Questões de Geografia - Brasil - Economia - Comércio exterior e blocos econômicos
308 Questões
Questão 28 12642988
UEA - SIS 3ª Etapa 2024/2026Negociado por mais de 20 anos, o acordo União Europeia-Mercosul teve um anúncio de conclusão geral em 2019, mas ainda há um longo caminho para sua efetiva entrada em vigor. Isso porque o tratado precisa ser ratificado e internalizado por cada um dos Estados integrantes dos dois blocos econômicos. Na prática, significa que o acordo terá que ser aprovado pelos parlamentos e governos nacionais dos 31 países envolvidos.
(https://agenciabrasil.ebc.com.br, 04.07.2023. Adaptado.)
O acordo entre os dois blocos econômicos tem como objetivo
Questão 27 12621049
UEA - SIS 1ª Etapa 2024/2026Área delimitada no interior de um país e beneficiada com incentivos fiscais e tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Seu objetivo é estimular o comércio e acelerar o crescimento econômico de uma região. Instalada na região Amazônica em 1967, atraiu investimentos vinculados ao setor secundário, sobretudo do ramo eletrônico avançado, que se beneficia das facilidades de importação de componentes para aparelhos eletroeletrônicos.
(www.senado.leg.br. Adaptado.)
O excerto faz menção
Questão 38 12308575
UEG Medicina 2024/2O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou nesta sexta-feira (05/01/2024) o relatório mensal elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) sobre a Balança Comercial Brasileira, referente a 2023. De acordo com o relatório, o País bateu recorde de exportações no ano passado, com 339,7 bilhões de dólares, crescimento de 1,7% em relação a 2022 [...]. O saldo comercial também foi inédito: 98,8 bilhões de dólares, isto é, um aumento de 60,6% em relação ao ano anterior (61,5 bilhões).
[…]
O relatório aponta ainda que o setor agropecuário respondeu por 24% das exportações brasileiras, somando 81,5 bilhões de dólares em 2023, com crescimento de 9% ao longo do ano. Os itens mais exportados foram: soja, com 15,6% de participação; óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (12,52%); minério de ferro e seus concentrados (8,98%).
Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202401/exportacoes-brasileiras-cresceram-dez-vezes-mais-do-que-a-media-mundialem-2023-afirma-vice-presidente. Acesso em: 21 fev. 2024.
Sobre os dados da balança comercial brasileira na atualidade e considerando o cenário da produção agrícola no Brasil, verifica-se:
Questão 57 13448538
ENEM PPL 1º Dia (Azul – Reaplicação) 2023O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu o registro de indicação geográfica (IG), na espécie denominação de origem (DO), para o produto banana, da região de Corupá. Essa região produz a banana do subgrupo Cavendish, que guarda relação com o meio geográfico. Resulta disso uma de suas principais características qualitativas: o sabor doce mais pronunciado aliado a uma menor acidez.
O registro de IG permite delimitar uma área geográfica, restringindo o uso de seu nome aos produtores e prestadores de serviços da região. A espécie de IG chamada “denominação de origem” reconhece o nome de um país, cidade ou região cujo produto ou serviço tem certas características específicas graças a seu meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos.
Na região de Corupá, inúmeras famílias rurais se beneficiamdaproduçãodasbananasemumambienteúnicoe inigualável, não apenas pelas peculiaridades de clima e de relevo, mas também pelo saber-fazer, pelas tradições e culturas. Produzir banana é uma atividade emblemática na região, e o produto está presente na agricultura, nas festas e nos eventos, na arquitetura, no artesanato e no lazer
Inpi concede indicação geográfica à banana de Corupá. Disponível em: www.gov.br/inpi. Acesso em: 5 nov. 2021 (adaptado).
A certificação produtiva apresentada no texto favorece a região citada por promover a
Questão 24 13400076
FMJ 2023Analise a imagem publicada no tuíte de Karen Braun em 22.06.2022, que demostra a movimentação de cargas a partir dos portos brasileiros.
(https://twitter.com/kannbwx. Adaptado.)
A partir da análise dessa imagem e de conhecimentos sobre a atuação do Brasil no comércio internacional, verifica-se que a movimentação mais intensa e concentrada da rota de exportação brasileira é
Questão 15 13169754
CEFET MG Ensino Técnico 2022/1A questão refere-se ao texto a seguir.
Cortiços: o mercado habitacional de exploração da pobreza
Parece inacreditável a constatação de que os problemas que existiam nos cortiços no início do século 20, conforme estudos e jornais da época, sejam os mesmos dos dias de hoje. Dentre eles, destacam-se a grande concentração de pessoas em pequenos espaços; um único cômodo como moradia; ambientes com falta de ventilação e iluminação; uso de banheiros coletivos; instalações de esgotos danificados; falta de privacidade; e o fato de comporem um mercado de locação habitacional de alta lucratividade. Além desses aspectos, os cortiços mantêm as características de estarem, predominantemente, localizados nos bairros centrais da cidade, apresentarem diversas situações de ilegalidades e os seus moradores terem salários insuficientes para acessarem moradias adequadas. Os cortiços, diferentemente das favelas e de outras moradias precárias, quase não são visíveis na paisagem urbana, porque, em geral, são edificações que foram utilizadas como moradias unifamiliares, mas que atualmente abrigam dezenas de famílias. Logicamente, tornam-se visíveis sempre quando há interesse do capital imobiliário na região onde os cortiços estão instalados, porque seus moradores são os primeiros a serem expulsos.
KOHARA, Luiz. "Cortiços: o mercado habitacional de exploração da pobreza". Disponível em:. Acesso em: 16 jan. 2021.
O objetivo desse fragmento de artigo de opinião é
Pastas
06