Questões de Química - Físico-química - Soluções
1.650 Questões
Para efetuar os cálculos das concentrações das soluções, é fundamental o coeficiente de solubilidade, que está relacionado com as quantidades do soluto, solvente e das condições da temperatura. Atente para o que se afirma a seguir sobre as concentrações das soluções, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Na solução insaturada, a quantidade de soluto é menor do que o estabelecido pelo coeficiente de solubilidade.
( ) Solução saturada é aquela em que a quantidade de soluto ultrapassa o coeficiente de solubilidade.
( ) Solução supersaturada é aquela em que o sistema é estável, pois a quantidade de solvente é maior do que a estabelecida pelo coeficiente de solubilidade.
( ) Na solução diluída, a quantidade de soluto é muito pequena em relação à de solvente, ficando bem abaixo do estabelecido pelo coeficiente de solubilidade.
A sequência correta, de cima para baixo é:
A ureia, cuja fórmula molecular é CH4N2O, é um metabólito produzido no fígado e filtrado nos rins. A análise da concentração de ureia no sangue é um parâmetro importante para avaliar distúrbios no organismo, sendo considerados normais os pacientes que apresentem um valor de referência entre 15 g/L e 50 g/L. A tabela a seguir apresenta os valores de concentração em quantidade de matéria de ureia no sangue de quatro pacientes.
Dentre estes pacientes, aquele que apresenta a concentração de ureia no sangue dentro do intervalo de referência, corresponde a:
Leia o texto para responder à questão.
NFT X Sustentabilidade
Bens não fungíveis são aqueles cujo valor é variável e não é considerado fixo, como, por exemplo, obras de arte.
NFT (Non-Fungible Token ou Token Não Fungível) é uma espécie de “certificação digital” que usa a tecnologia de entrelaçamento pela criptografia blockchain como elemento validador para bens não fungíveis. Essa tecnologia visa definir a originalidade, a autenticidade e a exclusividade de um bem digital, tais como obras de arte e seus certificados, imagens, pinturas, músicas, vídeos, documentos em geral etc.
Apesar do avanço que essa tecnologia representa, em 2021, a Universidade de Cambridge (Inglaterra) publicou um artigo alertando que, em virtude da constante mineração de dados executada por vários computadores potentes conectados simultaneamente à internet, o consumo de energia provocado pelo blockchain, em 1 ano, pode ser até maior do que o consumo anual de um país como a Argentina (cerca de 120×109 kWh). Por exemplo, em apenas uma hora, a principal operadora de NFT/blockchain atualmente chega a consumir 50 kWh de energia por uma transação realizada. Além do mais, podem ocorrer milhares dessas transações por dia.
Para manter essas operações em funcionamento, geralmente os equipamentos são conectados em rede de energia que gera impacto ambiental. É o caso da produção de energia por hidrelétricas, cujo movimento das turbinas aquece a água, que é dissipada, parcialmente, por evaporação, mas também é devolvida para os rios. O ponto crucial é que a liberação dessas águas mais quentes pode acabar com a vida próxima, podendo provocar problemas na flora e na fauna ao redor desses rios.
O problema gerado pela liberação da água quente nos rios e nos oceanos é a alteração na quantidade de oxigênio dissolvido na água, uma vez que a solubilidade do oxigênio na água é inversamente proporcional à temperatura.
Diante disso, assinale a alternativa que apresenta corretamente o esboço do gráfico que mostra a solubilidade do oxigênio na água (mg/L) em função da temperatura (ºC).
A hipomagnesia é um distúrbio no qual se tem baixos níveis de íons magnésio no sangue. Em um estudo, necessita-se preparar 100 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração igual a 0,2 mol/L.
A massa, em gramas, de MgCl2 necessária para o preparo da solução é igual a:
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jorge Guimarães, avalia a ausência de um DNA independente no Brasil como um processo estrutural: “A maioria dos insumos químicos importados não é refinada, é coisa bem simples. O Brasil é o maior exportador de laranja e, mesmo assim, importa ácido cítrico. Bem como é o maior produtor de sacarose e importa glicose, que é metade da molécula. Tem coisas difíceis de explicar, responsáveis por gerar fragilidade. Esse efeito é responsável também pela deficiência no setor de medicamentos. A defasagem tecnológica ocorre continuamente com a importação dos quimioterápicos, ou seja, da grande parte dos princípios ativos e insumos que compõem os remédios, gerando enorme déficit na balança de pagamentos”.
Alana Ambrosio. Por que Brasil ainda é tão dependente de importações na área farmacêutica? In: VivaBem UOL. Internet: www.uol.com.br (com adaptações).
O ácido cítrico (C6H8O7), também conhecido como ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido fraco triprótico, cujos pKa são: pKa1 = 3,15; pKa2 = 4,77; pKa3 = 6,40.
O suco de laranja possui densidade de 1.030 kg/m3 , sendo a concentração de ácido cítrico no suco de laranja igual a 1,5 g/L.
Em solução aquosa, o ácido cítrico sofre três reações de dissociação ácida, cujas equações químicas estão corretamente expressas a seguir.
C6H8O7(aq) + H2O(l) ⇌ C6H7O7 − (aq) + H3O+ (aq)
C6H7O7 − (aq) + H2O(l) ⇌ C6H6O7 2−(aq) + H3O+ (aq)
C6H6O7 2−(aq) + H2O(l) ⇌ C6H5O7 3−(aq) + H3O+ (aq)
A hipomagnesia é um distúrbio no qual se tem baixos níveis de íons magnésio no sangue. Em um estudo, necessita-se preparar 100 mL de uma solução aquosa de MgCl2 de concentração igual a 0,2 mol/L.
A massa, em gramas, de MgCl2 necessária para o preparo da solução é igual a:
Adicionar à pastas
06
Faça seu login GRÁTIS
Minhas Estatísticas Completas
Estude o conteúdo com a Duda
Estude com a Duda
Selecione um conteúdo para aprender mais: