Questões de Geografia - Brasil
As transformações no tempo e no espaço são responsáveis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...].
O imperativo das finanças permitiu a renovação dos padrões d
e consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova porque possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas.
(Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.)
O excerto identifica
Um canal de denúncias, criado por determinada Faculdade em Portugal, recebeu 50 queixas contra 31 docentes nos primeiros 11 dias em que ficou aberto à comunidade universitária. Este número equivale a 10% dos professores da instituição. Frases como: “Mas você é brasileira!” – quando recusei uma investida sexual, “Aprenda a falar/ escrever o português direito”, são frequentes dentro de algumas instituições de ensino superior em Portugal.
Fonte. https://www.pragmatismopolitico.com.br/2014/01/estudantes-brasileiros-emportugal.html/adaptado.
Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre a dinâmica demográfica mundial, pode-se afirmar que as frases mencionadas revelam uma prática:
O crescimento urbano brasileiro ocorreu paralelamente ao processo de industrialização, concentrando- -se em poucas áreas, sobretudo no Sudeste, com destaque para a cidade de São Paulo e as cidades industriais em seu entorno. Esse processo de industrialização estimulou uma acelerada migração interna, com as pessoas em busca de emprego e melhoria de vida.
Com base nos conhecimentos sobre população e nos índices de urbanização, considere as afirmativas a seguir.
I. O aumento populacional nos grandes centros urbanos dos países em desenvolvimento foi muito maior que a oferta de emprego para toda a população, fazendo a intensa competitividade por empregos, moradia e alimentação acirrar a segregação espacial
II. O preço da terra urbana impediu o acesso de grande parte dos trabalhadores à casa própria e expulsou das melhores áreas residenciais os mais pobres, que procuraram moradias em áreas impróprias, degradadas e muito distantes dos centros das cidades.
III. O problema com deslizamentos de terra é, substancialmente, fruto da urbanização anacrônica e da ocupação desenfreada de áreas de risco e vem se acentuando nos últimos anos. Antes do aspecto natural, esse quadro de tragédias tem uma explicação social.
IV. O envelhecimento da população tem promovido o estímulo de políticas públicas para aumentar a taxa de fecundidade em alguns países, mantendo, assim, o fechamento de suas fronteiras para a imigração, já que esta não tem resolvido a problemática da reposição da população.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir.
O envelhecimento populacional – e seu respectivo potencial de mercado – tem atraído a atenção de diversas empresas no mundo. Essa tendência, aliada à queda de natalidade desde 2017, deve fazer do Brasil o quinto país com a maior população de idosos do mundo em 2030, o que evidencia o desafio de um olhar para o envelhecimento tanto pelo sistema público quanto pela saúde suplementar.
Por ser uma parcela da população que, de modo geral, utiliza mais os planos, há uma demanda para que as operadoras acompanhem essa mudança, colaborando com a promoção de saúde e consequente redução de custos com tratamentos de doenças graves e complicações. Alguns dados já corroboram essa análise: o número de pessoas idosas em planos de saúde dobrou nos últimos 20 anos e hoje já soma 7 milhões de beneficiários, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Esse grupo representa cerca de 14% do total da população que conta com algum tipo de convênio médico.
Os planos já vêm trabalhando algumas iniciativas para que os beneficiários possam ter um envelhecimento mais saudável e com um maior controle das doenças crônicas que possam surgir com o passar dos anos.
Além da questão do envelhecimento da população brasileira e da baixa natalidade, existem outros fatores que contribuem com o aumento do número de pessoas idosas nos planos de saúde. Acredita-se que a pandemia teve um papel importante, na medida em que pessoas com mais de 60 anos estavam entre o grupo mais vulnerável para complicações pela Covid-19.
Disponível em: https://futurodasaude.com.br/envelhecimento-planos-de-saude/. Acesso em 23 ago 2022. [Adaptado].
Assinale a alternativa que contém o título que mantém fielmente o assunto tratado do texto.
Examine o mapa.
Brasil: total de domicílios (%) com computador e internet, por região, 2020
Os dados representados no mapa evidenciam
Quando Carlos Lacerda assumiu a função de primeiro governador do estado da Guanabara, em 1960, as favelas estavam em expansão na cidade. Durante seu governo, iniciou-se a política de remoção, ou seja, o processo de transferência de algumas favelas para lugares distantes, o que gerou muito descontentamento e protestos. Surgiram conjuntos habitacionais como Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Vila Kennedy, em Senador Camará, Vila Aliança, em Bangu, e Vila Esperança, em Vigário Geral, compostos por pequenas unidades padronizadas, servidas por transportes públicos insuficientes e distantes dos empregos da maioria. Hoje, quem passa pelo Parque da Catacumba, na Lagoa, pelos prédios da chamada Selva de Pedra, no Leblon, ou pelo campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã, nem imagina que esses espaços abrigaram as três maiores favelas da cidade nos anos 1960: Catacumba, Praia do Pinto e Esqueleto, respectivamente. A favela do Esqueleto tinha esse nome pois, em seu terreno, havia o esqueleto da construção inacabada de um hospital. Grande parte de seus moradores foi assentada na Vila Kennedy.
Adaptado de multirio.rio.rj.gov.br.
Iniciada ainda no antigo estado da Guanabara, durante o governo de Carlos Lacerda, as remoções de favelas inseriam-se no projeto de intervenção estatal para expansão da cidade.
Um objetivo e um efeito das remoções então efetivadas foram, respectivamente: