Questões de Geografia - Brasil
Em fevereiro de 2023, ocorreu uma precipitação pluviométrica extrema no litoral norte de São Paulo, com volume que excedeu os 600 mm de chuva em menos de 24 horas. Foi um dos maiores índices pluviométricos já registrados no Brasil para um dia. Essa grande quantidade de chuva provocou muitos deslizamentos de terra, como o retratado na imagem.
Deslizamento de terra entre Camburi e Boiçucanga, SP.
Disponível em Portal g1.globo.com 22/2/2023 - Foto: CREATIVE PRODUÇÕES/ Cristian Santos.
Considerando o contexto socioambiental em que esse episódio ocorreu, é correto afirmar:
Considere o climograma abaixo, referente às médias térmicas e pluviométricas mensais de uma região do Brasil.
Assinale a alternativa que corresponde à tipologia climática expressa no climograma acima.
“Para 2023, há 50% de chances de queas chuvas sejam acima da média. O estudo divulgado na manhã desta sexta-feira, 20, aponta ainda 40% de chances de precipitações em torno da média e 10% na categoria abaixo da média. [..] O cenário previsto se baseia nas análises das condições atmosféricas e oceânicas, além de resultados de tecnologias de previsão.
(Jornal O Povo. Dispon ́ıvel em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2023/01/20/quadra- chuvosa-2023-ceara-tem-50-de-probabilidade-para-chuvas-acima-da-media.html).
O texto acima divulga a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) para a quadra chuvosa no Estado do Ceará para o ano de 2023.
No que se refere aos sistemas atmosféricos que atuam no Norte do Nordeste, especialmente no Estado do Ceará, ao longo dos meses de fevereiro a maio, é possível afirmar que o mais importante é:
Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência, E a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo.
Esta experiência é belíssima.
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Edilora Três, 19B4.
No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja
Uma mancha de petróleo com mais de 3000 km de extensão se espalhou por praias e manguezais da costa da região nordeste e parte do sudeste, atingindo áreas marinhas protegidas como o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, um dos principais bancos de corais e berço de biodiversidade do Atlântico Sul. Desde que foi detectada pela primeira vez, no dia 30 de agosto de 2019, a mancha de petróleo atingiu cerca de 900 locais em mais de 127 municípios em 11 estados. A origem do petróleo está estimada em algum local a leste do litoral do estado de Pernambuco, distante, aproximadamente, 600 km da linha de costa.
Disponível em https://www.wwf.org.br/. 2019. Adaptado.
Com base em seus conhecimentos sobre o litoral brasileiro e as correntes marítimas superficiais que margeiam a costa, assinale a alternativa correta que aponta o fator que contribuiu para a dispersão do petróleo.
Analise a imagem a seguir para responder à questão.
A paisagem geomorfológica retratada na imagem reporta-se a uma área de