural
244 Questões
Questão 24 10445290
UFMS Digital 2023Analise o trecho da canção “Admirável chip novo”, interpretada por Pitty, e a tirinha do cartunista Quino.
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
[...]
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva
(https://vagalume.com.br)
(Toda Mafalda, 2010.)
A temática da canção e da tirinha exprime o conceito de
Questão 60 10324554
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Os vapores cruzavam os mares transportando pessoas, mercadorias e ideias, e ainda carregavam a mala postal, repleta de mensagens. Múltiplas histórias escritas atravessavam o oceano buscando por notícias de filhos e pais, irmãos, maridos e esposas, noivos e noivas. As missivas traziam boas e más novas, comunicavam alegremente nascimentos e casamentos, também doenças e mortes; enviavam declarações de amor e fidelidade, fotos de família; encaminhavam conselhos de velhos, pedidos de ajuda e de dinheiro; expediam cartas bancárias e de chamada. Essa literatura epistolar possibilitava a transmissão e reconstrução das tradições. Os deslocamentos tornaram-se um dos mais potentes produtores de escritura ao longo da história.
TRUZZI, O.: MATOS, |. Saudades: sensibilidades no epistolário de e/imigrantes portugueses (Portugal-Brasil 1890-1930). Rev. Bras. Hist., n. 70, jul.-dez. 2015.
Conforme o texto, as correspondências trocadas entre imigrantes no Brasil com os seus países de procedência constituíam um dispositivo tecnológico que possibilitava o(a)
Questão 5 8345043
FUVEST (USP) 2023TEXTO PARA A QUESTÃO
Luc Boltanski e Ève Chiapello demonstram com clareza e sagacidade a capacidade antropofágica do capitalismo financeiro que “engole” a linguagem do protesto e da libertação para transformá-la e utilizá-la para legitimar a dominação social e política a partir do próprio mercado.
Na dimensão do mundo do trabalho, por exemplo, todo um novo vocabulário teve que ser inventado para escamotear as novas transformações e melhor oprimir o trabalhador. Com essa linguagem aparentemente libertadora, passa-se a impressão de que o ambiente de trabalho melhorou e o trabalhador se emancipou.
Assim houve um esforço dirigido para transformar o trabalhador em "colaborador", para eufemizar e esconder a consciência de sua superexploração; tenta-se também exaltar os supostos valores de liderança para possibilitar que, a partir de agora, o próprio funcionário, não mais o patrão, passe a controlar e vigiar o colega de trabalho. Ou, ainda, há a intenção de difundir a cultura do empreendedorismo, segundo a qual todo mundo pode ser empresário de si mesmo. E, o mais importante, se ele falhar nessa empreitada, a culpa é apenas dele. É necessário sempre culpar individualmente a vítima pelo fracasso socialmente construído.
SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.
De acordo com o texto, o uso de "colaborador” no lugar de “trabalhador”, no campo das relações de trabalho, indica
Questão 39 8340792
UEMA PAES 2023As imagens I e II retratam situação-problema concernente às relações sociais e ao consumismo na era pósmoderna
Leia o texto sobre a série britânica Black Mirror, que retrata a influência das redes sociais nas atitudes cotidianas das pessoas.
A série britânica Black Mirror (Espelho preto) retrata, no episódio Nosedive [Queda livre], uma cidade futurista onde as pessoas avaliam e são avaliadas o tempo todo por suas postagens e atitudes diárias. O resultado dessa avaliação ocorre por meio da quantidade de likes (curtidas) que as pessoas recebem e, assim determina-se, por exemplo, que tipo de carro as pessoas podem alugar, que tipo de casa podem comprar e até mesmo que tipo de evento podem frequentar, ou seja, as notas geradas pelo número de likes, determinam o status social das pessoas.
As imagens I e II ilustram dois momentos distintos da personagem principal, Lacie, que encara o processo com destrutiva obsessão por likes e aprovação alheia. Na imagem I, a personagem (com roupão e toalha na cabeça) sorri numa self de apresentação que mostra sua nota de avaliação positiva nas redes sociais. Na imagem II, Lacie aparece com aspecto sujo, cabelos desarrumados e com maquiagem borrada, forçando um sorriso na tentativa de mostrar que continua a mesma pessoa, ainda que tenha recebido avaliação negativa. Com o rebaixamento de suas notas e, consequentemente, sua marginalização social a personagem demonstra seu desespero em meio à falta de aprovação social. Além dessa representação sobre as relações e as conexões entre os indivíduos nas redes sociais, o episódio Nodivide traz também uma reflexão sobre a ideia de conquistar a felicidade, a partir do consumismo orientado socialmente.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11/episodi HYPERLINK "https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/tv/noticia/2016/11 (adaptado)
O conceito de modernidade líquida, apresentado por Zygmunt Bauman, pode ser referência para a análise do texto, pois a situação-problema retratada traduz
Questão 29 8340491
UEMA PAES 2023“Cultura é um conjunto de valores, crenças, costumes, hábitos e fatores históricos materiais e imateriais que permeiam, de forma dinâmica, a vida social. Ou seja, a cultura é construída ao longo de processos históricos e materiais de um povo, através de suas inter-relações e modos de vida.”(LARAIA, 1997).
O Estado do Maranhão é rico em manifestações culturais. Entre elas estão o tambor de crioula, os blocos tradicionais, a festa do divino e o bumba meu boi.
Em 2019, a UNESCO concedeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao bumba-meuboi maranhense, cuja celebração congrega fé, religião, música, dança, artesanato, entre outros aspectos. Os grupos são divididos em sotaques, que se distinguem por características como personagens, instrumentos e coreografia.
Cada gravura, identificada pelos numerais 1, 2, 3 e 4, corresponde a uma manifestação cultural do Estado do Maranhão.
LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
A sequência das figuras representa, respectivamente, as seguintes manifestações culturais maranhenses:
Questão 108 12875506
UECE 2ª fase 2ª dia 2022/2O etnocentrismo pode ser definido como a dificuldade de imaginar e aceitar valores, gostos e comportamentos diferentes daqueles cultivados e vividos costumeiramente nas sociedades ou grupos de pertencimento. E isto gera não apenas intolerância, mas muita incompreensão com tudo que é entendido ou tomado como “estranho” ou “maluco”. Ser etnocêntrico é, em síntese, tomar os valores e costumes de apenas um meio social como os únicos corretos e desqualificar tudo aquilo que não faz parte desses valores e costumes, de forma excludente e não apenas diferente.
Atente para os enunciados apresentados a seguir e assinale aquele que é de cunho etnocêntrico.
Pastas
06