Questões de Química - Físico-química - Equilíbrio Químico - Hidrólise de sais
36 Questões
Questão 17 5360640
FAG Demais cursos 2019/2Examine o gráfico, que representa a solubilidade (g/L) de um sal iônico em água, em função da temperatura (°C).
Pode-se afirmar que o sal possui
Questão 18 6216127
UEA-Específico Biológicas 2016Leia o texto para responder a questão.
Quando o carbeto de cálcio, CaC2 , é aquecido num forno elétrico na presença de nitrogênio atmosférico, a 1100 o C, forma-se a cianamida de cálcio, CaNCN, de acordo com a equação:
CaC2 (s) + N2 (g) → CaNCN (s) + C (s)
Essa reação é importante, pois se constitui num dos métodos de fixação do nitrogênio atmosférico.
O íon cianamida, [N=C=N]2−, é isoeletrônico com o CO2 e tem geometria linear. A cianamida de cálcio é empregada como fertilizante nitrogenado de ação lenta, já que se hidrolisa lentamente, durante o período de alguns meses
(John D. Lee. Química inorgânica não tão concisa, 1999. Adaptado.)
A hidrólise da cianamida de cálcio pode ser representada pela equação:
CaNCN (s) + 5H2O (ℓ) → CaCO3 (s) + 2NH4OH (aq)
Nota-se, pelo exame dessa equação, que a cianamida de cálcio, além de atuar como fonte de nitrogênio, pode atuar como corretivo de pH de solos
Questão 44 253410
Unit-SE Medicina - Caderno 3 2015A tabela representa, resumidamente, as informações nutricionais de um rótulo de uma embalagem de 250,0mL de azeite de oliva, de um envasador. O alimento é fonte de lipídios mono e poliinsaturados e antioxidantes, como o hidroxitirosol, um polifenol, importante para manutenção da saúde.
Considerando-se as informações do texto e da tabela, é correto afirmar:
Questão 35 90007
UEFS Caderno 3 2012/1
As homenagens a Jorge Amado se multiplicam para a comemoração do ano de seu centenário. Escritor baiano consagrado mundialmente, ao criar e dar vida a centenas de personagens se imortaliza. Deixa Jorge Amado um legado literário grandioso. Ao revelar-se de forma irreverente e ousada, em Tieta do Agreste, não poupou críticas à sociedade e aos costumes de sua época. Nessa obra, o autor mostra, nos anos 70, preocupação com as questões ambientais ao referir-se à “Embratânio S.A.”, empresa fictícia disposta a implantar uma fábrica de dióxido de titânio, TiO2, altamente poluidora, na cidade de Sant’Ana do Agreste, no litoral do Estado da Bahia. No final da narrativa, o segredo da vida de Tieta é revelado entre tumultos pessoais e políticos.
Considerando-se o processo mais antigo para a produção de TiO2(s), que utiliza a mistura pastosa de sulfatos obtidos a partir da ilmenita, FeTiO3, representado, resumidamente, pelas equações químicas I e II, é correto afirmar:
Questão 69 46888
UNESP 2011/2Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. A água é um solvente muito eficaz para solubilizar compostos iônicos. Quando um composto iônico se dissolve em água, a solução resultante é composta de íons dispersos pela solução.
Distribuição esquemática de íons de um sal dissolvido em água
O composto que representa melhor a solução esquematizada na figura é:
Questão 120 105055
UnB 2° Dia 2009/2
No processo de fazer pipoca, a explosão de cada grão de milho depende, entre outros fatores, da quantidade de água no interior do grão. Quando aquecido o grão de milho, a água no seu interior transforma-se em vapor e, se esse vapor não escapar, intensifica-se, no interior do grão, a pressão sobre seu envoltório, denominado pericarpo. Esse envoltório mantém-se intacto até que a pressão atinja determinado valor que faz que o pericarpo se rompa e o grão exploda. O amido — C12 H20 O10 —, que faz parte da constituição do milho, por ação do vapor de água, também se expande, o que origina a parte esponjosa e branca, que fica exposta.
Um grão de milho de pipoca é formado pelas seguintes partes: pericarpo, embrião e endosperma, e é composto, principalmente, por amido, água, proteínas, minerais e gordura. A figura acima ilustra detalhes da produção dos gametófitos macho e fêmea e do processo de fertilização do milho. Existem várias linhagens de milho, cujos grãos diferem entre si quanto à forma e à estrutura. Dois parâmetros usados para avaliar a qualidade do milho para pipoca é o tempo que ele leva para se transformar em pipoca e a quantidade de piruás — grãos de milho que não viram pipocas —, em determinado intervalo de tempo de preparo. Considera-se como melhor tipo de milho para pipoca aquele que leva menos tempo para se transformar em pipoca e que gera em menor quantidade de grãos que não viram pipoca.
Pode-se definir um modelo matemático que permita calcular um parâmetro para se comparar, quantitativamente, diversos tipos de milho. Em termos matemáticos, se m0 é a massa de milho em quilos que se deseja transformar em pipoca e m(t), a massa de milho em quilos que resta ainda a ser transformada em pipoca no instante de tempo , medido em minutos a partir do instante em que, no processo de preparo de pipoca, o primeiro grão de milho estoura, então, um modelo matemático plausível para esse processo estabelece que m(t) = m0 e-kt, em que e = 2,7183 é a constante de Euler e k é um parâmetro que pode ser utilizado para determinar a qualidade do milho.
O valor de k pode ser encontrado experimentalmente, fazendo-se pipocas repetidamente com mesma massa de determinado tipo de milho e calculando-se o valor de k para cada medida. Tirando-se a média aritmética dos valores de k encontrados nas medidas, determina-se o parâmetro q de qualidade do tipo de milho avaliado.
A partir das informações do texto e com o auxílio da figura apresentada, julgue o item, considerando que 1 kg de milho de pipoca contenha, no mínimo, 7.500 grãos.
As equações abaixo permitem descrever corretamente a hidrólise do amido, que é acelerada pela amilase salivar na boca e pela amilase pancreática no intestino delgado.
[C12H20O10]n + nH2O → nC12H22O11
nC12H22O11 + nH2O → 2nC6H12O6
Pastas
06