Questões de Geografia - Brasil - Sociedade - Trabalho
131 Questões
Questão 61 14615174
ACAFE Medicina - Inverno 2025/2Leia o texto abaixo extraído do site da Agência Brasil de telecomunicação.
Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,57 filho por mulher
A taxa de fecundidade tem diminuído, ao longo dos anos, no Brasil, que noutros tempos já registrou uma das mais elevadas do mundo.
De acordo com levantamento do IBGE, entre 2000 e 2023, seguindo uma tendência mundial, a taxa caiu de 2,32 para 1,57 filho por mulher.
2,32 para 1,57 filho por mulher. A pesquisa Projeções de População, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto, aponta ainda que, após atingir seu máximo em 2042, a população vai começar a diminuir, como explica Márcio Mitsuo Minamiguchi, gerente de Estimativas do Instituto.
Outro dado significativo do estudo, destacado pela tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE, Luciene Longo, é que as brasileiras têm engravidado cada vez mais tarde.
Em relação à taxa de fecundidade, que é a média de filhos que as mulheres têm, Roraima aponta o maior percentual, enquanto o Rio de Janeiro registra a queda mais acentuada.
A redução desses números também se reflete no total de nascimentos por ano, que passou de 3,6 milhões em 2000 para 2,6 milhões em 2022, e deve continuar caindo, chegando a 1,5 milhão em 2070.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/saude/audio/2024-08/taxa-de fecundidade-no-brasil-cai-para-157-filho-por-mulher acesso em 20/04/2025.
Entre os fatores que ajudam a explicar a queda na taxa de fecundidade, no Brasil, estão:
I. campanhas de vacinação infantil.
II. inserção das mulheres no mercado de trabalho.
III. uso de Métodos contraceptivos.
IV. campanhas contra o tabagismo.
Em relação à diminuição da taxa de fecundidade, no Brasil, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Questão 27 14538964
URCA Dia 2° 2024/1(URCA/2024.1) "O emprego de tecnologias avançadas direcionadas para a automação da produção visa aumentar a produtividade e intensificar a exploração da força de trabalho [...] proporcionando maior acumulação de capital."
(Geografia: espac¸o e identidade, 2016, p. 247).
Quando se pensa o momento histórico atual da indústria global é possível afirmar que:
Questão 17 14494436
UFT Tarde 2024/2“O Brasil convive com milhões de trabalhadores sem terra numa situação em que cerca de 40% da área das grandes propriedades agropecuárias não são aproveitadas para o cultivo, para a criação de animais ou qualquer outra atividade econômica. Ao longo da sua história, as terras brasileiras foram controladas por uma elite e hoje, também, por grandes empresas. A concentração de terras, que condena à tragédia milhões de pessoas, teve início com a ocupação colonial e se arrastou até os dias atuais. Sua característica principal é a monocultura de exportação que deu origem e reforçou a propriedade latifundiária [...]”
Fonte: Disponível em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/concentracao-fundiaria-raizes-historicas-da-questao-da-terra-no-brasil.html.
A partir dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
Questão 70 14447790
ENEM PPL 1° Dia (Amarelo) 2024Como engajar-se em campanhas que evocam a “proteção ao meio ambiente” sem desconsiderar as evidentes prioridades da luta contra a pobreza e a desigualdade social ou mostrando-se capaz de responder aos propósitos desenvolvimentistas correntes que almejam a rentabilização de capitais em nome da geração de emprego e renda. Em outros termos, como conquistar legitimidade para as questões ambientais, quando, com frequência, a preocupação com o ambiente é apresentada como um obstáculo ao enfrentamento do desemprego e à superação da pobreza?
ACSELRAD, H. Ambientalização das lutas sociais: o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos Avançados, n. 68, 2010.
No campo, o enfrentamento dos problemas destacados encontra-se no incentivo à criação de
Questão 28 13476351
UFU 1ª Fase 2024/2A chamada questão agrária brasileira engloba a estrutura fundiária, as características dos sistemas de produção, as relações de trabalho e os conflitos que ocorrem nos espaços rurais.
Sobre os aspectos que configuram conflitos e desafios relacionados ao espaço agrário brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.
Questão 52 13244136
UNICENTRO 2024O processo de concentração de terras e as mudanças nas relações de trabalho ocorridas no campo, nas últimas décadas, deram origem a um grande contingente de trabalhadores expropriados. Na década de 1980, esses agricultores e trabalhadores rurais passaram a se organizar em torno de movimentos sociais camponeses, com o objetivo de pressionar o Estado a acelerar os processos de reforma agrária.
Com base nos conhecimentos sobre reforma agrária, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Busca promover a justa distribuição de terras, por meio da desapropriação de grandes áreas improdutivas, sejam elas fazendas particulares ou terras devolutas.
( ) O ritmo dos processos de desapropriação e criação dos assentamentos pelo governo federal tem ocorrido de forma rápida e suficiente para atender as demandas dos movimentos.
( ) A concentração da propriedade da terra no Brasil é a causa de inúmeros outros problemas, como a desigualdade social, o desemprego, a fome e a marginalidade social.
( ) A demora de implantação de um programa de reforma agrária mais amplo e moderno tem aumentado o estado de tensão no campo, colocando em conflito direto trabalhadores rurais expropriados e fazendeiros.
( ) Os programas de reforma agrária têm cumprido sua principal função social que é restaurar a dignidade dos trabalhadores rurais, com condições de voltar a produzir de forma eficaz e duradoura.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Pastas
06