
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Físico-química
Questão 30 191614
UFPR 2018Na mitocôndria, ocorre o processo final das vias de degradação oxidativa, chamado de cadeia de transporte de elétrons. Nesse processo, os elétrons provindos do NADH e FADH2 são transportados por complexos proteicos dispostos espacial e energeticamente, de modo que formem um gradiente de energia livre, em que o fluxo de elétrons vai do componente de maior energia livre para o de menor. O receptor final dos elétrons é a molécula de oxigênio, que é convertida em água. O potencial redox está relacionado com a energia livre através da relação ΔG = nF(-ΔE), em que ΔG é a variação de energia livre, ΔE é a variação de potencial, n é número de elétrons e F é a constante de Faraday. Na tabela abaixo, são fornecidos alguns componentes presentes na cadeia de transporte de elétrons e os respectivos valores de potencial de redução.
Respeitando o gradiente de energia livre, o fluxo de elétrons deve percorrer a sequência mostrada em:
Questão 17 177989
UnB 2° Dia 2016Os espetáculos de fogos de artifício são mais que uma forma de entretenimento: os efeitos e as cores visualizadas resultam de reações entre diferentes sais, agentes oxidantes e redutores. Na pólvora (a carga explosiva dos fogos), agentes oxidantes, como o perclorato de potássio (KClO4), estão misturados com agentes redutores, como o enxofre, o que é responsável pela produção da energia necessária para a explosão.A seguir, são apresentadas as equações químicas não balanceadas= das reações que ocorrem no processo de explosão de determinados tipos de fogos de artifício.
As luzes coloridas emitidas durante a queima de fogos são resultado da luminescência, fenômeno que ocorre quando os elétrons dos átomos dos sais metálicos, previamente excitados pela energia da explosão, retornam aos níveis energéticos de origem, liberando energia na forma de fótons de luz visível. A tabela a seguir mostra alguns elementos e as cores características que eles produzem na luminescência.
A partir das informações do texto, julgue o item.
Do ponto de vista termodinâmico, a reação I ocorre com aumento de desordem, apresentando variação positiva de entropia nas condições da explosão.
Questão 88 94193
UnB 2° Dia 2013/2Durante um processo físico, a informação mais importante é a relativa à variação da entropia, e não a do seu valor absoluto. No século XIX, Clausius determinou que a variação da entropia de um sistema, em um processo reversível e à temperatura T, em Kelvin, é dada por ΔS = ΔQ/T, em que ΔI é a quantidade de calor adicionado. Com relação a esse conceito, considere a situação em que 30 g de gelo, inicialmente a 0 ºC, transforma-se em água a 0 ºC. Considere, ainda, que o calor latente de fusão do gelo seja 80 cal/g.
Com base nessas informações, julgue o próximo item.
Como a fusão do gelo é um processo irreversível, o módulo da variação de entropia da vizinhança é igual ao da variação da entropia do sistema.
Questão 58 6312634
FCMSCSP 2022Leia o texto para responder a questão.
Um dispositivo que converte energia química em energia elétrica e opera com alimentação contínua dos reagentes que participam das reações no ânodo e no cátodo é denominado célula a combustível. Um esquema desse dispositivo é apresentado na figura.
Utilizando-se metanol e oxigênio do ar atmosférico na alimentação desse dispositivo, a reação global que se processa é:
Considere as entalpias de formação da tabela.
A classificação termoquímica da reação global da célula de combustível descrita no texto e o valor do ΔHº formação do metanol são
Questão 118 6754096
UECE 2° Fase 2° Dia 2022O químico alemão Fritz Harber (1868–1934), responsável pela produção de explosivos e armas químicas, foi laureado com o prêmio Nobel de Química (1918) pela síntese do amoníaco.
Considerando a produção de amoníaco dada pela reação 1/2 N2(g) + 3/2 H2(g) → NH3(g) que ocorre na temperatura de 27 °C, cuja entalpia ΔH é –11,04 kcal/mol, e tem variação de entropia ΔS de –23,52 cal/mol.K, é correto afirmar que a sua energia livre ΔG é, aproximadamente,
Questão 37 6926556
URCA 1° Dia 2022/1O pequi é um alimento muito apreciado na região do Cariri. As pessoas utilizam-se do sabor marcante deste fruto para dar sabor a comidas tradicionais, como o baião de dois. Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri - URCA, vem estudando a utilização da casca do Pequi como bioadsorvente de metais tóxicos em sistemas aquosos. Estudos termodinâmicos do processo de adsorção de chumbo a partir da casca do pequi mostram que este processo tem caráter exotérmico.
Os processos de adsorção de metais seguem o seguinte modelo teórico:
ADS + M ADSM
Onde ADS é o adsorvente, M o metal e ADSM é o sistema formado pelo metal adsorvido no adsorvente.
Sobre a termodinâmica de processos químicos e a partir das informações citadas sobre a pesquisa, podemos afirmar corretamente: