
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Físico-química
Questão 17 8345530
FUVEST 2023Poluentes orgânicos persistentes (POPs) são compostos que persistem no ambiente por longos períodos, ou seja, são pouco degradados naturalmente, magnificam-se ao longo da teia trófica e provocam efeitos adversos à saúde e ao meio ambiente. Entre eles estão alguns compostos orgânicos clorados utilizados como pesticidas e isolantes de chamas. Uma das características dos POPs é que são pouco hidrossolúveis, com elevada tendência de interagir com lipídeos. Uma forma padronizada de se medir essa tendência é pelo cálculo do coeficiente de partição octanol-água (KOW).
Esse coeficiente representa a razão entre a concentração de um composto na fase de n-octanol e sua concentração na fase aquosa (KOW = CO/CW) após a mistura e separação das fases. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.
Questão 44 8556298
UERJ 2023Considere a reação de equilíbrio químico representada abaixo, que ocorre na atmosfera e envolve dois óxidos de nitrogênio:
A partir de um experimento, foram registradas as variações das concentrações desses óxidos em função do tempo. Observe o gráfico:
Com base nos dados obtidos, o valor da constante de equilíbrio em função das concentrações é igual a:
Questão 81 9660912
UnB 2° Dia 2023A produção mundial de ácido cítrico é de aproximadamente 63,5 milhões de quilogramas por ano, sendo esse ácido orgânico produzido pela fermentação aeróbica da sacarose (C12H22O11) por uma cultura pura do fungo filamentoso Aspergillus niger, de acordo com a reação global representada a seguir.
C12H22O11 + 3 O2 → 2 C6H8O7 + 3 H2O
Considerando as informações anteriores, julgue o item.
Caso a reação em apreço seja reversível e esteja sujeita às leis do equilíbrio químico, um ambiente anaeróbico favoreceria a produção de ácido cítrico.
Questão 55 6945280
UnB 2° Dia 2022A titulação é uma técnica muito utilizada na química para determinar a quantidade de uma espécie química em uma solução (amostra). Na titulação, uma segunda solução, de concentração conhecida de outra espécie que reage com a primeira e cuja concentração se deseja determinar, é adicionada gradualmente à amostra que contém a substância, ou espécie, de interesse.
Com base nesses princípios, um estudante idealizou um experimento para determinar a quantidade de CO2 contida em um cilindro rígido, tendo realizado o trabalho em três etapas:
I borbulhou o CO2 em água destilada, de modo que todo o CO2 contido no cilindro se transformasse em H2CO3, formando uma solução desse ácido;
II titulou, completamente, a solução de H2CO3 preparada, com uma solução de NaOH de concentração 0,1 mol/L;
III determinou, por meio de cálculos estequiométricos, o volume de CO2 inicialmente contido no cilindro, considerando todas as condições do experimento ideais e rendimentos reacionais completos.
Tendo como referência o texto e a situação hipotética precedentes, julgue o item.
Considerando que, no experimento, o estudante tenha gasto 150 mL da solução de NaOH para titular totalmente o H2CO3 contido na solução em que o CO2 foi completamente dissolvido e sabendo que, nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP) em que o experimento foi feito, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás é igual a 22,4 L, calcule, em mL, o volume de CO2 que estava inicialmente no cilindro.
Após realizar todos os cálculos solicitados, despreze, para a marcação no Caderno de Respostas, a parte fracionária do resultado final obtido, caso exista.
Questão 25 7601372
UNEB 2° Dia 2022/2Em sistema fechado e na temperatura de 25°C, o gás tetróxido de dinitrogênio estabelece o seguinte equilíbrio:
N2O4(g) ⇄ 2 NO2(g) ΔH° = + 58,0 kJ
Com base na reação descrita, é correto afirmar que esse equilíbrio será deslocado no sentido de formação do produto quando
Questão 39 9553843
UEG 2022/1No equilíbrio químico, as concentrações de reagentes e produtos permanecem constantes, mas, neste caso, constantes não quer dizer que elas sejam iguais. No equilíbrio químico a velocidade da reação direta é igual à velocidade da reação inversa, ou seja, em uma determinada reação química, reversível, o sistema entra em equilíbrio dinâmico, quando as taxas de desenvolvimento das reações, direta e inversa, se igualam. No entanto, se o sistema em equilíbrio químico sofrer uma perturbação produzida por algum fator externo, este equilíbrio pode ser alterado. Os fatores externos capazes de perturbar o equilíbrio de um sistema são: a concentração dos reagentes e produtos, a pressão e a temperatura. Foi o químico francês Henri Louis Le Chatelier (1850 – 1936) que, estudando o comportamento de sistemas em equilíbrio químico, obteve a seguinte conclusão experimental: “quando se provoca uma perturbação sobre um sistema em equilíbrio, este se desloca no sentido que tende a anular essa perturbação, procurando se ajustar a um novo equilíbrio”.
A reação de produção da amônia gasosa, a partir dos gases nitrogênio e hidrogênio, em sistema fechado, pode ser representada pela seguinte equação:
Com base nos conceitos de equilíbrio químico e no princípio de Le Chatelier, verifica-se que, de acordo com a equação apresentada: