Questões de Geografia - Brasil - Sociedade -
114 Questões
Questão 52 13244136
UNICENTRO 2024O processo de concentração de terras e as mudanças nas relações de trabalho ocorridas no campo, nas últimas décadas, deram origem a um grande contingente de trabalhadores expropriados. Na década de 1980, esses agricultores e trabalhadores rurais passaram a se organizar em torno de movimentos sociais camponeses, com o objetivo de pressionar o Estado a acelerar os processos de reforma agrária.
Com base nos conhecimentos sobre reforma agrária, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Busca promover a justa distribuição de terras, por meio da desapropriação de grandes áreas improdutivas, sejam elas fazendas particulares ou terras devolutas.
( ) O ritmo dos processos de desapropriação e criação dos assentamentos pelo governo federal tem ocorrido de forma rápida e suficiente para atender as demandas dos movimentos.
( ) A concentração da propriedade da terra no Brasil é a causa de inúmeros outros problemas, como a desigualdade social, o desemprego, a fome e a marginalidade social.
( ) A demora de implantação de um programa de reforma agrária mais amplo e moderno tem aumentado o estado de tensão no campo, colocando em conflito direto trabalhadores rurais expropriados e fazendeiros.
( ) Os programas de reforma agrária têm cumprido sua principal função social que é restaurar a dignidade dos trabalhadores rurais, com condições de voltar a produzir de forma eficaz e duradoura.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
Questão 115 12598313
UECE 2ª Fase 2º Dia 2024/2A questão ambiental não está desconectada da questão social e, assim, para que ambientalistas tenham sucesso nos resultados dos seus esforços, são necessários, também, o combate às desigualdades socioeconômicas e a busca pela garantia de direitos humanos básicos. Neste sentido, o sucesso da questão socioambiental demanda mais trabalho em conjunto e maior contingente de agendas dos Estados, da sociedade e do setor produtivo privado.
Assim posto, analise as proposições a seguir:
I. O avanço na direção de uma sociedade ambientalmente sustentável depende da conjugação das lutas por equidade social e direitos.
II. O sucesso da proteção ambiental atualmente está ligado, parcialmente, à realização de alguns direitos dos animais e da natureza.
III. As soluções para a questão ambiental passam pela cooperação entre os governos, a sociedade civil e as indústrias, por exemplo.
IV. O combate aos males ao meio ambiente natural exige a escolha de caminhos desvinculados da economia e do desenvolvimento social.
Está correto o que se afirma somente em
Questão 39 10769610
UEMA PAES 2024Texto I
As instituições sociais podem ser pensadas de forma bilateral, ou seja, elas moldam os indivíduos, com suas regras e normas impessoais, através de controle e sanções, mas ao mesmo tempo os indivíduos podem ajudar a moldar e modificar as instituições. As famílias brasileiras, por exemplo, têm apresentado, historicamente, modificações em sua estrutura. Antes, as famílias no meio rural tendiam a ter mais filhos, a fim de compor mão de obra para a lavoura. Já nas cidades, as famílias tendem a ter menos filhos, adaptando-se aos novos modos de vida e trabalho. No contexto atual, as mulheres tendem a repensar o tamanho da família, como é possível ver no texto a seguir.
www.jornal.usp.br/radio-usp/ibge-registra-queda-da-taxa-de-natalidade-no-brasil/. Adaptado.
Dados sobre a taxa de fecundidade e o tamanho das famílias brasileira.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Observatório Nacional da Família.
Os dados dos textos apresentam modificação da estrutura familiar, chamando atenção à redução gradativa da fecundidade das mulheres brasileiras. Essa redução pode ser explicada, sociologicamente,
I. pelo deslocamento de famílias da zona rural para os grandes centros urbanos em busca de visibilidade social.
II. pela implementação de políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras, no intuito de promover a diminuição do número de filhos por família e, coercitivamente, equilibrar as sociedades.
III. pela entrada de mulheres no mercado de trabalho, alavancada pela modernização e pela necessidade de aumentar a renda familiar.
IV. pelo aumento da escolaridade feminina que tem possibilitado ações de planejamento das famílias brasileiras.
As assertivas que explicam essa redução são as seguintes:
Questão 81 10324590
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023No Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado. Assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a superexploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa.
CALAÇA, M.; SILVA, E. B.; JESUS, J. N. Territorialização do agronegócio e subordinação do campesinato no Cerrado. Elisée, Rev. Geo. UEG, n. 1, jan.-jun. 2021 (adaptado).
Os elementos descritos no texto, a respeito da territorialização da produção, demonstram que há um
Questão 55 10324548
ENEM 1º Dia (Amarela) 2023Taxa de fecundados no Brasil
Disponível em: www.insper.edu.br. Acesso em: 27 set: 2021 (adaptado).
Qual fator foi determinante para a mudança do indicador apresentado no gráfico?
Questão 31 9517305
UNIFENAS 2023/1Leia com atenção:
“...Chegou na cidade grande
Sem emprego e proteção
Estranhou a diferença
Que existia no sertão
Tanta adversidade
Nessa terra de patrão
Tanto orgulho e vaidade
Para um pobre cidadão...”
https://www.letras.mus.br/jair-rodrigues/ acessado em 16/09/2022
O trecho da letra da música de Jair Rodrigues pode ser relacionado ao fenômeno social
Pastas
06