Questões de Arte - Linguagens artísticas
A história do rock nacional dos anos 80 é, sobretudo, uma das mais ricas e importantes da nossa cultura. Chamado também de BRock, esta cena dialoga diretamente com um contexto histórico efervescente. Chegando aos 40 anos, algumas perguntas se mostram relevantes: O que faz do nosso BRock tão especial? Quais suas influências? Que artistas se destacavam?
Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/musica. Acesso em: set. 2022.
⇒ Indique como os grupos de Rock que surgiram na década de 1980 no Brasil, como os Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Capital Inicial, Ira, entre outros, refletiam, em suas composições, o contexto histórico da época.
⇒ Cite uma crítica realizada pelos grupos de rock dos anos 80 ao contexto histórico da época.
Sua Resposta:
Neste ano (2022), três importantes representantes da cultura musical brasileira completaram 80 anos.
Eles fizeram parte dos seguintes movimentos musicais:
Tendo como referência inicial a letra da canção Inclassificáveis, de Arnaldo Antunes, interpretada por Ney Matogrosso, julgue o item a seguir.
Inclassificáveis
Que preto, que branco, que índio o quê?
Que branco, que índio, que preto o quê?
Que índio, que preto, que branco o quê?
Que preto branco índio o quê?
Branco índio preto o quê?
Índio preto branco o quê?
Aqui somos mestiços mulatos
Cafuzos pardos mamelucos sararás
Crilouros guaranisseis e judárabes
Orientupis orientupis
Ameriquítalos luso nipo caboclos
Orientupis orientupis
Iberibárbaros indo ciganagôs
Somos o que somos
Inclassificáveis
Arnaldo Antunes.
Inclassificáveis e Cota não é esmola são canções em que a voz é acompanhada pelo violão.
Considerando a foto e as informações apresentadas, julgue o item.
A foto apresentada mostra uma cena polêmica do filme Apocalipse Now, de Francis Ford Coppolla, em que o ataque dos helicópteros norte-americanos a uma vila do Camboja acontece ao som da música A Cavalgada das Valquírias. A obra musical integra a segunda ópera ⸺ As Valquírias ⸺ da trilogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner.
A Cavalgada das Valquírias é peça orquestral que abre o terceiro ato da ópera As Valquírias, de Wagner.
Texto I
TOCANDO EM FRENTE
Almir Sater e Renato Teixeira
Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou
[...]
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
[...]
Disponível em: https://www.cifraclub.com.br/almir-sater/tocando-em-frente/. Acesso em: 28 out. 2021.
Texto II
EU LÍRICO [VOZ POÉTICA]
[...] a poesia, na sua origem, se encontra estreitamente ligada à musicalidade. [...] o “eu” que fala nos versos é “lírico”, ou seja, é um termo que se refere, dentro do contexto da teoria da literatura, à análise de textos escritos em verso; pode ser entendido como a expressão de um “eu” do autor ou de um “eu” fictício, potencializando dinâmicas que conferem, naturalmente, duas avaliações influentes na análise literária. […] Compreende-se que o mundo literário exterioriza, a partir de técnicas artísticas, a sua “irrealidade”, que enquanto “real” produz emoções. Mas é importante entender a função que o irreal exerce na realidade que lhe é extrínseca; essa “realidade irreal” proporciona ao sujeito poético um caráter de autonomia, visto que se erige a partir de um escritor que lhe conferiu emoções e traços que lhe darão autoridade enquanto sujeito artístico do enunciado, índices esses que podem, ou não, ser equivalentes à personalidade do autor da obra de arte.
NARRADOR
O narrador é a instância da narrativa que transmite um conhecimento, narrando-o. Qualquer pessoa que conta uma história é um narrador. [...] O narrador faz parte da narrativa. Ele assume a função de um ator na diegese, pode apresentar-se sob a forma do pronome pessoal “eu” [...]; adaptar a identidade de um nome próprio [...] ou manter uma mera voz narrativa, como no caso dos contos populares em que a voz do narrador se faz sentir através da simplicidade de “Era uma vez uma bela princesa que vivia […]”. Em qualquer dos casos, trata-se de um sujeito com existência textual, “ser de papel”, como lhe chamou Barthes, e tem como função relatar eventos que constituem as alterações de estados sofridas por agentes antropomórficos, ou não, e situados no espaço empírico da narrativa.
NARRADOR. In: E-Dicionário de Termos Literários de Carlos Ceia. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2021. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/ encyclopedia/narrador/. Acesso em: 28 out. 2021.
Assinale a alternativa que analisa corretamente a letra da música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira.
A Sinfonia n.º 5 em dó menor Op. 67, também conhecida como Sinfonia do Destino, de Ludwig van Beethoven, composta entre 1804 e 1808, é uma das obras mais conhecidas em todo repertório da música erudita europeia. Seus quatro movimentos caracterizam-se pela homogeneidade orquestral, com alternâncias de características: o primeiro movimento, Allegro con brio, traz uma grande tensão com o motivo temático executado pelas cordas, que demonstra um dramatismo extremo; o segundo movimento, Andante con moto – Più mosso – Tempo I, revela solenidade, numa marcha fúnebre que se eleva pela sua emoção e beleza; o terceiro movimento, Scherzo Allegro – Trio – Scherzo, é um movimento bastante agitado; e o quarto movimento, Allegro – Presto, expressa triunfo e magnificência. Em sua orquestração, Beethoven se utilizou de um flautim, duas flautas, dois oboés, duas clarinetas, dois fagotes, um contrafagote, duas trompas, dois trompetes, três trombones, tímpanos, dois grupos de violinos, um grupo de violas, um grupo violoncelos e um grupo de contrabaixos.
Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o item a seguir.
Infere-se das informações do texto que o andamento Andante con moto, do segundo movimento da 5.ª Sinfonia de Beethoven, não deve ser muito rápido, mas, sim, apropriado para uma caminhada ritmada.