Questões de Química - Química geral
Em condições específicas, os elétrons nos átomos podem ser excitados para regiões de maior energia da eletrosfera. Quando retornam ao seu estado fundamental emitem energia que, em alguns casos está na faixa do comprimento de onda da luz visível. Este fenômeno ocorre nas exibições de fogos de artifício, das quais mais nos lembramos das cores vivas e clarões brilhantes.
A luz branca pode ser produzida pela oxidação do magnésio ou alumínio metálico em altas temperaturas. A luz amarela é a mais fácil de ser produzida porque os sais de sódio emitem uma luz intensa em um comprimento de onda de 589 nm. Sais de estrôncio são mais frequentemente utilizados para produzir uma luz vermelha e a verde é produzida por sais de bário. A próxima vez que você assistir a uma exibição de fogos de artifício, observe aqueles que são azuis. O azul sempre foi a cor mais difícil de se conseguir. Atualmente, a cor azul é produzida por uma combinação de cloreto de cobre(I), misturado com pó de cobre e compostos clorados.
A maneira pela qual os diferentes metais são capazes de produzir cores nos fornece uma boa compreensão da estrutura dos átomos.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao modelo atômico que melhor explica as cores distintas para os diferentes fogos de artifício.
Na Índia antiga, na província de Bengala, a população produzia uma mistura de sais, enxofre e carvão. Ao entrar em combustão, essa mistura produzia chamas com diversas cores. Esse experimento ficou conhecido como o “fogo de Bengala”. É possível construir “chamas coloridas” semelhante ao fogo de Bengala, misturando-se nitratos de alguns metais alcalinos ou alcalino-terrosos com açúcares e perclorato de potássio (KClO4).
O nitrato de estrôncio, Sr(NO3)2 produz uma chama vermelha. O nitrato de bário, Ba(NO3)2, por sua vez, produz a cor verde e o nitrato de sódio, NaNO3, gera uma cor amarela. Sobre o experimento do “fogo de Bengala”, assinale a alternativa INCORRETA.
A primeira teoria atômica descrita por Epicuro (341 a.C. – 271 a.C.) na carta a Heródoto e resgatada por Titus Lucretius Carus (94 a.C. – 50 a.C.) na obra De Rerum Natura (sec. I a.C.) afirma que “alguns corpos são compostos, enquanto outros são elementos de que se compõem os corpos compostos”.
Esses elementos são os átomos, indivisíveis e imutáveis. Alguns séculos depois esse postulado foi admitido por
O quadrinho a seguir mostra uma paródia entre situações cotidianas e descobertas científicas.
Quais feitos científicos de Mendeleev, de Watson e Crick e de Thomson estão relacionados com o quadrinho?
Analogias são muito usuais como estratégias para abordar conhecimentos científicos, pois possuem o potencial de apresentar ideias mais complexas (domínio-alvo) a partir de ideias mais simples (domínio análogo). Contudo, algumas vezes, existe o uso abusivo, como na tirinha a seguir:
Mesmo com o uso abusivo das analogias, podemos reconhecer, na ordem em que aparecem, os modelos atômicos propostos por
Texto 1
Existem no mercado adesivos com a propriedade de emitir um brilho verde amarelado depois de exposto à luz, observável quando o ambiente está escuro. Esse adesivo é muito empregado na decoração para quartos de crianças, na forma de estrelas, planetas, animais e formas diversas. A substância adicionada aos adesivos é o sulfeto de zinco, um composto com propriedade fosforescente. Esse fenômeno ocorre porque elétrons do sulfeto de zinco absorvem energia luminosa e saltam para níveis energéticos mais externos, e no escuro os elétrons retornam aos seus níveis energéticos fundamentais, liberando energia luminosa.
Texto 2
A cor observada nos fogos de artifício se deve à utilização de determinados sais, sendo que a utilização do cloreto de potássio permite obter a cor violeta. O nitrato de cobre, permite obter a cor verde, o cloreto de sódio, a cor amarela e o cloreto de estrôncio, a cor vermelha. Esse colorido resulta da emissão de energia pelos elétrons, sendo que cada elemento químico emite radiação eletromagnética e uma determinada frequência, especificamente o potássio, cobre, sódio e estrôncio nos sais listados.
Assinale a alternativa CORRETA do modelo atômico que explica os fenômenos descritos nos textos 1 e 2.