
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Química - Química ambiental
Questão 24 7624581
UNIPTAN 2020/1Segundo estudos do Protocolo de Montreal sobre a destruição da camada de ozônio, a etapa inicial do processo de destruição do ozônio estratosférico pelas atividades humanas se dá por meio da emissão de gases contendo cloro e bromo.
Por não serem reativos e por não serem rapidamente removidos pela chuva nem pela neve, esses gases ficam acumulados na baixa atmosfera.
Quando sobem para a estratosfera, os gases sofrem a ação da radiação ultravioleta liberando radicais livres que reagem com as moléculas de ozônio, formando uma molécula de oxigênio (O2) e uma molécula de óxido de cloro (CIO), provocando a destruição do O3 . O CIO tem vida curta e rapidamente reage com um átomo de oxigênio livre, liberando radical livre que volta a destruir outra molécula de O3.
Um único radical livre de cloro é capaz de destruir 100 mil moléculas de ozônio, o que provoca a diminuição da Camada de Ozônio e prejudica a filtração dos raios UV.
Disponível em: http://www.protocolodemontreal.org. br/eficiente/sites/protocolodemontreal.org.br/pt-br/site. php?secao=perguntaserespostas&pub=132. Acesso em: 18 set. 2019.
A reposição do ozônio ocorre quando o oxigênio é submetido à radiação ultravioleta por meio da seguinte reação:
3 O2(g) ⇔ 2 O3(g)ΔH = +20 Kcal
De acordo com as informações dadas, podemos afirmar corretamente que o(a)
Questão 43 1866571
UnirG 2019/2No esquema acima, o suporte de alumínio contendo enxofre em pó é aquecido fora do sistema até que se inicie a fusão do enxofre e a liberação de gás. Após a liberação do gás, o suporte é posto no frasco, que é fechado.
A cor da solução antes e depois da liberação do gás e o fenômeno simulado pelo experimento são, respectivamente:
Questão 26 4061234
UNIVAG 2019/1Na atmosfera, a reação da água com trióxido de enxofre (SO3) forma ácido sulfúrico (H2SO4), e a reação da água com dióxido de nitrogênio (NO2) forma ácido nítrico (HNO3).
Dois problemas resultantes dessas reações são:
Questão 15 7410546
UDESC Verão Tarde 2019Quando os gases NO2 e SO3 entram em contato com a umidade do ar ocasionam um efeito de poluição conhecido como “chuva ácida”.
À concentração de H3O+(ag) na água da chuva é maior na região:
Questão 27 6307344
UNITINS 2020Chuva ácida é a precipitação de água, seja ela na forma de chuva, neblina ou neve, que possui acidez maior do que da chuva normal. Esse termo foi criado por Robert A. Smith, climatologista e químico britânico, para uma anomalia que nasceu acidentalmente pela ação do homem.
Disponível em: www.pensamentoverde.com.br. Acesso em: 29 set. de 2019.
O dióxido de enxofre na atmosfera forma o trióxido de enxofre (SO3) que, por sua vez, em contato com a água da chuva, formará o ácido sulfúrico (H2SO4), que é um ácido forte.
Com base nessas informações, julgue as afirmativas a seguir.
I) A equação química balanceada na formação do ácido é SO3(g) + H2O(1) → H2SO4(aq)
II) No Brasil, as chuvas ácidas são mais frequentes em áreas próximas a usinas termoelétricas e em cidades com alto número de automóveis.
III) O dióxido de enxofre com gás oxigênio origina o trióxido de enxofre cujo enxofre do produto sofre diminuição no nox.
A alternativa que apresenta a validação correta é:
Questão 35 6384403
UNIPAR 2018A queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de poluentes causadores da chuva ácida. Tanto o carvão mineral quanto os derivados de petróleo de maior peso molecular (como o óleo diesel) apresentam teores relativamente elevados de X, gerando o Y durante a combustão. A reação entre o oxigênio atmosférico e Y pode formar o gás Z, outro poluente atmosférico. A reação entre Z e a água produz o A, responsável pelo abaixamento do pH da chuva.
Os símbolos e fórmulas que substituem X, Y, Z e A apropriadamente são, respectivamente: