
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Físico-química
Questão 132 8570251
ENEM PPL 2° Dia 2022As figuras mostram dois experimentos. No primeiro, foram colocados em um frasco e agitados com uma colher volumes iguais de mel, água, óleo e álcool etílico. Após alguns minutos, podia-se verificar que o sistema tinha duas fases (1). No segundo experimento, foram colocados, lentamente e sem agitação, os mesmos volumes de mel, água, óleo e álcool etílico. Pôde-se observar que, dependendo da ordem de adição de cada componente, o sistema permaneceu com quatro fases (2).
As propriedades de líquidos e soluções que justificam os resultados obtidos nos experimentos 1 e 2 são
Questão 9 604996
UniAtenas 2019/1Em função do ponto de saturação, as soluções podem ser classificadas em: não-saturadas (ou insaturadas), saturadas ou supersaturadas. Conforme apresentado no esquema a seguir, é possível distinguir essas soluções na prática: basta adicionar uma pequena porção do soluto sólido (gérmen de cristalização) na solução.
A partir dos resultados experimentais (soluções 1, 2 e 3), é possível concluir que, antes da adição do gérmen de cristalização, as soluções eram:
Questão 24 1584883
IFRR Superior 2016/1Sobre soluções, pode-se afirmar que:
Questão 113 5889738
UERN 2013Analisando o gráfico apresentado, que mostra a solubilidade da glicose em função da temperatura, é correto afirmar que o sistema
Questão 56 6309212
ITA 2022Considere os seguintes pares de substâncias líquidas a 25 °C:
I. Água e metanol.
II. Acetona e dissulfeto de carbono.
III. Acetona e clorofórmio.
IV. n-hexano e n-heptano.
V. Metanol e etanol.
Assinale a alternativa que apresenta os pares de substâncias que formam soluções consideradas ideais.
Questão 29 6944996
UnB 2° Dia 2022Entre os sanitizantes de mão mais difundidos no mundo, estão os produzidos à base de álcool, cuja composição inclui etanol, propanol, isopropanol ou uma mistura deles, e água. A concentração de álcool nos sanitizantes geralmente varia de 60% a 95% em massa, sendo 70% a concentração ótima para desinfecção, no caso do etanol. Para aumentar a eficiência do composto, adiciona-se a ele carbômero, um polímero produzido a partir do monômero ácido acrílico, que aumenta a viscosidade do material e facilita a sua aplicação por fricção das mãos. Esse produto é conhecido como álcool em gel.
O álcool em gel pode ser corretamente classificado como um coloide do tipo emulsão, na qual a matriz polimérica é o dispersante e a solução alcoólica é o disperso.