Questões de Matemática - Geometria - Trigonometria - Função Seno
72 Questões
A figura a seguir ilustra, no sistema de coordenadas ortogonais xOy, a situação em que uma partícula é lançada com uma velocidade inicial v0 =10 m/s no sentido positivo do eixo-+, em direção ao arco de circunferência localizado no segundo quadrante do sistema de coordenadas e cujo centro é o ponto C. A partícula passa dessa trajetória para o arco de curva no primeiro quadrante do sistema, de maneira exata na figura, α = π/3, r = 2 m e d = 4 m.
A partir dessas informações e considerando que não há atrito em toda a trajetória da partícula e que e julgue o item.
No que se refere à figura, comparando-se a parábola que a partícula irá traçar em sua trajetória no segundo quadrante do sistema de coordenadas com o ponto em que a reta pontilhada cruza o eixo-y, verifica-se que a altura máxima atingida pela partícula será inferior a 1 + 2 tg (β).
O gráfico a seguir representa a função periódica definida por f(x) = 2sen(x), x ∈ R. No intervalo , A e B são pontos do gráfico nos quais são valores máximos dessa função.
A área do retângulo ABCD é:
A figura seguinte mostra a tela, em determinado instante, de um antigo video game: os foguetes, representados pelas letras de A a G, deveriam ser destruídos por tiros disparados a partir do controle remoto.
Na tela, foi inserido um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy. Para cada foguete, foi estabelecida a sua posição no sistema, conforme as coordenadas mostradas na tabela seguinte.
Cada ponto (x, y) desse sistema de coordenadas é identificado com o número complexo x + iy, em que a unidade imaginária i é tal que i2 = -1.
Tendo como referência a situação precedente, julgue o item.
O número complexo está associado à posição do foguete B.
Raios de luz solar estão atingindo a superfície de um lago formando um ângulo x com a sua superfície, conforme indica a figura.
Em determinadas condições, pode-se supor que a intensidade luminosa desses raios, na superfície do lago, seja dada aproximadamente por l(x) = k · sen(x) sendo k uma constante, e supondo-se que x está entre 0o e 90°.
Quando x = 30°, a intensidade luminosa se reduz a qual percentual de seu valor máximo?
A figura representa o traçado de uma pista, planejada por um engenheiro urbanista, a qual ligará o ponto M ao ponto N, da mesma cidade.
Para tal, o engenheiro inspirou-se no gráfico da função trigonométrica, com arco variando no intervalo [0, 2
π],
Se k é uma constante real tal que 0 < 2k < π define a sequência infinita x1 = sen(k), x2 = sen2 (k).cotg(k), x3 = sen(k).cos2 (k), x4 = tg(k).cos4 (k) ... , o valor da soma infinita x1 + x2 + x3 + x4 + ... é igual a
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: