
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Química orgânica
Questão 97 6164844
ENEM 2° Dia 2021A simples atitude de não jogar direto no lixo ou no ralo da pia o óleo de cozinha usado pode contribuir para a redução da poluição ambiental. Mas o que fazer com o óleo vegetal que não será mais usado? Não existe um modelo ideal de descarte, mas uma alternativa simples tem sido reaproveitá-lo para fazer sabão. Para isso, são necessários, além do próprio óleo, água e soda cáustica.
LOBO, |. Sabão feito com óleo de cozinha. Disponível em: http://pga.pgr.mpf.gov.br.Acesso em: 29 fev. 2012 (adaptado).
Com base no texto, a reação química que permite o reaproveitamento do óleo vegetal é denominada
Questão 39 335697
CESMAC Medicina 2° Dia 2017/2As reações orgânicas descritas abaixo são exemplos de reações que fazem parte do dia a dia de todos os habitantes do nosso planeta:
1) C9H20(l) + 14 O2(g) → 9 CO2(g) + 10 H2O (l)
As reações (1) e (2) acima são conhecidas, respectivamente, como:
Questão 71 9895825
UNIEVA Medicina 2022/2Sabões e detergentes atuam no processo de limpeza de maneira semelhante, mas com algumas diferenças, conforme apresentado no quadro a seguir:
Geralmente o destino dos usos de ambos será os leitos dos rios ou lagos, o que pode ser prejudicial de acordo com a sua degradação.
A seguir tem-se a estrutura dessas duas substâncias
Considerando o enunciado e as informações pertinentes desses produtos, pode-se afirmar que:
Questão 35 5949786
PUC-MG 2021A saponificação de gorduras e óleos é usada há muito tempo na preparação de sabões. A seguir, é apresentada uma estrutura que representa um sabão.
Em relação aos sabões, é CORRETO afirmar:
Questão 6 5949399
PUC-GO Geral 2020/1Leia atentamente as informações a seguir:
Porto Alegre é a capital em que mais se toma refrigerante no Brasil: 14,4% dos portoalegrenses revelaram consumir a bebida pelo menos cinco vezes por semana, conforme dados levantados pela pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico [...].
[...]
[...] o refrigerante pode levar a um excesso de consumo de sal que, por sua vez, acarreta hipertensão ou aumento de risco de doenças cardíacas. A perda de cálcio através dos rins pode levar à osteoporose e, consequentemente, ao aumento de fraturas.
(Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/ noticia/2019/07/26/porto-alegre-e-a-capital-que-mais-toma-refrigerante-no-pais-revela-pesquisa-do-ministerio-da-saude.ghtml. Acesso em: 25 jul. 2019. Adaptado.)
Sobre a química dos refrigerantes, analise as afirmativas a seguir:
I - A adição de ácido fosfórico aos refrigerantes aumenta a concentração de íons hidrônio que fica superior a 1.10–7 mol.L–1.
II - O ácido fosfórico reage com o íon cálcio (2+), produzindo o fosfato de cálcio, que é solúvel em água.
III - Além do ácido fosfórico, o ácido cítrico também pode ser adicionado a refrigerantes. O ácido cítrico é mais fraco que o ácido fosfórico, por ser encontrado em frutas.
IV - O íon fosfato tem geometria trigonal plana.
Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:
Questão 37 1360743
UECE 2° Fase 2° Dia 2019/2Os alfa-hidroxiácidos são ácidos carboxílicos frequentemente incluídos na formulação de cremes para a pele. Sua função é absorver umidade do ar e consequentemente deixar a pele mais macia e flexível.
Assinale a opção que contém a estrutura de um composto alfa-hidroxiácido.