Questões de Química - Química geral
O metal tungstênio, W (s), é produzido a partir do óxido de tungstênio(VI), WO3 (s), pela reação, em alta temperatura, desse óxido com hidrogênio, H2 (g). O outro produto dessa reação é a água no estado gasoso.
Volframita — mineral fonte de tungstênio
Sabendo que o volume molar de gás nas Condições Ambiente de Temperatura e Pressão (CATP) é igual a 25 L/mol, para cada mol de tungstênio que se forma nessa reação, o volume de hidrogênio que reage, medido nas CATP, é próximo de
A produção de hidrogênio requer grande quantidade de energia. Dependendo da fonte de energia utilizada no processo de produção dessa substância, o hidrogênio é classificado por cores:
A figura mostra as fontes de energia e o modo como estão relacionadas à produção de hidrogênio.
Considerando o texto e a figura, o hidrogênio produzido em (I), (II), (III) e (IV) é classificado, respectivamente, pelas cores
A atmosfera terrestre é uma massa de gases e partículas em suspensão que envolve todo o planeta. Essa atmosfera é considerada uma mistura , e o gás mais abundante na atmosfera terrestre é o , que compõe cerca de de sua massa.
As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:
O dióxido de nitrogênio (NO2) é um gás altamente oxidante; quando liberado na atmosfera pode reagir com a água, formando o ácido nítrico, que é um dos componentes da chuva ácida. Nas condições normais de temperatura e pressão, um mol de NO2 ocupa um volume de 22,4 L.
Nas mesmas condições, uma massa de 460 g de NO2 ocuparia qual volume em litros?
Dados: Massas molares em g.mol-1: N = 14; O = 16.
Stanley Miller (1930-2007) realizou, na Universidade de Chicago, em 1953, experiências simulando as condições da atmosfera secundária terrestre, buscando comprovar a hipótese dos coacervados, de Oparin e Haldane. A figura apresenta a montagem experimental.
No local onde ocorre a descarga de centelha elétrica, foram colocados quatro gases, que o cientista acreditava compor a atmosfera:
I. Vapor de uma substância encontrada na forma líquida à temperatura ambiente, de geometria angular e polar.
II. Substância gasosa apolar, com ligações duplas e geometria linear.
III. Substância gasosa polar, de geometria piramidal e formada apenas por ligações simples.
IV. Substância gasosa apolar, de geometria tetraédrica e formada apenas por ligações simples.
As substâncias I, II, III e IV são, respectivamente:
Quando a temperatura de uma amostra de gás permanece constante, sua variação de volume é