Questões de Arte - Linguagens artísticas - Artes visuais - Criação
14 Questões
Questão 43 13479005
ENEM 1º Dia (Azul) 2024TEXTO I
A fotografia de Regina Valkenborgh apresenta 2953 arcos de luz cruzando o céu e registra o nascer e o pôr do sol ao longo de oito anos. Em 2012, essa estudante da Universidade de Hertfordshire colocou uma folha de papel fotográfico em uma lata com um pequeno orifício, criando assim uma câmera pinhole de baixa tecnologia. Porém, a lata foi esquecida em um telescópio no observatório da universidade. Esse projeto esquecido acabou revelando a foto do pôr do sol de maior exposição já tirada.
SANTOS, A. Disponível em: https://socientifica.com.br. Acesso em: 13 nov. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Representação de 2953 arcos de luz cruzando o céu, registrando o nascer e o pôr do sol ao longo de oito anos
VALKENBORGH, R. Fotografia. Reino Unido: Universidade Hertfordshire (2012-2020). Disponível em: www.thisiscolossal.com. Acesso em: 1 nov. 2022.
O experimento realizado por Regina Valkenborgh resultou no entendimento de que a
Questão 33 13478909
ENEM 1º Dia (Azul) 2024Disponível em: https://defesacivil.rs.gov.br. Acesso em: 11 mar. 2024 (adaptado).
Nesse cartaz, a expressão "Vou deixar que você se vá", em conjunto com os elementos não verbais utilizados, tem a finalidade de
Questão 51 9308275
UEL Conhecimentos Gerais 2023Leia o texto a seguir.
A Arte apresenta mensagens e sensações. [...] A arte está em todos os lugares, cada um pode criar a sua. Ela faz parte da vida, e a sentimos ao ver, ouvir, cantar, dançar, encenar...
UTARI, Solange; KATER, Carlos; FISCHER, Bruno; FERRARI, Pascoal. Por toda a parte. São Paulo: FTD, 2017.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Arte, relacione as linguagens, na coluna da esquerda, com seus respectivos conceitos, na coluna da direita.
(I) Música
(II) Artes Visuais
(III) Dança
(IV) Teatro
(A) Experiência artística multissensorial que cria diferentes tempos, espaços e sujeitos, envolvendo a si próprio e o coletivo, em encontros com o outro por meio de ações verbais, não verbais, físicas e do texto.
(B) Prática artística constituída pelo pensamento e sentimento do corpo, mediante a articulação dos processos cognitivos e das experiências sensíveis implicados no movimento.
(C) A ampliação e a produção dos conhecimentos passam pela percepção, experimentação, reprodução, manipulação e criação de materiais sonoros, fundamentais para sua inserção e participação crítica na sociedade.
(D) Processos, produtos artísticos e culturais, nos diversos contextos históricos, tendo a expressão como elemento de comunicação, utilizando a forma, a linha e o espaço na composição da imagem em suas múltiplas possibilidades.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
Questão 92 9514606
UnB - PAS 2021/1Mestre Didi inicialmente transpôs, ao meio da arte, peças similares aos artefatos que fabricava para o terreiro e, depois, passou a traduzir, em forma de arte, os conteúdos narrativos da tradição nagô (as peças expostas no circuito artístico não eram sacralizadas). Além disso, ele sentiu a necessidade prática de transformar objetos portáteis e manuseados por pessoas durante o transe religioso em peças estáticas para serem expostas como objetos artísticos. Mestre Didi produziu desde objeto e escultura até monumento e instalação. Ao longo do desenvolvimento dessa produção, ele foi ampliando pouco a pouco seu domínio de matérias, materiais e do vazio, de formas e espaços, de tamanhos e de escalas, para conquistar maior desenvoltura na expressão plástica a partir da simbologia cultural iorubá.
Roberto Conduru. Formações transatlânticas – Mestre Didi Martiniano do Bonfim e a arte da África no Brasil desde os oitocentos. In: 19&20, Rio de Janeiro, v. XVI, n.º 1, jan.-jun./2021 (com adaptações)
Tendo como referência a obra apresentada na imagem e o texto precedentes, julgue o seguinte item.
O autor da obra retratada, artista e sacerdote, utilizou a arte para romper o preconceito contra as religiões de origem africana praticadas no Brasil.
Questão 26 6377517
EBMSP Demais Cursos 2019/1Os ideais de belezas contrastantes, nas figuras, expressam a
Questão 109 125345
ENEM 1ª Aplicação - 2° Dia 2016A origem da obra de arte (2002) é uma instalação seminal na obra de Marilá Dardot. Apresentada originalmente em sua primeira exposição individual, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, a obra constitui um convite para a interação do espectador, instigado a compor palavras e sentenças e a distribuí-las pelo campo. Cada letra tem o feitio de um vaso de cerâmica (ou será o contrário?) e, à disposição do espectador, encontram-se utensílios de plantio, terra e sementes. Para abrigar a obra e servir de ponto de partida para a criação dos textos, foi construído um pequeno galpão, evocando uma estufa ou um ateliê de jardinagem. As 1 500 letras-vaso foram produzidas pela cerâmica que funciona no Instituto Inhotim, em Minas Gerais , num processo que durou vários meses e contou com a participação de dezenas de mulheres das comunidades do entorno. Plantar palavras, semear ideias é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.
Disponível em: www.inhotim.org.br. Acesso em: 22 maio 2013 (adaptado).
A função da obra de arte como possibilidade de experimentação e de construção pode ser constatada no trabalho de Marilá Dardot porque
Pastas
06