Questões de Arte - História da Arte - Arte do Brasil
64 Questões
Questão 55 9512529
UnB - PAS 2020/3Obra central da primeira exposição de Tarsila do Amaral em Paris, pode-se dizer que essa pintura contribuiu com o contexto da pintura de cenas nacionais estereotipadas para exportação. A favela aparece romantizada, higienizada, sem privações, conflitos, repressão policial ou contrastes sociais, mas como um modo de vida interiorano em meio à cidade.
Internet: medium.com (com adaptações).
Considerando a obra Morro da Favela, de Tarsila do Amaral, e o texto precedente, julgue o item a seguir.
A pintura de Tarsila do Amaral contribuiu para a criação da imagem de um Brasil popular e miscigenado: em uma favela idílica e colorida, os personagens negros anunciavam um país com origens escravistas, mas com um futuro promissor e alegre, imagens que se contrapunham às teorias racistas do final do século XIX.
Questão 43 9474059
UnB - PAS 2019/1A foto apresentada é da fachada lateral do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. Cláudio Santoro foi compositor, maestro, professor de música e fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Em 2019, comemora-se 100 anos de seu nascimento. Sua produção musical pode ser dividida em quatro períodos: fase dodecafônica (1939-1946); período de transição (1946-1948); fase nacionalista (1949-1960); e retorno ao serialismo (1960 em diante). Em 1954, Santoro compôs a obra orquestral Brasiliana, que estreou em 1958 sob a regência do compositor. Em gravação de 2008, a obra é executada pela Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência da maestrina Lígia Amadio.
Tendo como referência inicial o texto apresentado e a obra orquestral Brasiliana, julgue os seguintes itens.
Allegro moderato, Adagio e Allegro são os três movimentos de Brasiliana.
Questão 35 2571743
UPE 3ª Fase 2° Dia SSA 2019Observe a imagem a seguir:
A obra em questão retrata o porto da cidade do Recife sob um período de exceção.
As principais características sociopolíticas dessa pintura do artista pernambucano João Câmara são
Questão 23 6608763
FACISB 2018O desenhista e documentarista Johann Moritz Rugendas (1802-1858) esteve no Brasil na década de 1820, inicialmente como membro da Expedição Langsdorff. Fez inúmeras obras sobre paisagens, tipos humanos e cenas cotidianas, reunidas em seu livro Viagem pitoresca através do Brasil, publicado em primeira edição em 1835. Observe a Rua Direita no Rio de Janeiro:
Nessa obra aparecem, no primeiro plano,
Questão 45 1783544
ENEM LIBRAS 1° Aplicação - 1° Dia 2017TEXTO
TEXTO
Speto
Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, é um grafiteiro paulista envolvido com o skate e a música. O fortalecimento de sua arte ocorreu, em 1999, pela oportunidade de ver de perto as referências que trazia há tempos, ao passar por diversas cidades do Norte do Brasil em uma turnê com a banda O Rappa.
Revista Zupi, n. 19, 2010.
O grafite do artista paulista Speto, exposto no Museu AfroBrasil, revela elementos da cultura brasileira reconhecidos
Questão 11 176889
UnB 1° Dia 2017 Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasceu com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros só se estabeleceu a partir do século XIX, o que estimulou o florescimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, nosso teatro se modernizou; nas décadas de 60 e 70, houve um ápice criativo urgente e penetrante. Veio a censura. Tempo de exílio. Na reabertura política, a virada para o contemporâneo. Encenadores experimentais, seguidos de grandes musicais e teatro comercial.
Internet: <www.revistas.ufg.br> e <www.redeglobo.com> (com adaptações).
Considerando esse texto como referência inicial, julgue o item seguintes, relativos ao teatro brasileiro, aos seus desafios e à sua história.
O teatro musical no Brasil iniciou-se nos moldes do teatro de revista francês, tendo-se caracterizado pelo emprego de recursos como o humor, as coreografias, a irreverência e, obviamente, a música.
Pastas
06