Questões de Matemática - Grandezas e medidas
Uma unidade de medida comum usada para expressar áreas de terrenos de grandes dimensões é o hectare, que equivale a 10 000 m2. Um fazendeiro decide fazer um loteamento utilizando 3 hectares de sua fazenda, dos quais 0,9 hectare será usado para a construção de ruas e calçadas e o restante será dividido em terrenos com área de 300 m2 cada um. Os 20 primeiros terrenos vendidos terão preços promocionais de R$ 20 000,00 cada, e os demais, R$ 30 000,00 cada.
Nas condições estabelecidas, o valor total, em real, obtido pelo fazendeiro com a venda de todos os terrenos será igual a
Em 2009, o Estado de São Paulo perdeu 3 205,7 hectares de sua cobertura vegetal, área 30% menor que a desmatada em 2008, segundo balanço do projeto ambiental estratégico “Desmatamento Zero", divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA).
São Paulo reduz área desmatada. Boletim Agência FAPESP. Disponível em: http://www.agencia.fapesp.br. Acesso em: 26 abr. 2010.
Um hectare é uma unidade de medida de área equivalente a 100 ares. Um are, por sua vez, é equivalente a 100 m².
Logo, a área 3 205,7 hectares corresponde a
Uma pesquisa sobre produção de biodiesel mostra que os lucros obtidos em função da área plantada, para a mamona e para a soja, são descritos pelas funções a seguir:
- para a mamona, f(x)=100x-2000
- para a soja, g(x)=120x-3000
Em ambos os casos, x corresponde ao número de hectares plantados e f(x) e g(x) aos respectivos lucros obtidos.
Com base nessas informações, é possível afirmar que
Um casal pretende casar-se em breve. Como não possuem casa própria e nem pretendem morar de aluguel, compraram um terreno e nele querem construir sua casa. Então fizeram uma planta baixa da casa usando a escala 1:50. Nessa planta, observa-se que a representação do banheiro de uma das suítes tem largura de 3,90 cm e comprimento de 4,30 cm. Eles refizeram a mesma planta baixa, porém usando a escala 1:20.
Nessa nova escala, a largura e o comprimento da representação, em centímetro, do mesmo banheiro são, respectivamente, iguais a
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre agosto de 2019 e julho de 2020 foram desmatados 11.088 km2 da Floresta Amazônica. Esta área é obtida pelo somatório das áreas de todos os casos de desmatamento registrados na região.
Se, em média, cada caso de desmatamento tem 24 hectares de área, então a quantidade de registros nesse periodo foi de:
Um novo capítulo na história do café na Amazônia pode estar se abrindo este ano, com o lançamento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) das 10 primeiras cultivares híbridas da espécie canéfora (Coffea canephora).
De acordo com o agrônomo Alexsandro Teixeira, as novas cultivares têm produtividade média de 80 sacas por hectare (ha) — com irrigação, essa média é de 100 sacas/ha. Hoje, a média
do estado de Rondônia gira em torno de 30 sacas/ha.
(Renata Silva. “O café da floresta”. https://revistapesquisa.fapesp.br, agosto de 2019. Adaptado.)
Atualmente, o estado de Rondônia tem uma área plantada com a espécie canéfora estimada em 72 mil hectares.
Se 40% dessa área for substituída por cultivares híbridas, utilizando irrigação, e o restante permanecer produzindo a média atual, espera-se que a produção média total por hectare seja de