Questões de Geografia - Brasil
8.691 Questões
Questão 77 14645610
UECE 1ª Fase 2025/2A Questão da Terra no Brasil significa o combate à pobreza no campo; a diminuição das migrações das zonas rurais para os centros urbanos, evitando assim o “inchaço” populacional e a criação de favelas ou áreas de ocupação irregular nas cidades; a fixação dos pequenos agricultores no meio rural com a manutenção de suas subsistências por meio de políticas públicas e o incentivo à agricultura familiar, responsável pela renda da maioria das famílias campesinas no país. Contudo, existem atualmente muitas famílias pobres no campo sem acesso à terra e pequenos agricultores sem acesso à assistência técnica e ao crédito. De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em 2024, eram 71 mil famílias acampadas na busca de assentamentos e, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), existem cerca de 50 mil famílias no país aguardando a inclusão no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Partindo do exposto sobre a questão da terra no Brasil, assinale a afirmação correta.
Questão 34 14645183
UECE 1ª Fase 2025/2“Maior economia do Nordeste, Fortaleza é também o maior paraíso nordestino para quem aprecia shopping centers. A cidade cearense possui 13 shoppings e lidera o ranking regional do setor, conforme aponta o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2024/2025, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Considerando o total de 22 empreendimentos do Ceará contabilizados pelo Censo, Fortaleza concentra mais da metade. Em segundo lugar no ranking do Nordeste, está Salvador, com 11 centros comerciais. A terceira posição pertence a João Pessoa, com 7 shoppings. Com mais de 400 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), ou seja, espaços destinados a lojas, restaurantes e demais operações comerciais, Fortaleza possui o equivalente a 60 campos de futebol em shoppings”.
XIMENES, Vitor. Fortaleza é a cidade do Nordeste com mais shopping centers. Diário do Nordeste, 19 fev. 2025.
( ) Com base na passagem anterior, assinale V ou F nas sentenças a seguir.
( ) A difusão de shopping centers no território brasileiro revela a inserção do país na sociedade de consumo, ampliando o alcance da lógica da globalização nos mais diversos espaços geográficos.
( ) Os shopping centers são espaços democráticos e públicos que tornam a vida urbana mais agradável e segura, e todos têm acesso ao consumo dos mais diversos produtos, das mercadorias e dos serviços, independentemente de classe social e de renda.
( ) A lógica da sociedade de consumo se materializa na expansão de novos espaços comerciais, como os shopping centers, aumentando as clivagens sociais e produzindo efeitos perversos na vida urbana, como a reprodução das desigualdades urbanas.
( ) Os shopping centers retratam a descentralização de atividades econômicas, de comércio e de serviços, modificando a estrutura espacial da cidade e tornando mais complexo o espaço urbano em termos de atividades terciárias, do trabalho e do consumo.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
Questão 33 14645179
UECE 1ª Fase 2025/2Leia com atenção a passagem a seguir.
“Moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, sofrem com transtornos das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada desta terça-feira (21/1). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 120 milímetros no município. No bairro Lagoa Seca, um dos mais afetados, a água subiu mais de um metro de altura, deixando carros submersos. A lagoa da região transbordou, alagando dezenas de casas e estabelecimentos comerciais da região. O trânsito foi interditado. População disse que, toda vez que chove, a lagoa transborda e invade a Avenida Plácido Aderaldo Castelo. Na Avenida Padre Cícero, em poucos minutos de chuva, a água transformou a via em um rio. Alguns carros apresentaram problemas mecânicos e, para seguir caminho, alguns motociclistas utilizam a ciclovia.
Redação G1 CE. Carro fica submerso após forte chuva em Juazeiro do Norte. G1, 21 jan. 2025.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Questão 61 14615174
ACAFE Medicina - Inverno 2025/2Leia o texto abaixo extraído do site da Agência Brasil de telecomunicação.
Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,57 filho por mulher
A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo.
De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.
2,32 para 1,57 filho por mulher. A pesquisa Projeções de População, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto, aponta ainda que, após atingir seu máximo em 2042, a população vai começar a diminuir, como explica Márcio Mitsuo Minamiguchi, gerente de Estimativas do Instituto.
Outro dado significativo do estudo, destacado pela tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, Luciene Longo, é que as brasileiras têm engravidado cada vez mais tarde.
Em relação à taxa de fecundidade, que é a média de filhos que as mulheres têm, Roraima aponta o maior percentual, enquanto o Rio de Janeiro registra a queda mais acentuada.
A redução desses números também se reflete no total de nascimentos por ano, que passou de 3,6 milhões em 2000 para 2,6 milhões em 2022, e deve continuar caindo, chegando a 1,5 milhão em 2070.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2024-08/taxa-de fecundidade-no-brasil-cai-para-157-filho-por-mulher acesso em 20/04/2025.
Entre os fatores que ajudam a explicar a queda na taxa de fecundidade, no Brasil, estão:
I. campanhas de vacinação infantil.
II. inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. uso de Métodos contraceptivos.
IV. campanhas contra o tabagismo.
Em relação à diminuição da taxa de fecundidade, no Brasil, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Questão 26 14589507
Campo Real Medicina 2025Leia o seguinte caso:
Viver em uma casa de madeira fina, sem estrutura, sem planejamento de engenharia e com telhados de zinco expõe diretamente às intempéries. Quem reside em áreas fragilmente aterradas, beira de rio, encostas e áreas de risco de modo geral vive cotidianamente com essa exposição. Se o terreno não é seguro e a estrutura construída sobre ele também não é, o risco é estabelecido. Chuva e vento podem devastar estruturas frágeis. Deslizamentos de terra podem devastar habitações em encostas de morro.
Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2024/05/20/cidades-e-racismo-ambiental-perspectivas-da-tragedia-socioclimatica-no-rio-grande-do-sul.
Considerando as informações apresentadas sobre as relações entre vulnerabilidade social, moradia e risco ambiental, assinale a alternativa correta.
Questão 8 14583181
Unioeste 2° Etapa Tarde 2025Número de novos imigrantes cresce 24,4% no Brasil em dez anos
Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020. As solicitações de reconhecimento da condição de refugiado também aumentaram, passando de cerca de 1,4 mil, em 2011, para 28,8 mil, em 2020.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noti cia/2021-12/numero-de-novos-imigrantes-cresce-244-no--brasil-em-dez-anos. Acesso em: 16/08/2024.
Com relação a este assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Pastas
06