Questões de Química - Química ambiental
O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico que garante que a água circule pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse processo depende da luz solar, que garante a evaporação da água, dando início ao ciclo. O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), ou na forma líquida ou nas formas de granizo e de neve. A água da chuva, então, retorna para a Terra, podendo seguir diferentes caminhos, como voltar para lagos e rios ou infiltrar-se no solo, conforme a imagem a seguir.
Os fenômenos expressos em A, B e C são, respectivamente, conhecidos como
Leia a seguir a manchete do Jornal do Brasil.
Água contaminada mata mais do que guerras, diz ONU
O consumo e o uso de água não tratada e poluída matam mais do que todas as formas de violência, inclusive guerras, segundo relatório divulgado segunda-feira, no Dia Mundial da Água, em Nairóbi, no Quênia, na África. O documento intitulado Água Doente foi elaborado pelo Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas. O estudo afirma que pelo menos 1,8 milhão de crianças com menos de 5 anos de idade morrem por ano em decorrência da água doente. Por isso, alerta para a necessidade de adoção de medidas urgentes em quase todo o mundo.
(Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2010/03/22/agua-poluida-mata-mais-que-guerras-diz-onu/. Acesso em: 1 jun. 2018.)
Sobre a problemática da água no mundo contemporâneo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O desenvolvimento das atividades econômicas, sobretudo nas cidades, e o aumento da deposição indevida de rejeitos advindos do sistema de esgoto e saneamento são vilões do baixo índice de qualidade da água e ameaçam a saúde pública e a preservação ambiental.
( ) A ocupação urbana descontrolada aumenta as proporções do esgoto doméstico, do lixo e da carga urbana difusa de poluição, o que compromete a qualidade da água a ser distribuída para a população devido à presença de substâncias tóxicas associadas à poluição urbana.
( ) Dado o custo de tratamento para a eutrofização da água, como parte do processo de saneamento básico, a água distribuída para a população é de baixa qualidade.
( ) Nas grandes cidades, a gestão inadequada das águas residuais decorre da falta de esgoto suficiente e da adoção, por parte das estações de tratamento, de processos obsoletos que seguem protocolos defasados e parâmetros científicos superados.
( ) O cádmio, o alumínio e o urânio, somados a compostos orgânicos, são substâncias utilizadas no processo de tratamento químico da água a fim de se obter uma aparência pura e cristalina ao chegar às torneiras da população.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
O fogo produzido em incêndios florestais é resultante de uma reação química de oxidação denominada combustão.
Analise os itens abaixo e marque aquele que descreve corretamente o comburente e o produto desta reação, respectivamente.
O carbono 14, um isótopo radioativo com meia-vida de 5700 anos, é gerado de forma constante na atmosfera a partir da interação de nêutrons com o nitrogênio atmosférico. Esse 14C reage com o O2 e produz 14CO2. Em função de seu decaimento e de suas taxas de deposição e formação, a proporção de 14CO2 e de 12CO2 na atmosfera é razoavelmente constante ao longo da história geológica da Terra. Esses gases são absorvidos por produtores primários pela fotossíntese, e os isótopos de C são transferidos aos organismos heterotróficos pela teia alimentar.
Com a queima de combustíveis fósseis, produzidos há milhões de anos, quantidades significativas de CO2 têm sido lançadas na atmosfera, aumentando a concentração desse gás.
Com base no exposto, o CO2 emitido a partir da queima de combustíveis fósseis
O capim-elefante apresenta muitas vantagens como fonte de energia. Além do curto período de colheita e de não precisar de solos ricos em nutrientes, esse vegetal pode produzir energia térmica através da queima da biomassa, tal como pode produzir etanol celulósico, um biocombustível, gerado a partir da extração e da fermentação do açúcar da celulose. Outra característica do capim-elefante é a baixa relação carbono/nitrogênio, o que é bastante útil para a alimentação de gados, mas não o é para o uso como combustível. Por isso, modificações genéticas têm sido testadas com a finalidade de aumentar a relação carbono/nitrogênio, o poder calorífico e a fixação de nitrogênio atmosférico, aspectos que melhorarão a eficiência do capim-elefante como combustível.
A energia contida em um combustível é diretamente proporcional ao seu poder calorífico, daí a importância do conhecimento dessa propriedade para sua avaliação como insumo energético. Por ser uma espécie de alta produção de biomassa com elevado percentual de fibras e lignina, o capim-elefante é uma excelente fonte alternativa de matéria-prima combustível para geração de energia.
(O CAPIM-elefante apresenta..., 2017).
LOPES, Everton. Disponível em:http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/2209/n/capim_energetico. Acesso em: 25 nov. 2017.
Analisando-se as informações do texto e com relação aos conhecimentos de Química, é correto afirmar:
Esta figura representa o ciclo da água com as mudanças de estado físico ocorridas e a energia envolvida nesses processos.
A associação entre a transformação e a energia envolvida está INCORRETA em: