Questões de Arte - Linguagens artísticas - Dança - Hip-hop
3 Questões
Questão 100 135401
ENEM 2ª Aplicação - 2° Dia 2016O hip hop tem sua filosofia própria, com valores construídos pela condição das experiências vividas nas periferias de muitas cidades. Colocando-se como um contraponto à miséria, às drogas, ao crime e à violência, o hip hop busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é justamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip hop: da rua para a escola. Porto Alegre: Sulina, 2008.
As autoras abordam no texto um movimento cultural que também tem características reconhecidas
Questão 19 13243546
UNICENTRO 2024Presente nas produções contemporâneas, a dança de rua tem se destacado no cenário mundial, associada à cultura urbana, e representa mais do que uma forma de dança.
Com base nos conhecimentos sobre as características da dança de rua, considere as afirmativas a seguir.
I. A dança de rua originou-se nas metrópoles americanas na época da crise econômica de 1929, com músicos e dançarinos que ficaram desempregados e foram realizar as performances nas ruas.
II. A dança de rua é um conjunto de estilos de dança que possui movimentos acompanhados de coreografias, expressão facial e sincronização simétrica e assimétrica de pernas, braços, cabeças e ombros.
III. A dança de rua pode acontecer na forma de batalhas em que ocorre a escolha de uma música e a improvisação dos dançarinos, que provocam seu oponente a superar ou dificultar seus movimentos.
IV. A dança de rua foi criada por grupos de negros refugiados de guerra provenientes das antigas colônias europeias, que usavam os movimentos criados pelos clãs e eram mantidas em segredo por gerações.
Assinale a alternativa correta.
Questão 2 9002860
UEM/CVU Arte 2022Considerando as relações entre arte e sociedade, assinale o que for correto.
01) O movimento Hip-Hop, com suas letras que retratam as desigualdades sociais, deu origem, na Música Popular Brasileira, ao que se passou a denominar música de protesto.
02) O Teatro de Arena, fundado em São Paulo na década de 1950, teve papel central na discussão política, por exemplo ao denunciar a opressão decorrente da ditadura militar que vigorou entre 1964 e 1985.
04) O movimento do grafite, originado em Nova York na década de 1980, surge nas grandes galerias e depois alcança os espaços públicos da cidade, tornando-se famosa ao dar voz a estratos menos favorecidos da sociedade.
08) O Rap brasileiro, como o do grupo Racionais MC’s, teve forte relevância social e política a partir da década de 1980, ao denunciar os problemas econômicos brasileiros, o racismo e a marginalização.
16) A dança, com suas necessidades técnicas e corporais, apresenta maior dificuldade do que as outras linguagens artísticas para ser realizada em espaços públicos urbanos.
Pastas
06