Questões de Arte - História da Arte - Períodos Artísticos - Idade Média (Arte Bizantina)
24 Questões
Questão 40 80222
UNEMAT 2014/2Texto base:
O contexto da realização da Gioconda (Mona Lisa) é relativamente bem conhecido. Para a disposição formal da Gioconda, o artista baseou-se em exemplos de retratos florentinos dos finais do século XV, ou seja, o foco no busto voltado cerca de dois terços para o observador, ornado por vezes com duas colunas que faziam a transição para um fundo com paisagem. Sobre essa produção artística, que se localiza nas artes visuais (artes plásticas), é correto afirmar:
Questão 59 350377
UNICENTRO 2012/1Em relação às funções da Arte, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A arte nunca é utilizada para fins não artísticos.
( ) O naturalismo foi muito importante na Grécia clássica.
( ) A arte barroca foi utilizada como forma de manutenção dos fiéis à Igreja Católica.
( ) As três principais funções da arte são: pragmática ou utilitária, naturalista e formalista.
( ) As obras de arte, desde a antiguidade até os dias atuais, sempre exerceram as mesmas funções.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Questão 13 97561
UnB 1° Dia 2012/2Paul von Joukowsky . Gralstempel , 1882 . Internet: <www.wikipedia.org>.
No século XIX, o compositor alemão Richard Wagner revolucionou o mundo da ópera e das artes ao propor a gesamtkunstwerk, ou seja, a “obra de arte total”, um ideal de junção das artes — música, teatro, canto, dança e artes plásticas — em um mesmo palco. Como proposta de obra de arte coletiva, seria necessário que cada uma das linguagens se expandisse além da própria especificidade. Wagner sustentava que o verdadeiro objetivo da arte era a busca da universalidade, defendendo que, ao integrar todas as artes, a obra de arte total obviamente superaria todas as manifestações artísticas isoladas.
Internet: <www.congressohistoriajatai.org> (com adaptações).
Considerando o texto e a figura acima como referências iniciais, julgue o item.
Guardadas as diferenças existentes entre os diversos estilos estéticos, os fundamentos de integração entre as artes, presentes na ópera, estendem-se ao teatro de revista e ao teatro musical.
Questão 30 10788851
UEL Conhecimentos Gerais 2024/1Analise as imagens a seguir.
Mão gravada na Caverna de Chauvet.
Padre Rufillus de Weissenau, Autorretrato iluminando a letra “R”.
Sofonisba Anguissola, Autorretrato segurando um medalhão.
Vincent van Gogh, Autorretrato no cavalete.
René Magritte, Meditações de um Viajante Solitário.
Scott Hutchison, Displaced.
A Arte é também um meio de registro e manifestação humana e, ao longo do tempo, apresenta a temática do autorretrato, desenvolvida em vários movimentos e períodos da história da Arte.
Com base na temática autorretrato, nas imagens e na história da Arte, considere as afirmativas a seguir.
I. Na Arte Moderna, os autorretratos mostram mais expressão, cor e movimento, rompendo com a figuração linear.
II. O autorretrato contemporâneo gera uma interpretação inovadora, estranhamento e despersonificação, uma releitura da sua imagem, utilizando-se da tecnologia.
III. O Renascimento traz a ideia de individualidade e a perfeição pictórica na representação, buscando os valores da arte clássica por meio de uma pintura mais real.
IV. O autorretrato medieval apresenta maturidade técnica, as bordas da figura são nítidas, apresentando valores como o realismo na perspectiva, no volume e nas formas.
Assinale a alternativa correta.
Questão 43 9308130
UEL Conhecimentos Gerais 2023O relógio é uma das representações da passagem do tempo. O tempo, por sua vez, também envolve fatores sociais, históricos, subjetivos e econômicos. A arte registra o tempo e o espaço e, em cada período da história, estão presentes suas características e suas relações.
A partir das imagens e dos conhecimentos sobre os períodos da História da Arte, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O tempo suscita o derreter do relógio na obra de Salvador Dalí, na união de várias correntes artísticas, estando a arte atrelada às vontades da Igreja, da sociedade e do governo. O artista exercia seu papel sem autonomia e simbologia nas relações do tempo e espaço.
( ) A consciência do tempo era uma das regras na Idade Média, e o artista representou figuras mais próximas da realidade, que reafirmaram a primazia do conhecimento sobre a natureza e sua relação com o homem, distanciando-o das influências do poder da igreja.
( ) O relógio, na obra de Daniel Arsham, usa a parede para “congelar o tempo”; essa obra apresenta diferentes materiais e sua composição traz subjetividade, abstração e reflexão, desvinculada dos padrões preestabelecidos, com uma liberdade artística.
( ) A ideia de tempo na Idade Média tinha como base as regras da Igreja; as relações entre espaço e tempo estavam presentes também nas manifestações artísticas nos templos, com o objetivo de ligar a humanidade ao sagrado e sua proximidade com Deus.
( ) A obra “Persistência da Memória” apresenta uma diferente forma de ver o tempo na relação entre a temporalidade e a memória carregada de simbologia, rompendo com a formalidade, para além do real, buscando a expressão do pensamento ligada ao inconsciente.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Questão 25 8078800
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022TEXTO I
TEXTO II
Essa impressionante obra apresenta o sacerdote Laocoonte sendo punido pelos deuses por tentar alertar os troianos da ameaça do Cavalo de Troia, que escondia um grupo de soldados gregos. Enviadas pelos deuses, serpentes marinhas são vistas matando Laocoonte e seus dois filhos como forma de punição.
KAY, A. In: FARTHING, S. (Org.). Tudo sobre arteRio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).
Produzida no início do século XVII, a obra maneirista distingue-se pela
Pastas
06