
Faça seu login
Acesse GrátisQuestões de Geografia - Brasil
Questão 42 8491273
UNESP 2023/1As transformações no tempo e no espaço são responsáveis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...].
O imperativo das finanças permitiu a renovação dos padrões d
e consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova porque possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas.
(Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.)
O excerto identifica
Questão 8 8850109
UFT Tarde 2023/1Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD-IBGE, 2021) mostrou que a renda média do trabalho encolheu 10,7% em um ano, atingindo R$ 2.447,00 (no 4º trimestre de 2021), o menor valor da série histórica. A queda do rendimento médio do trabalho principal, no entanto, foi mais intensa para as mulheres, que ganham cerca de 20% menos do que os homens no Brasil, e a diferença salarial entre os gêneros segue neste patamar elevado mesmo quando se comparam trabalhadores do mesmo perfil de escolaridade e idade e na mesma categoria de ocupação.
Considerando os dados da pesquisa, analise o gráfico que segue:
DIFERENÇA SALARIAL ENTRE HOMENS E MULHERES (rendimento médio mensal em reais no 4º trimestre de 2021)
A partir da análise dos dados da PNAD (2021) referentes à diferença salarial entre homens e mulheres é CORRETO afirmar que:
Questão 60 9363495
UNICENTRO 2023A pirâmide etária é uma representação gráfica da estrutura etária e por sexo, que permite compreender a dinâmica e o padrão demográfico de um país.
A figura a seguir representa a pirâmide etária do Brasil para os anos 2012 e 2019.
Com base na figura e nos conhecimentos sobre a pirâmide etária brasileira, assinale a alternativa correta.
Questão 6 9417062
ACAFE Verão 2023Leia o texto a seguir.
O envelhecimento populacional – e seu respectivo potencial de mercado – tem atraído a atenção de diversas empresas no mundo. Essa tendência, aliada à queda de natalidade desde 2017, deve fazer do Brasil o quinto país com a maior população de idosos do mundo em 2030, o que evidencia o desafio de um olhar para o envelhecimento tanto pelo sistema público quanto pela saúde suplementar.
Por ser uma parcela da população que, de modo geral, utiliza mais os planos, há uma demanda para que as operadoras acompanhem essa mudança, colaborando com a promoção de saúde e consequente redução de custos com tratamentos de doenças graves e complicações. Alguns dados já corroboram essa análise: o número de pessoas idosas em planos de saúde dobrou nos últimos 20 anos e hoje já soma 7 milhões de beneficiários, de acordo com levantamento feito pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Esse grupo representa cerca de 14% do total da população que conta com algum tipo de convênio médico.
Os planos já vêm trabalhando algumas iniciativas para que os beneficiários possam ter um envelhecimento mais saudável e com um maior controle das doenças crônicas que possam surgir com o passar dos anos.
Além da questão do envelhecimento da população brasileira e da baixa natalidade, existem outros fatores que contribuem com o aumento do número de pessoas idosas nos planos de saúde. Acredita-se que a pandemia teve um papel importante, na medida em que pessoas com mais de 60 anos estavam entre o grupo mais vulnerável para complicações pela Covid-19.
Disponível em: https://futurodasaude.com.br/envelhecimento-planos-de-saude/. Acesso em 23 ago 2022. [Adaptado].
Assinale a alternativa que contém o título que mantém fielmente o assunto tratado do texto.
Questão 20 10047424
Faculdade Baiana de Direito 2023/2A população brasileira, segundo a estimativa do IBGE, é de 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, aproximadamente a cada 20 segundos, a população aumentava em um indivíduo. Esta tendência de crescimento continuará ocorrendo até 2047, quando se estabilizará e, em seguida, passará a diminuir.
Disponível em: http: www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais. Acesso em: abr. 2023.
Com base no texto e sobre a dinâmica da população brasileira, suas características e indicadores sociais no século XXI, identifique a alternativa correta:
Questão 23 6431756
UEA - SIS 2° Etapa 2022Analise o mapa.
Déficit habitacional – 2019
A análise do mapa sobre os percentuais de déficit habitacional no Brasil permite depreender que