Questões de Geografia - Brasil - Meio Ambiente
1.657 Questões
Questão 14 14656139
UECE Específicas 2ª Fase 2° Dia 2025/2De acordo com o relatório Conflitos no Campo Brasil 2022, elaborado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT, 2023), houve um aumento no registro de conflitos no campo entre os anos de 2019 e 2022. Os dados presentes no relatório apontam para uma escalada de violência contra diversos grupos sociais, especialmente contra os povos indígenas. No release divulgado pela CPT, afirma se que: “[...] Desde 2019, os povos originários aparecem nos registros da CPT como a categoria que mais tem sofrido ocorrências de violências nos conflitos por terra. Em 2022 eles seguiram em evidência. Do total de ocorrências registradas, 28% envolveram povos indígenas [...]”
CPT, Release. Dados de conflitos no campo em 2022 evidenciam violações contra indígenas, Amazônia sob ataque, agrotóxicos como arma química, aumento de pistolagem e trabalho escravo. Disponível em: https://www.cptnacional.org.br/downlods?task=download.send&id=14288&catid=95 &m=0.
Com base no texto, julgue as assertivas a seguir como falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) O aumento da violência contra os povos indígenas ocorreu durante o governo Bolsonaro, apesar de sua política de proteção dos territórios indígenas e de valorização da agricultura familiar.
( ) A expansão da fronteira do agronegócio sobre os territórios indígenas é apontada como uma das principais causas do aumento da violência no campo, associada à grilagem e ao garimpo ilegal.
( ) A violência contra os povos indígenas aumentou em função da convergência de diversas frentes de ataque, como fazendeiros, empresários, grileiros e o próprio o Governo Federal, com sua política de valorização do agronegócio e o avanço predatório sobre a Amazônia.
( ) O aumento da violência contra os povos indígenas ocorreu unicamente em razão de disputas territoriais entre os próprios indígenas, a fim de aumentar seus territórios e entregá-los aos grileiros de terras.
Está correta, de cima para baixo, a sequência
Questão 33 14645179
UECE 1ª Fase 2025/2Leia com atenção a passagem a seguir.
“Moradores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, sofrem com transtornos das fortes chuvas ocorridas durante a madrugada desta terça-feira (21/1). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve chuva de 120 milímetros no município. No bairro Lagoa Seca, um dos mais afetados, a água subiu mais de um metro de altura, deixando carros submersos. A lagoa da região transbordou, alagando dezenas de casas e estabelecimentos comerciais da região. O trânsito foi interditado. População disse que, toda vez que chove, a lagoa transborda e invade a Avenida Plácido Aderaldo Castelo. Na Avenida Padre Cícero, em poucos minutos de chuva, a água transformou a via em um rio. Alguns carros apresentaram problemas mecânicos e, para seguir caminho, alguns motociclistas utilizam a ciclovia.
Redação G1 CE. Carro fica submerso após forte chuva em Juazeiro do Norte. G1, 21 jan. 2025.
Com base no texto, assinale a alternativa correta.
Questão 28 14589514
Campo Real Medicina 2025Sobre a modernização do setor agropecuário do Brasil, é correto afirmar:
Questão 26 14589507
Campo Real Medicina 2025Leia o seguinte caso:
Viver em uma casa de madeira fina, sem estrutura, sem planejamento de engenharia e com telhados de zinco expõe diretamente às intempéries. Quem reside em áreas fragilmente aterradas, beira de rio, encostas e áreas de risco de modo geral vive cotidianamente com essa exposição. Se o terreno não é seguro e a estrutura construída sobre ele também não é, o risco é estabelecido. Chuva e vento podem devastar estruturas frágeis. Deslizamentos de terra podem devastar habitações em encostas de morro.
Disponível em: https://www.brasildefators.com.br/2024/05/20/cidades-e-racismo-ambiental-perspectivas-da-tragedia-socioclimatica-no-rio-grande-do-sul.
Considerando as informações apresentadas sobre as relações entre vulnerabilidade social, moradia e risco ambiental, assinale a alternativa correta.
Questão 4 14583150
Unioeste 2° Etapa Tarde 2025Segundo a Nota Técnica do mapeamento da Vegetação Urbana no Brasil, disponibilizada pelo MAPBIOMAS em julho de 2024, 6,9% das áreas urbanas no Brasil são cobertas por vegetação.
Sobre a vegetação urbana, assinale a alternativa CORRETA.
Questão 24 14562288
UEA-Específico Humanas 2025A lógica aplicada para o fornecimento de energia elétrica em outras regiões do Brasil é inadequada para a Amazônia. As matrizes energéticas ambientalmente corretas devem ser as principais alternativas de geração de energia elétrica para comunidades e regiões excluídas eletricamente no Amazo nas, sejam pelas dificuldades físicas ou geográficas. As energias renováveis podem contribuir para sanar o apagão histórico vivenciado por populações tradicionais em pleno século XXI; na região amazônica, há o predomínio da matriz energética baseada no diesel.
(www.wwf.org.br, 20.03.2024. Adaptado.)
Com base no excerto, uma opção para sanar as dificuldades na geração de energia elétrica e também atender aos interesses ambientais na Amazônia brasileira é
Pastas
06