Questões de Arte - História da Arte - Períodos Artísticos - Idade Moderna
17 Questões
Questão 20 6309426
UVA 2018/2Em 2019 comemorar-se-á cem anos de uma das descobertas mais importantes da ciência moderna, a teoria da relatividade evento do qual Sobral foi palco.
Assinale O equipamento cultural que representa esse fato:
Questão 96 177896
UnB 1° Dia 2016Em 1776, Charles Burney publicou em Londres o primeiro volume de sua História Geral da Música, que contém a seguinte afirmação: “Música é um luxo inocente e desnecessário para nossa existência, mas oferece um aperfeiçoamento e gratificação ao nosso sentido de ouvir”. Menos de um século antes disso, Andreas Werckmeister se referiu à música como “um dom de Deus, para ser usado apenas em Sua honra”. O contraste entre estas duas afirmações ilustra a mudança de pensamento que ocorreu no século XVIII e afetou todas as áreas da vida. O complexo movimento conhecido como Iluminismo começou como uma revolta do espírito: uma revolta contra a religião sobrenatural e a Igreja, em favor de uma religião natural e uma moralidade prática; contra a metafísica, em favor do senso comum, da psicologia empírica, da ciência aplicada e da sociologia; contra a formalidade, em favor do naturalismo; contra a autoridade, em favor da liberdade individual; e contra o privilégio, em favor de direitos iguais e de uma educação universal.
Donald J. Grout. A History of Western Music. New York: W. W. Norton, 1973 (traduzido e adaptado).
Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o próximo item.
A visão iluminista no século XVIII contribuiu para a popularização da arte e do conhecimento, com o surgimento de concertos públicos de música, uma vasta publicação de música direcionada a amadores e o florescimento do jornalismo musical, o que permitiu ao grande público a leitura e discussão de assuntos relacionados à arte musical.
Questão 40 80222
UNEMAT 2014/2Texto base:
O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar:
Questão 22 93620
UnB 1° Dia 2013/2[1] O banquete tinha tanta importância quanto a vida
dos salões no século XVIII e mesmo quanto a corte do
Ancien Régime. Os imperadores não tinham corte; viviam em
[4] seu palácio, na colina do Platino, à maneira dos nobres de
Roma em suas mansões, cercados de escravos e libertos, mas,
caída a noite, jantavam com seus convidados, que eram
[7] senadores ou simples cidadãos cuja companhia apreciavam.
Paul Veyne. O Império Romano. In: Philippe Ariès; Georges Duby. História da vida privada: do império romano ao ano mil. 2.ª ed. Trad.: Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 181 (com adaptações).
Diego Velázquez. O triunfo de Baco, 1629, óleo sobre tela, 165 cm × 225 cm, Museu do Prado, Madri.
Frans Hals. O banquete dos oficiais da Milícia de São Jorge, 1627, óleo sobre tela, 179 cm × 257,5 cm, Museu Frans Hals, Amsterdã.
Giambattista Tiepolo. O banquete de Cleópatra, 1743, óleo sobre tela, 250,3 cm × 357 cm, Galeria Nacional de Victória, Austrália.
Considerando o fragmento de texto e as obras reproduzidas acima, julgue o item.
Na obra O Triunfo de Baco, de Velázquez, a luz clara destaca Baco, deus do vinho, dos demais personagens, recurso que remete à pintura de Caravaggio, na qual também está presente o jogo de claro e escuro, por ser uma das características das artes plásticas no período Barroco.
Questão 54 103568
UnB 1° Dia 2011/2
O teatro tradicional japonês apresenta rica variedade de estilos de representação e caracteriza-se pela união entre atuação, dança e música, sendo esta última constituída pelo canto e por instrumentos musicais, entre eles o shamisen. Destacam-se três estilos do teatro japonês: o nô, em que predomina o uso constante de máscaras, o kabuki, em que é ressaltada a elaborada maquiagem, e o bunraku, que se caracteriza pelo uso de bonecos manipulados por exímios artistas.
Considerando a formação histórica do Japão moderno, bem como as informações e as figuras acima apresentadas, julgue o item.
Considerando-se a mencionada união entre atuação, dança e música, é correto afirmar que o teatro tradicional japonês se aproxima das tradições dramáticas populares brasileiras, como, por exemplo, do bumba meu boi.
Questão 43 9308130
UEL Conhecimentos Gerais 2023O relógio é uma das representações da passagem do tempo. O tempo, por sua vez, também envolve fatores sociais, históricos, subjetivos e econômicos. A arte registra o tempo e o espaço e, em cada período da história, estão presentes suas características e suas relações.
A partir das imagens e dos conhecimentos sobre os períodos da História da Arte, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O tempo suscita o derreter do relógio na obra de Salvador Dalí, na união de várias correntes artísticas, estando a arte atrelada às vontades da Igreja, da sociedade e do governo. O artista exercia seu papel sem autonomia e simbologia nas relações do tempo e espaço.
( ) A consciência do tempo era uma das regras na Idade Média, e o artista representou figuras mais próximas da realidade, que reafirmaram a primazia do conhecimento sobre a natureza e sua relação com o homem, distanciando-o das influências do poder da igreja.
( ) O relógio, na obra de Daniel Arsham, usa a parede para “congelar o tempo”; essa obra apresenta diferentes materiais e sua composição traz subjetividade, abstração e reflexão, desvinculada dos padrões preestabelecidos, com uma liberdade artística.
( ) A ideia de tempo na Idade Média tinha como base as regras da Igreja; as relações entre espaço e tempo estavam presentes também nas manifestações artísticas nos templos, com o objetivo de ligar a humanidade ao sagrado e sua proximidade com Deus.
( ) A obra “Persistência da Memória” apresenta uma diferente forma de ver o tempo na relação entre a temporalidade e a memória carregada de simbologia, rompendo com a formalidade, para além do real, buscando a expressão do pensamento ligada ao inconsciente.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Pastas
06