Questões de Geografia - Brasil - Físico -
173 Questões
Questão 49 12438212
UFMS (PSV - UFMS) (FAPEC) 2024Leia o trecho da canção abaixo e responda à questão proposta.
"Ainda hei de ver um dia
A minha terra ser a praga da erosão
Ai! Quem me dera se eu pudesse
Se Deus me desse uma atenção
E ajustasse todo o povo
No mutirão pra acabar com a erosão
Ainda hei de ver um dia
De novo o verde
Se espalhar no meu sertão
A erosão parece uma serpente
Rachando a terra, devorando o chão
E a natureza que era de gente
Vai toda embora com a erosão
Por isso, agora estou aqui cantando
Chamando o povo pra seu mutirão
Vamos minha gente, salvar nossa terra
Das rachaduras da erosão".
(Trecho da canção "Erosão", de Luiz Gonzaga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/luiz-gonzaga/1564318/)
Analisando o texto acima, é possível compreender que a erosão do solo afeta drasticamente o meio ambiente e toda comunidade em torno.
Acerca desse passivo ambiental, assinale a alternativa correta.
Questão 18 11463471
UEMA 60+ 2023Entenda o fenômeno que causa crateras e ameaça “engolir” cidades no Maranhão.
As primeiras [...] se formaram a partir da rápida expansão urbana de Buriticupu, como consequência do desmatamento da vegetação nativa em áreas de alta declividade, é o que explica ao g1, o professor Fernando Bezerra, do programa de pós-graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
"A malha urbana da cidade, e seus sistemas de arruamentos, aliadas aos fortes eventos pluviométricos, contribui também com o grande volume de água (enxurradas) que chegam no interior dessas [...], aumentando o risco de avanço nas residências locais", explicou o professor que pesquisa o fenômeno na região.
[...] novas crateras podem ser prevenidas para evitar tragédias de maiores proporções. Ao g1, o professor Fernando Bezerra explica que, para isso, é necessário investir na proteção do solo com a cobertura da manutenção vegetal da área próxima a essas crateras, principalmente em locais com alta declividade e próximo às nascentes de rios.
Buriticupu - MA https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2023/03/27/desmatamento-causou-crateras-que-ameacam-engolir-casas-em-cidade-no-maranhao.ghtml
O fenômeno que teve grande destaque nas imprensas estadual e nacional, nos meses de março e de abril de 2023, no município de Buriticupu - MA, dá origem a formas de relevo conhecidas, cientificamente, por
Questão 25 11045900
UTFPR Inverno 2023As descobertas das reservas de petróleo no pré-sal brasileiro estão entre as mais importantes em todo o mundo nos últimos anos. Essa província é composta por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial. Uma realidade que coloca o Brasil em uma posição estratégica frente à grande demanda de energia mundial. Para descobrir essas reservas e operar com eficiência em águas ultraprofundas, foram desenvolvidas tecnologias nacionais em parceria com fornecedores, universidades e centros de pesquisas brasileiros. A exploração do pré-sal só é possível com a construção e desenvolvimento de sondas de perfuração, plataformas de produção, navios e submarinos com recursos que movimentam toda a cadeia da indústria de energia (PETROBRÁS, 2023).
As partículas minerais se movimentam com o passar do tempo geológico, criando novas paisagens e compactando detritos inorgânicos de origem mineral e orgânicos originários de plantas e animais em decomposição. Todo esse material tem sua deposição dirigida para as grandes depressões no Planeta, que produzem estruturas geológicas favoráveis à formação de reservas de hidrocarbonetos, como as do pré-sal brasileiro.
Essas áreas favoráveis aos acúmulos de detritos são:
Questão 35 9886266
UNIEVA Medicina 2022/2Observe as figuras da vegetação brasileira
Figura 01
Figura 02
A proposição que relaciona corretamente a vegetação com a condição climática é:
Questão 78 8077948
ENEM 1° Dia (Prova Rosa) 2022O mapa especializa um recurso natural com alto potencial para ocorrência de:
Questão 30 7112071
UEMA PAES 2022Analise a imagem a seguir para responder à questão.
A paisagem geomorfológica retratada na imagem reporta-se a uma área de
Pastas
06